acessibilidade

Início do conteúdo da página

Defesa de projeto de tese (11 de setembro às 8h)


 

 



Como as mudanças nas leis trabalhistas e tributárias afetam os custos invisíveis que movimentam a avicultura e a suinocultura no Conesul de Mato Grosso do Sul?

A avicultura e a suinocultura são pilares econômicos vitais para a região sul de Mato Grosso do Sul, mas manter a competitividade dessas cadeias exige gerenciar muito mais do que insumos e técnicas de manejo. As recentes transformações na legislação trabalhista e tributária trouxeram novos desafios regulatórios e contratuais, impactando diretamente os custos de transação e as dinâmicas de governança entre produtores rurais e agroindústrias.

No próximo dia 11 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD convida a comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais do setor para acompanhar a banca de qualificação de doutorado do pesquisador Juarez Marques Alves.

O trabalho, intitulado "Os Impactos dos Custos de Transação Nas Cadeias da Avicultura e Suinocultura do Conesul de Mato Grosso do Sul Decorrente das Alterações Legais Trabalhistas e Tributárias", conta com a orientação do Prof. Dr. Rafael Martins Noriller. A pesquisa investiga como a evolução do arcabouço legal e fiscal brasileiro alterou as relações contratuais, a eficiência operacional e os custos transacionais dessas duas importantes cadeias produtivas no estado.

Compreender essas transformações é fundamental para orientar decisões estratégicas no campo e na indústria, mitigar riscos jurídicos e impulsionar a sustentabilidade econômica do agronegócio regional. Participe!

📅 Data: 11/09/2026
🕗 Horário: 08h00 (Horário de Mato Grosso do Sul)
📍 Local: Google meet - solicitar participação no email rafael.mnoriller@gmail.com

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Secretaria de Pós Graduação da FACE
Nome responsável:
PPGAgronegócios
Email:
ppgagronegocios@ufgd.edu.br
Telefone:
67 3410-2157