acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 30/05/2021



II EDIÇÃO DE DIáLOGOS NEAB/UFGD/2021
 
    O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados - NEAB/UFGD, realizará em 2021, a II edição da atividade de Extensão DIáLOGOS NEAB/UFGD, o ciclo de conferências/debates pretende evidenciar, ao longo de três meses, temas centrais da contemporaneidade, no campo das relações étnico-raciais, dos estudos antiracistas e (des) coloniais e suas interseccionalidade (desigualdades: econômicas, de gêneros e sexualidades, geracionais, origens, dentre outras).
    É premente a necessidade de construir diálogos insurgentes, sobretudo, em tempos sombrios, agravados pela pandemia coronavírus-Covid19, e, em seu interior, acentuam as injustiças produzidas pelas estruturas hierarquias raciais desiguais, o apartheid social, as crises identitárias, as conflitualidades, a necropolitica como lógicas da racionalidade do Estado moderno, centrada na ideia do uso da violência como mediação de conflitos. 
    No entanto, objetiva caminhar de mãos dadas com uma pedagogia da esperança, protagonizadas por aqueles/as que lutam por uma nova condição de (re) existência e resistências, que constroem/sonham com outros mundos possíveis repletos de solidariedade, equidade, igualdade, justiça social, cognitiva e sexual.
    Assim, a I Sessão “Ações Afirmativas: NEAB/UFGD avanços e desafios” - inscreve-se no contexto dos movimentos de lutas pela igualdade racial, debatendo na possibilidade, ou não, da ampliação ou superação da justiça racial; e o papel dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro no âmbito educacional. 
    Na II Sessão: “Branquitude e Negritude: Olhares enviesados” - enfatizará as noções de branquitude e negritude, nas diversas construções de imagens, interações delas decorrentes, impactadas pela estranha simbiose nascida do projeto colonial colonizador-colonizados (as), ainda presente nas sociedades contemporâneas.     
    Na III Sessão, “Linguagens, artes e saberes” - o desafio fundamental é identifica nas artes e saberes construídos pelos grupos racializados, as experiências que lhes permitem desafiar a razão colonial, recriando outras estéticas-política nascidas do corpo lúdico, da memória ancestral repleta de afetos, emoções, movimentos, linguagens, incorporados nos modos de ser e existir. 
    A IV Sessão - “Feminismos múltiplos: contextos e saberes” - a preocupação central é evidenciar outras geografias, epistemologias, que indiquem os modos se ser-mulher, numa ecologia de conhecimentos produzidas e alimentadas por todas as pessoas que se auto-representam como mulheres, fugindo aos padrões binários heteronormativos, biologizantes, ao racismo por vezes presente no interior das lutas feministas das mulheres.
    A IV Sessão - “Feminismos múltiplos: contextos e saberes” - a preocupação central é evidenciar outras geografias e epistemologias feministas, a partir de uma ecologia de conhecimentos produzidas e alimentadas por todas as pessoas que se auto representam como mulheres, fugindo aos padrões binários heteronormativos, biologizantes e racistas, por vezes, presente no interior das lutas feministas das mulheres.  Pretende-se ainda, identificar as resistências, resiliências por elas produzidas ante as lógicas do sistema patriarcal/colonial.
    Por fim, a V Sessão - “Violências e População Negra” - espaço aberto de debates, procurará pensar as múltiplas violências a que tem estado sujeitadas a população negra. Dedica-se a questionar a violência policial, infanticídio negro pelo Estado, a produção sistêmica do extermínio da juventude negra, feminicídio das mulheres negras, encarceramento. A compreensão o impacto das violências: difusa, direta, estrutural, simbólica, nas vidas das mulheres e homens racializadas são centrais nesta sessão.
 
TRANSMISSÕES: Todas as sessões serão transmitidas ao vivo através do canal do NEAB/UFGD no YouTube e página do Núcleo no Facebook:

https://www.youtube.com/channel/UCWz-nB4YncIIyweSl2AYlIw

https://www.facebook.com/ufgdneab
 
SESSÃO I
















 
Comissão Organizadora
Prof.ª Dr.ª Cláudia Cristina Ferreira Carvalho – Coordenadora do NEAB
Felipe de Almeida Borges - Secretário NEAB
Luci Ana Lima Souza - NAC/FACALE (Arte)
Jean Willian de Souza (CEPEGRE/UEMS)

Parceiros:
ABPN- Associação Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as); CES/UC-Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGANT/UFGD e Núcleo de Artes Cênicas da FACALE/UFGD.



 


CONTATO

Unida   Unidade II da UFGD - Centro de Convivência
                Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - CEP: 79.804-970
                Telefone: (67) 3410-2654 / 2751
                E-mail: neab@ufgd.edu.br
                Horário de Atendimento:  de segunda-feira a sexta-feira
                08h às 11h - 13h às 17h - 18h às 21h
Fim do conteúdo da página