acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 14/06/2022


Estrutura curricular (incluindo ementas)
 

Disciplina Curso(s) (Carga Horária) Créditos Nível Ementa
Análise E Avaliação de Políticas Públicas de Educação Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
Abordagens teórico-metodológicas da análise e avaliação de políticas públicas, suas ferramentas, limites e possibilidades, com especial atenção aos enfoques da política educacional.
Atividades Supervisionadas de Doutorado Educação (150 hs) 10 Doutorado Não se aplica
Atividades Supervisionadas de Mestrado Educação (75 hs) 5 Mestrado As Atividades Supervisionadas visam enriquecer e diversificar a estrutura curricular do Mestrado em Educação, propiciando aproveitamento de conhecimentos e práticas de caráter técnico-científico vivenciadas pelo mestrando, que orientem-se para a atividade-fim do curso.
Avaliação e Monitoramento da Educação Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Enfoque teórico-metodológico, político-administrativo e pedagógico da avaliação e monitoramento educacionais, com especial atenção à avaliação em larga escala, avaliação de sistemas e avaliação institucional. Análise crítica de práticas e usos da avaliação e das abordagens do tema na pesquisa educacional.
Docência no Ensino Superior Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Saberes, pensamento, identidade e formação de professores. Docência e construção do conhecimento profissional: as diferentes teorias. Tendências de formação e políticas de currículo. Teorias do conhecimento e decorrências didáticas. Organização, desenvolvimento e avaliação do trabalho pedagógico no ensino superior.
Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas  Educação (60 hs) 4 Mestrado
Doutorado
Caracteriza a formação docente no Brasil, entendida como campo do conhecimento da pesquisa em Educação. Aborda as tendências investigativas sobre a formação de professores para a Educação, destacando os principais modelos de formação de professores na sociedade contemporânea, as políticas educacionais que estruturam esse processo abrangendo as mudanças na educação e seus rebatimentos para a formação docente, o lócus da formação docente, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores, bem como os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a formação de professores na contemporaneidade, procurando refletir sobre as atuais tendências de formação de professores, a partir do exame de seus pressupostos epistemológicos e seus métodos.
Educação e Paradigmas do Conhecimento I Educação (75 hs)
Educação (75 hs)
5 Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe uma reflexão sobre paradigmas do conhecimento e sua relação com a Educação. Analisa os fundamentos epistemológicos da dinâmica de construção, legitimação e difusão do conhecimento científico. Focaliza diferentes concepções relacionadas à história, natureza, sociedade e ao alcance dos processos de integração inter e transdisciplinar no campo das ciências humanas e sociais, sobretudo da Filosofia e da teoria do conhecimento. Busca fornecer subsídios para a maturação progressiva dos projetos de dissertação dos mestrandos e doutorandos.
Educação e Paradigmas do Conhecimento II Educação (75 hs) 5 Doutorado A disciplina propõe um aprofundamento para os doutorandos da reflexão sobre conhecimento e Educação. Analisa as matrizes cognitivas contemporâneas e suas implicações educacionais, sobretudo de correntes e autores contemporâneos cujas reflexões teóricas deram uma contribuição importante para pensar a relação indivíduo-sociedade-natureza e educação. Busca fornecer subsídios para a fundamentação teórica e diálogo metodológico com projetos de tese dos doutorandos, por meio do debate sobre autores contemporâneos, sobretudo da sociologia e teoria do conhecimento.
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação Educação (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe uma reflexão sobre a relação entre educação e tecnologias da informação e comunicação. Analisa aspectos teórico-conceituais do papel das TIC na sociedade contemporânea e seus impactos sobre os processos educacionais, numa perspectiva interdisciplinar. Aborda temáticas como economia política da comunicação e cultura, redes de informação e comunicação, sociedade do conhecimento e inclusão digital.
Educação Especial e Inclusão EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
A disciplina aborda os aspectos epistemológicos, filosóficos, históricos e sócio-culturais do movimento de inclusão e as relações que permeiam o cotidiano escolar e fundamentam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Analisa as práticas pedagógicas no contexto escolar, o atendimento educacional especializado, a formação dos profissionais da educação e a constituição da rede de apoio à inclusão educacional.
