acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 14/03/2024

Os diplomas de graduação obtidos no exterior poderão ser revalidados pela Universidade Federal da Grande Dourados, mediante a existência de curso com mesma área de conhecimento e nível equivalente. Os processos de revalidação são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).
 
Já os processos de reconhecimento são geridos pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa(PROPP). Nestes casos, os diplomas estrangeiros de pós-graduação stricto sensu também devem possuir equivalência com área de conhecimento existente nos programas de pós-graduação da UFGD.
 
Em ambas as situações, para iniciar os trâmites necessários, o requerente deve acessar a Plataforma Carolina Bori, efetuar seu cadastro e submeter a documentação exigida em cada caso, conforme Resolução CNE nº 3, de 22 de junho de 2016 e Portaria Normativa MEC nº 22, de 13 de dezembro de 2016. 
 
Após uma pré-análise documental, em que o Conselho Central de Revalidação/Reconhecimento verifica se todos os documentos exigidos foram submetidos, se estão legíveis e se há curso ou área equivalente na UFGD, será emitida uma GRU para pagamento. Somente após a comprovação e homologação desse pagamento, é que será iniciada a análise, propriamente dita, da documentação do requerente por uma Comissão de Revalidação/Reconhecimento, constituída por professores da área.
 
Atualmente, os valores para revalidação (exceto Medicina) e reconhecimento são de três salários mínimos, conforme Resolução nº 34/2023 do Conselho de Curadores/UFGD.
 
Ressalta-se que a revalidação de diplomas estrangeiros de graduação em Medicina são efetuados por meio do REVALIDA -  avaliação sob responsabilidade do INEP. Somente após a divulgação da lista de candidatos aprovados nesse exame e que selecionaram, no ato da inscrição, esta universidade como instituição para revalidação do diploma, é que se inicia o trâmite na UFGD.

Para mais esclarecimentos, consultar a legislação vigente e/ou encaminhar e-mail para prograd@ufgd.edu.br (revalidação) ou propp.reconhecimento@ufgd.edu.br (reconhecimento).


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!