acessibilidade

Início do conteúdo da página

O Núcleo


Logo NEAB.jpg

Em 03 de Agosto de 2007, através da Resolução N° 89, O Conselho Universitário da UFGD criou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB . Este órgão se propõe a atuar nas áreas de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à diversidade etnicorracial, políticas públicas de combate à discriminação e ao racismo, produção de materiais, eventos, encontros e seminários para implementação da Lei 11.645/08,  que dispõe sobre o ensino da História da África e História da Cultura afro-brasileira e história Indígena.

Dentro de suas finalidades, o NEAB sensibiliza acerca das diretrizes e bases da educação nacional quanto à temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; estimula e apoia projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para as temáticas etnicorraciais, especialmente, em Mato Grosso do Sul; incentiva a criação de programa institucional de formação continuada para acadêmicos, servidores e sociedade civil, em relação à temática afrobrasileira e ainda promove seminários e fóruns de discussão entre professores da Universidade, das demais instâncias de ensino e Instituições de Ensino Superior - IES em busca da formação de uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade.

 

Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Cristina Ferreira Carvalho - FAED/UFGD

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Márcio Roberto Oliveira - FACET/UFGD

Secretário: Juliano Antunes Espindola

Estagiário/a:
Daniel Demetrio da Silva Bento
Beatriz Dos Santos

Membros do Conselho Gestor

Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques - FAED/UFGD; Prof. Dr. Márcio Roberto Oliveira - FACET/UFGD; Profa. Dra. Claucia Honorato da Silva - FCA; Prof. Dr. Antônio Carlos Vaz Lopes - FACE/UFGD; Leandro de Souza Silva - Representante Discente; Cíntia Santos Diallo  -Representante da Sociedade Civil; Aline Anjos da Rosa - COGRAD/UFGD - Representante dos Técnicos Administrativos.

Membros do NEAB

Bruna Menegassi

Bruna Menegassi é doutora e mestre em Ciências pelo Programa Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). É graduada em nutrição pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou mestrado-sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA). Atuou como docente EAD no Instituto Sul Americano de Pesquisa e Desenvolvimento em convênio com a Universidad de Morón (UM) e como professora colaboradora do departamento de nutrição da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO-PR). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS). Atua nas seguintes áreas: Alimentação e Nutrição, Alimentos, Alimentação Coletiva, Práticas Alimentares, Pesquisa Qualitativa.  
 

Liana Amin

Liana Amin Lima da Silva é professora de Direitos Humanos e Fronteiras da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIRI) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH/ UFGD). Pós-doutoranda em Direito e Doutora em Direito Socioambiental (PUCPR), com estágio de doutorado na Universidad Nacional de Colombia (UNAL, Bogotá), desenvolveu pesquisa sobre a Convenção 169 da OIT e o direito de consulta e consentimento livre prévio e informado na América Latina. Mestre em Direito Ambiental (UEA). Foi professora colaboradora da Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável - turmas Baniwa, Tukano, Yegatu e Yanomami (UFAM); Vice-presidente do Centro de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (CEPEDIS). Desenvolve Pesquisa nas áreas de:  Direitos Humanos, Direitos Étnicos na América Latina, Direito Socioambiental, Antropologia Jurídica, Teoria Crítica do Direito, com ênfase em: teoria e práxis decolonial, interculturalidade e relações étnico-raciais.  Coordena o Projeto de Pesquisa (CNPq) "Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta Prévia, Livre e Informada: Direitos territoriais, autodeterminação e jusdiversidade". Coordenou e é coautora do livro: Protocolos de consulta prévia e o direito à livre determinação (Fundação Rosa Luxemburgo, 2019);  Coautora dos livros: Ensaios sobre Racismos (Ocareté/ Balão Editorial, 2019); Direitos territoriais quilombolas: além do marco temporal (Puc-Goiás, 2016); entre outros. 
 

 
Simone Ceccon
Simone Ceccon é formada em Ciências Biológicas Lic. e Bach., é mestre em Educação para as Ciências. Trabalha com Educação Ambiental seguindo a corrente holística, que abrange além da questão ambiental, a Social, a econômica e a política


Facebook: https://www.facebook.com/ufgdneab/

Site de Eventos: https://dialogosinterculturais.wordpress.com/



CONTATO
Rua Melvin Jones, 940, Jardim América. CEP: 79.803-010 - Dourados-MS
Fone: (67) 3410-2654 / 2751 - Secretário: Juliano Alves Espindola 
E-mail: neab@ufgd.edu.br 
Horário de Atendimento: 07h às 11h – 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira 


CONTATO

Rua Melvin Jones, 940, Jardim América. CEP: 79.803-010  - Dourados-MS
(67) 3410-2654 / 2751 - Secretário: Juliano Antunes Espindola 
​Horário de Atendimento: 7h às 11h – 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira
neab@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página