acessibilidade

Início do conteúdo da página

Nesta área estão reunidos links de páginas oficiais que contêm dados importantes sobre diversos aspectos da pandemia de covid-19 e seus reflexos regionais e nacionais. Além disso, dicas e orientações sobre prevenção, identificação de sintomas e telefones úteis estão disponíveis aqui.

Páginas oficiais:

 

Ministério da Saúde - portal do Ministério da Saúde, órgão máximo de saúde no Brasil, vinculado ao Governo Federal. Neste link estão as notícias oficiais, atualizadas, sobre a situação da pandemia em todo o País, assim como informações sobre as medidas tomadas pelo Ministério. Também estão acessíveis os canais de comunicação do órgão, como a Web Rádio Saúde, que divulga conteúdos importantes sobre os diversos aspectos da pandemia.
 

Coronavírus - site especial do Ministério da Saúde que reúne tudo o que tem sido emitido pelo Governo Federal sobre a covid-19. Na página é possível encontrar todo o material da campanha elaborada pela pasta, além de atualizações, boletins, dicas de prevenção, protocolos, documentos, material audiovisual, enfim, tudo o que o Ministério vem produzindo para o combate à pandemia.
 

Governo do Estado de MS - portal do governo estadual. Contém notícias atualizadas sobre todos as aspectos da pandemia e seus reflexos no Estado, além de links para os diversos canais de comunicação do órgão.
 
 
Alerta Coronavírus - página do Governo do Estado que reúne informações atualizadas sobre a pandemia em Mato Grosso do Sul e toda a documentação  /legislação oficial que vem sendo emitida pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e pelo próprio Governo do Estado sobre o coronavírus. Na página também é publicado diariamente o Boletim Coronavírus Covid-19 com a situação dos casos em Mato Grosso do Sul.
 
 
Prefeitura de Dourados - portal da Prefeitura de Dourados. Contém notícias atualizadas sobre os impactos da pandemia na administração municipal e as medidas que vêm sendo tomadas pela prefeitura para impedir o avanço da doença.
 
 
Facebook oficial da Prefeitura de Dourados - a página oficial da Prefeitura de Dourados no Facebook tem realizado transmissões em tempo real das entrevistas coletivas organizadas pelo município, além da publicação vídeos de esclarecimento e orientação e notícias importantes. Na página também é feita a divulgação diária do Boletim Covid-19 com informações sobre os casos da doença em Dourados.


Ministério da Educação - portal do Ministério da Educação, onde são atualizadas as informações sobre as deliberações do órgão máximo da educação brasileira acerca da relação entre a pandemia de covid-19 e as rotinas educacionais do País. Neste link, é possível acompanhar notícias, consultar documentos, verificar a prorrogação ou a suspensão de programas e projetos e outros materiais importantes.
Contatos úteis:
 
Disk Covid Dourados - (67) 98468-8259 / 98468-8386
 
Whatsapp do Ministério da Saúde para combate às Fake News: (61) 99289-4640
 
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Mato Grosso do Sul - (67) 98477-3435

Telefone do Corpo de Bombeiros para tirar dúvidas sobre a covid-19 - (67) 33116262
 
Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Mato Grosso do Sul - (67) 3345-1303
 


Medidas de prevenção:
 

As seguintes medidas de prevenção são de vital relevância contra a transmissão da covid-19: 

1 – Lavar as mãos com água e sabão e, sempre que possível, use álcool gel 70%;

2 – Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;

3 – Evitar aglomerações se estiver doente;

4 – Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, garrafas;

5 – Manter os ambientes bem ventilados;

6 – Não tocar a região dos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos;

7 – Manter-se hidratado;

8 – Realizar o isolamento domiciliar preventivo, de cinco dias corridos, caso esteja vindo do exterior;

9 – Evitar contato direto da boca com as torneiras de bebedouros;

10 – Manter a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Orientar a busca por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

11 – Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). 

 

corona

 

 

Onde obter mais informações?

Para ampla divulgação das informações atualizadas, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com notas oficiais, informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Outras informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) estão disponíveis em sites oficiais dos órgãos competentes:

Organização Mundial de Saúde

Organização Pan-Americana Saúde

Centro de Controle de Doenças (CDC)
 

 


Fim do conteúdo da página