acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 07/12/2023

As quatro Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação são relativamente interdependentes, embora sejam individualmente caracterizadas, pois têm como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, ainda que de diferentes perspectivas e óticas teóricas, e também um propósito comum: formar pesquisadores para a área.

História da Educação, Memória e Sociedade 

         A linha volta-se para os estudos da educação escolar e não-escolar na perspectiva histórica, discutindo questões teóricas, metodológicas e epistemológicas, bem como questões ligadas/relacionadas às fontes, métodos e abordagens da relação história e educação. Eixos temáticos da linha: história da educação e das idéias pedagógicas; instituições escolares; história da criança e da educação infantil; relações entre história e memória na formação e na profissão docente; preservação e a valorização de documentais sobre as instituições escolares no estado de MS.
Professores da Linha:
Alessandra Cristina Furtado
Eurize Caldas Pessanha
Giovani Ferreira Bezerra
Kênia Hilda Moreira
Magda Carmelita Sarat Oliveira
Míria Izabel Campos
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
 
 

Políticas e Gestão da Educação

         A linha realiza estudos, pesquisas, ensino e extensão sobre o Estado (em sentido amplo) no contexto contemporâneo e sua atuação na área da educação, contemplando instituições, organizações, atores, processos, mecanismos, estratégias e instrumentos, com especial atenção às políticas públicas e à administração/gestão da educação básica municipal e educação superior no Brasil e no contexto do Mercosul. Busca compreender e explicar a relação entre Estado, sociedade e educação e gerar conhecimentos na área, mediante enfoque teórico-metodológico, epistemológico, político, administrativo e pedagógico de seus eixos temáticos. Eixos temáticos da linha: educação e ensino no município; educação superior no estado de MS e no contexto do Mercosul; políticas e gestão públicas na perspectiva da inclusão na educação básica e superior; gestão escolar.
Professores da Linha:
Andréia Vicência Vitor Alves
Fabio Perboni
Giselle Cristina Martins Real
Kellcia Rezende Souza
Maria Alice de Miranda Aranda
 

Educação e diversidade

         A linha aborda aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos e pedagógicos da diferença e diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos de exclusão/inclusão. Analisa tendências teóricas e perspectivas de inclusão sócio-educacional em contextos escolares e não-escolares, em diferentes níveis de ensino. Discute temáticas relacionadas à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial e educação especial, tecnologia da informação e comunicação, formação de profissionais da educação. Eixos temáticos da linha: educação e diversidade; educação e inclusão; educação especial. 
Professores da Linha:
Aline Maira da Silva
Andressa Santos Rebelo
Eugenia Portela de Siqueira Marques
Morgana de Fátima Agostini Martins
Reinaldo dos Santos
Washington Cesar Shoiti Nozu

Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas

A Linha contempla pesquisas voltadas para o campo da formação de professores e das práticas educativas, no que diz respeito à educação escolar e não escolar nos seus aspectos históricos, políticos, epistemológicos, teórico-práticos, éticos e metodológicos. Eixos temáticos da linha: Processos formativos; Formação inicial e continuada de professores; Formação de professores para a diversidade; Formação de professores e alfabetização/letramento; Currículo e Formação de Professores; Formação de Professores e Práticas Educativas.
Professores da Linha:
Andréia Nunes Militão
Cássia Cristina Furlan
Marta Coelho Castro Troquez
Thaise da Silva

 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2120
spgfaed@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página