Educação, Identidade e Diversidade EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
A disciplina propõe reflexões sobre a relação entre educação, identidade e diversidade. Analisa os conceitos de identidade e de diversidade à luz das principais perspectivas teóricas da área. Discute temas relativos à diversidade social, cultural, ideológica e étnico-racial no contexto dos processos educativos.
Elaboração da Dissertação EDUCAÇÃO (480 hs) 32 Mestrado A defesa de dissertação é a fase final do Curso e somente poderá ser requerida pelo Orientador à Coordenadoria do Programa após o aluno ter cumprido as seguintes exigências: I. Ter sido aprovado no exame de língua estrangeira; II. Ter cumprido todos os créditos obrigatórios em disciplinas e atividades; III. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação; IV. Ter depositado na secretaria do Mestrado os exemplares da dissertação. A defesa da dissertação será pública e se fará perante uma Comissão Examinadora composta de 02 (dois) examinadores portadores do grau de Doutor ou equivalente, sendo um do Programa e o outro externo, indicados pela Coordenadoria do Programa, além de, obrigatoriamente, o professor orientador, ou, em caso excepcionais, seu representante, que presidirá a Comissão. Será considerado aprovado ou reprovado na defesa da dissertação o aluno de acordo com o julgamento dos membros da Comissão Examinadora, sem que seja atribuído conceito.
Elaboração da Tese Educação (750 hs) 50 Doutorado Não se aplica
Estado e Políticas Públicas de Educação Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
Enfoque teórico e histórico da relação entre Estado, governo, sociedade e educação expressa em políticas públicas sociais, especialmente a política educacional e suas implicações para sistemas, redes e unidades educacionais, contemplando instituições, organizações, processos, mediações e instrumentos na perspectiva de relações entre o internacional, o nacional o regional e o local.
Estudos em Gestão Educacional Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
Abordagens e referenciais teóricos da gestão educacional, organização dos sistemas de educação básica no Brasil: modalidades, financiamento, qualidade, democratização e responsividade das esferas públicas no processo de descentralização. As reformas educacionais e seus impactos no planejamento, no currículo e na gestão educacional.
Estágio de Docência de Doutorado Educação (75 hs) 5 Doutorado Não se aplica
Estágio de Docência de Mestrado EDUCAÇÃO (30 hs) 2 Mestrado O Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os alunos matriculados no PPGEdu, bolsistas ou não e deverá ser cumprido antes do exame de qualificação, preferencialmente a partir do segundo semestre do curso. Será considerado Estágio de Docência a participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático e auxílio na orientação de Iniciação Científica. As atividades do Estágio de Docência deverão ser realizadas no âmbito da UFGD. A carga horária total que caberá ao estagiário docente deverá ser de 30 horas (2 créditos). O Estágio de Docência deverá ser realizado em período de, no máximo um semestre letivo. No mínimo 50% (cinquenta por cento) da carga horária a ser cumprida pelo estagiário deverá ser realizada em atividades de ensino em cursos de graduação. Nenhuma disciplina da graduação poderá ter mais de 30% de sua carga horária com a atuação de estagiários docentes. Poderá atuar, simultaneamente, mais de um estagiário em cada disciplina, desde que carga horária total de atuação não ultrapasse 30% da carga horária da disciplina. A participação de alunos de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada. As atividades do Estágio de Docência serão desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento efetivo do orientador e do professor responsável pela disciplina, quando forem diferentes, das coordenações de programas de pós-graduação e coordenações de cursos de graduação, ouvido o estagiário. Caberá ao orientador, juntamente com o professor responsável pela disciplina, avaliar o processo de trabalho docente do estagiário.
Formação de Professores para a Diversidade Educação (60 hs) 4 Mestrado
Doutorado
Trata da formação de professores para o contexto da diversidade cultural, abordando os processos de multiculturalismo, interculturalidade, alteridade, formação identitária e historicidade dos sujeitos. Pretende a superação das fronteiras das disciplinas, dos saberes e dos fazeres educacionais em uma dimensão cognitiva, social, política, ética e estética da formação e da prática de professores. Discute currículos, materiais, ações e pressupostos balizadores do fazer docente.
Historiografia da Educação Brasileira Educação (60 hs) EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Doutorado
Mestrado
Debater a escrita da história da educação no Brasil, examinando as tendências históricas e atuais desse campo do conhecimento, com o objetivo de subsidiar novas pesquisas e abordagens.
História da Educação e Cultura Escolar EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Discutir as questões teórico-metodológicas da História Cultural. Abordar a influência da Nova História Cultural na História da Educação. Debater questões conceituais, metodológicas e possibilidades de pesquisa acerca da cultura escolar, bem como a relação entre escola, cultura e sociedade. Discutir a cultura escolar na história da educação no Brasil.
História da Educação, Memória e Sociedade EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
A instituição escolar nos diversos momentos/espaços do Brasil, tendo a história como ferramenta e incorporando as diversas discussões sobre o registro da presença dos diversos atores sociais, suas "vozes", e suas relações com a educação. A intersecção entre memória e história. Os documentos do arquivo. "Lugares da memória". Os arquivos escolares Contribuições teóricometodológicas da pesquisa em História Cultural, História Oral e Tecnologias para o registro da Memória Educacional.
História da Infância e da Educação Infantil Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
As diferentes concepções de infância e da história da criança em perspectiva social, cultural, antropológica e pedagógica, bem como o processo de construção da história do atendimento à criança, atualmente nomeada como Educação Infantil, analisando aspectos como: suas origens, seus objetivos, suas funções, suas concepções e suas práticas pedagógicas concebidas nos espaços das instituições.
História Oral e Educação EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Fundamentos de História Oral. Técnicas de História Oral aplicadas à Pesquisa em Educação, Memória, Relatos e História de Instituições Escolares. O trabalho com depoimentos, identidade e biografia de educadores. História oral, cultura e práticas escolares.
Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Educação Educação (60 hs 4 Mestrado
Doutorado
Uso de software para análise estatística. Criação e estruturação de banco de dados de pesquisa. Tipo de Variáveis. Uso de gráficos e tabelas. Limites e possibilidades dos métodos quantitativos na pesquisa em educação. Estatística descritiva. Introdução à estatística inferencial.
Metodologia de Pesquisa em Estudos Culturais EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Aborda perspectivas teóricas pertinentes aos estudos da cultura ocidental e não ocidental e suas relações com a questão sócio-educacional, focalizando a antropologia no contexto da educação: as diferenças culturais, a análise etnográfica relativa aos temas, métodos, linguagens, símbolos e produção cultural em outras culturas.
Metodologias da Pesquisa em Educação Educação (75 hs) 5 Doutorado Metodologias de pesquisa: pesquisa documental; técnicas de coleta e análise de dados; pesquisa e informática; questionários, entrevistas, grupo focal; observação, estudo de caso e intervenção; pesquisa bibliográfica e disseminação de resultados. A educação como objeto de pesquisa. Projetos e planejamento de pesquisa interdisciplinar, interinstitucional e em equipe.
Pesquisa Educacional Educação (75 hs)
EDUCAÇÃO (75 hs)
5 Doutorado
Mestrado
Trajetória e tendências da pesquisa em educação no Brasil. Abordagens qualitativas: fundamentos, estratégias, práticas, tensões e transformações. A abordagem quanti-qualitativa. Análise de relatos de pesquisa.
Pesquisa em Arquivos e Fontes Escolares Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
Abordar a História da Educação, enfatizando objetos, fontes e arquivos. Debater sobre fontes e documentos. Discutir os aspectos teóricos e metodológicos de análise das Fontes Impressas, Iconográficas, Manuscritas e Orais.
Políticas Públicas de Inclusão EDUCAÇÃO (60 hs)
Educação (60 hs)
4 Mestrado
Doutorado
Referenciais teóricos e tendências internacionais e nacionais no processo de elaboração e implementação das políticas públicas afirmativas e da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob o ângulo das relações entre Estado, democracia, desigualdades/exclusão social e gestão dos sistemas de ensino da educação básica ao ensino superior. Planos e programas para o atendimento educacional especializado.
Seminário de Pesquisa em Educação e Diversidade EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Mestrado Aborda os fundamentos e tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação e diversidade. Busca conhecer os diferentes métodos e os procedimentos de coleta e análise de dados, de forma que permitam reflexões para a organização e elaboração dos projetos de pesquisa. Analisa os projetos de pesquisa de acordo com os delineamentos metodológicos pertinentes às temáticas: estudo etnográfico, microssociologia, grupo focal, análise microgenética, arqueologia, análise do discurso, análise do conteúdo, estudo documental, estudo de caso, observação participante e pesquisa ação.
Seminário de Tese em Educação I Educação (75 hs) 5 Doutorado A investigação no processo de doutoramento considerando diferentes abordagens teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Seminários/debates sobre os projetos discentes.
Seminário de Tese Em Educação II Educação (75 hs) 5 Doutorado A investigação no processo de doutoramento considerando diferentes abordagens teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento do plano de tese. Seminários/debates sobre o relatório de qualificação do doutoramento.
Seminários de Pesquisa em História Da Educação EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Mestrado A investigação em História da Educação, Métodos e abordagens de pesquisa. Coordenadas teórico-metodológicas para a definição, elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa. Seminários/debates sobre os projetos de pesquisa dos alunos.
Seminários de Pesquisa em Política e Gestão da Educação EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Mestrado Socialização do processo de construção dos objetos de pesquisa dos pós-graduandos. Subsídios à elaboração de seus planos de trabalho, mediante discussão do estado do conhecimento em política e gestão da educação, orientações técnicas e avaliação de pertinência e relevância dos temas e abordagens para a linha a que se vincula.
Seminário de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Mestrado Aborda os fundamentos e tendências teórico-metodológicos da pesquisa em educação e formação de professores. Busca conhecer os diferentes métodos e procedimentos de coleta e/ou produção e análise de dados, de forma que possibilite reflexões para a organização e a elaboração dos projetos de pesquisa. Analisa os projetos de pesquisa de acordo com os delineamentos metodológicos pertinentes às temáticas da linha.
Tópicos em Educação e Diversidade I EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2 Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação, inclusão e diversidade.
Tópicos Em Educação e Diversidade II EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2 Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação, inclusão e diversidade.
Tópicos em Educação Inclusiva Educação (60 hs)
EDUCAÇÃO (60 hs)
4 Doutorado
Mestrado
A disciplina propõe estudar tópicos de relevância para a compreensão do processo educacional inclusivo. Aborda temáticas sobre: Educação e Movimentos Sociais, Educação Popular e do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação de pessoas com deficiência, Educação de Jovens e Adultos e Educação para o trabalho. Os tópicos serão selecionados de acordo com os temas de demanda do programa. A ementa é variável a cada oferecimento.
Tópicos em História da Educação, Memória E Sociedade I Educação (30 hs)
EDUCAÇÃO (30 hs)
2 Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área da História da Educação, Memória e Sociedade.
Tópicos em História da Educação, Memória e Sociedade II EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2 Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área da História da Educação, Memória e Sociedade.
Tópicos em Políticas e Gestão da Educação I EDUCAÇÃO (30 hs)
Educação (30 hs)
2 Mestrado
Doutorado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de políticas e gestão da educação.
Tópicos em Políticas e Gestão da Educação II Educação (30 hs)
EDUCAÇÃO (30 hs)
2 Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da Educação em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de políticas e gestão da educação.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas I EDUCAÇÃO (30 hs) 2 Doutorado
Mestrado
Estuda temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da formação de professores em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação e práticas educativa.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas II EDUCAÇÃO (30 hs) 2 Doutorado
Mestrado
Estuda temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca das práticas educativas em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área de educação e formação de professores.
Tópicos em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas EDUCAÇÃO (60 hs) 4 Doutorado
Mestrado
A disciplina se propõe a estudar temas relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca formação de professores as práticas educativas em diversas perspectivas e campos de conhecimento, considerando especialmente, as contribuições na área para a reflexão sobre a formação de professores em interface com várias temáticas como a alfabetização, educação escolar indígena, e temas candentes no contexto escolar.
 




SYLLABUS
Analysis and Evaluation of Public Policies for Education
Theoretical-methodological approaches and evaluation of public policies, tools, limits and possibilities, with special attention to the focus that is given by these educational policies.
 
Master’s Degree Supervised Activities
The objective of the supervised activities is to enrich and diversify the curricular framework of the Master’s degree in Education, making it possible for graduates to use their technical-scientific knowledge and practice in order to accomplish the main activity of the program.
 
Evaluating and Monitoring Education     
Theoretical-methodological, political-administrative and pedagogical aspects of educational monitoring, with special attention to large-scale assessment, system assessment and institutional assessment. Critical analysis of assessment practice and use and of approaches to the theme in educational research.
 
Higher Education Teaching           
This discipline proposes a reflection about the paradigms of knowledge and their relation with Education.  It also aims at analyzing the epistemological fundamentals of the dynamics of construction, legitimacy and diffusion of scientific knowledge. It focuses on different conceptions related to history, nature, society and to the reach of the inter and transdisciplinary processes in the field of human and social sciences, mainly Philosophy and the theory of knowledge. The goal is to help graduates of the Master’s and the doctoral degrees so that they can progressively develop their thesis and dissertation projects.
 
Education and the Paradigms of Knowledge I
This discipline proposes a reflection about the paradigms of knowledge and their relation with Education.  It also aims at analyzing the epistemological fundamentals of the dynamics of construction, legitimacy and diffusion of scientific knowledge. It focuses on different conceptions related to history, nature, society and to the reach of the inter and transdisciplinary processes in the field of human and social sciences, mainly Philosophy and the theory of knowledge. The goal is to help graduates of the Master’s and the doctoral degrees so that they can progressively develop their thesis and dissertation projects.
 
Education and the Paradigms of Knowledge II
The discipline is intended to offer graduates a deeper reflection upon knowledge and Education. It analyzes contemporary cognitive basis and their educational implications, especially those by contemporary currents and authors whose theoretical reflections have contributed to the discussions about the relation between individual-society-nature and education. It aims at providing subsidies for theoretical grounding and also a methodological dialogue between doctoral dissertations, through the debate over contemporary authors, mainly those of sociology and the theory of knowledge.
 
Education and Information and Communication Technology
This discipline proposes a reflection upon the relation between education and information and communication technology. It analyzes the theoretical and conceptual aspects of the role of ICT in contemporary society and its impact on educational processes, in an interdisciplinary perspective. The discipline approaches themes such as the political economy of communication and culture, information and communication networks, the society of knowledge and digital inclusion.
 
Special Education and Inclusion
The discipline approaches the epistemological, philosophical, historical and socio-cultural aspects of the movement of inclusion and the relations which permeate school daily routine and provide fundamentals of special education in the perspective of inclusive education. It analyzes pedagogical practice in the context of schools, specialized educational service, educational background for professionals of the field and the constitution of the support network for educational inclusion.
 
Education, Identity and Diversity
The discipline proposes reflections upon the relation between education, identity and diversity. It analyzes the concepts of identity and diversity in the light of the main theoretical perspectives in the field. Themes such as social, cultural, ideological and ethnic-racial diversity in the context of educational processes are also part of the scope of the course.
 
Elaboration of the Thesis   
The final phase of the course includes the thesis defense which can only be proposed by the graduate’s advisor professor before the Coordination of the Program after the graduate has met the following requirements: I. Pass the foreign language exam; II. Take all mandatory credits of the disciplines and activities; III. Pass the Qualifying Exam; IV. Hand in the thesis samples at the Master’s degree department. The thesis defense shall be public and the Examination Board will be composed by 2 (two) professors who have a doctoral degree or equivalent. One of the professors will be from the Program and the other will be invited from another institution, having been appointed by the Coordination of the Program. Also, the advisor professor or, exceptionally, his representative will be the head of the Board. Graduates will be considered to have passed or failed the thesis defense by the deliberation of the Examination Board and no grades will be given.
 
State and Public Policies for Education
Theoretical and historical studies about the relation between State, government, society and education which is expressed in social public policies, especially educational policies and their implications on educational systems, networks and units. The discipline will focus on institutions, organizations, processes, mediations and instruments in the perspective of the relation between international, national, regional and local levels.
 
Studies on Educational Management
Theoretical approaches and references about educational management, organization of basic education systems in Brazil: modalities, financing, quality, democratization and responsivity of the public spheres in the process of decentralization. Educational reforms and their impacts in planning, curriculum and educational management.
 
Master’s Teaching Internship
The Master’s teaching internship is a mandatory activity for all graduates enrolled in PPGEdu, whether they have scholarships or not, and it must be done before the qualifying exam, preferably from the second semester of the course on. The participation in didactic and pedagogical activities will be considered part of the teaching internship: preparing classes, teaching practical and theoretical classes, participating in assessment processes signed off by the professor in charge, applying or developing pedagogical methods or techniques, carrying out directed studies, seminars, minicourses, elaborating textbooks and assisting professors in undergraduate research advising activities. The teaching internship activities must happen in UFGD. Students must take 30 credit hours of teaching (2 credits). Students must accomplish all teaching internship activities in one class semester at maximum. At least 50% (fifty percent) of the credit hours to be taken by the student must be used in teaching activities for undergraduate courses. No undergraduate course discipline might have more than 30% of its credit hours taught by Master’s student professors. It is possible for more than one Master’s student to teach in each discipline, provided that the credit hours used does not represent more than 30% of the available credit hours of the discipline.  Master’s teaching internship activities will not be paid and will not create employment relationship between the university and the student. Teaching internship activities will be accompanied by and developed under the responsibility of the advisor professor and the professor in charge of the discipline and, when they are different, of the Coordination of the Graduate Programs and the Coordination of the Undergraduate Course, provided the student is heard. The supervised teaching internship will be evaluated by the advisor professor and the professor in charge of the discipline.
 
Historiography of Brazilian Education
Debate over the history of education in Brazil, analyzing historical and current tendencies in this field of knowledge, with the objective of subsidizing new researches and approaches.
 
History of School Education and Culture
Discuss about theoretical and methodological issues related to Cultural History. Approach the influence of New Cultural History in the History of Education. Debate over conceptual and methodological issues and research possibilities regarding school culture, as well as the relation between school, culture and society. Discuss about school culture in the history of education in Brazil.
 
History of Education, Memory and Society
School institutions in several moments/spaces in Brazil, having history as a tool and incorporating various discussions about the registration of the presence of several social actors, their “voices”, and their relationship with education. The intersection between memory and history. File documents. “Places of memory”. School files. Theoretical and methodological contributions of research in Cultural History, Oral History and Technologies for Registering Educational Memories.
 
History of Childhood and Childhood Education
The different conceptions about childhood and the history of children in a social, cultural, anthropological and pedagogical perspective, as well as the construction of the history of children service, currently named as Child Education, analyzing aspects such as: its origins, objectives, functions, conceptions and pedagogical practice which is conceived in institutions.
 
Oral History and Education
Fundamentals of Oral History. Techniques of Oral History applied to Research in Education, Memory, Stories and History of School Institutions. Working with statements, identity and biography of educators. Oral history, culture and school practice.
 
Scientific Method in Cultural Studies
This discipline approaches theoretical perspectives which are relevant to the study of western and non-western culture and its relation with socio-educational issues, focusing on anthropology in the context of education: cultural differences, ethnographic analysis about themes, methods, languages, symbols and cultural production in other cultures.
 
Scientific Method in Education
Scientific method: documentary research; techniques for collecting and analyzing data; research and computing; questionnaires, interviews, focus groups; observation, case study and intervention; bibliographic research and the dissemination of the results. Education as an object of research. Interdisciplinary, interinstitutional and team research project and planning.
 
Educational Research         
History and tendencies of educational research in Brazil. Qualitative approaches: fundamentals, strategies, tensions and transformation. Quantitative and qualitative approaches. Analysis of research reports.
 
Research in School Files and Sources       
This discipline approaches the History of Education, focusing on objects, sources and files. It also promotes debates over sources and documents and the discussion about theoretical and methodological aspects of the analysis of Printed, Iconographic, Handwritten and Oral Sources.
 
Public Policies for Inclusion           
Theoretical references and international and national tendencies in the process of elaboration and implementation of affirmative public policies and special education policies in the perspective of inclusive education considering the relations between State, democracy, inequities/exclusion and the management of the education systems from the basic to the higher education level. Plans and programs for specialized educational service.
 
Research Seminar on Education and Diversity   
This discipline approaches the theoretical and methodological fundamentals and tendencies of research about education and diversity. It aims at teaching about the different methods and procedures of data collection and analysis so that graduates are able to think in order to organize and elaborate research projects. It analyzes research projects according to the methodological outlining which is relevant to the theme: ethnographic study, microsociology, focus group, microgenetic analysis, archeology, discourse analysis, content analysis, documentary study, case study, participant observation and action research.
 
Seminar on Dissertation on Education I
Investigation about the doctoral degree process considering different theoretical and methodological approaches for the definition, elaboration and development of the research project. Seminars/debates about graduates’ projects.
 
Seminar on Dissertation on Education II
Investigation about the doctoral degree process considering different theoretical and methodological orientation for the definition, elaboration and development of the dissertation project. Seminars/debates about the doctoral qualifying report.
 
Research Seminar on the History of Education
Investigation about the History of Education, Research Methods and Approaches. Theoretical and methodological orientation for the definition, elaboration and development of the research project. Seminars/debates about the graduates’ research projects.
 
Research Seminar on Education Policies and Management
Socialization in the process of building research objects for graduates. Subsidies for the elaboration of their work plans after discussions about the state of knowledge upon politics and education management, technical orientations and the evaluation about the relevance of themes and approaches in relation to the chosen line of research.
 
Topics in Education and Diversity I         
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education, inclusion and diversity.
 
Topics in Education and Diversity II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education, inclusion and diversity.
 
Topics in Inclusive Education        
The objective of this discipline is to study relevant topics to the understanding of the inclusive educational process. The themes that will be covered are: Education and Social Movements, Popular and Rural Education, Indigenous School Education, Education for Disabled People, Education for Adults and Education for Work. The topics will be chosen according to the demand of the program. The syllabus may vary each time the discipline is offered.
 
Topics in the History of Education, Memory and Society I
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as the history of education, memory and society.
 
Topics in the History of Education, Memory and Society II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as the history of education, memory and society.
 
Topics in Education Policies and Management I
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education policies and management.
 
Topics in Education Policies and Management II
The objective of this discipline is to study relevant and innovative themes which contribute to the reflection upon Education in several perspectives and fields of knowledge, especially considering contributions as far as education policies and management.
 
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2120
spgfaed@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página