EDUFGD publica Coletânea Saúde, Espaço e Fronteira(s) em 2020

Lançamentos 2020   Lançamentos 2020   Lançamentos 2020

A coletânea Saúde, Espaço e Fronteira(s), publicada pela Editora da UFGD, é composta por três obras que são fruto de encontros, debates, redes e publicações geradas no evento científico VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, realizado na Universidade Federal da Grande Dourados, pelo Grupo de Pesquisa Saúde, Espaço e Fronteira(s) (GESF).

Os ensaios apresentados na coletânea são resultados das trocas de conhecimento de pesquisadores de três continentes, com destaque para os pesquisadores de universidades brasileiras e latino americanas. As Ciências Humanas e as Ciências da Saúde abordam temas que demandam teorias, metodologias e técnicas de ambas as áreas para melhor compreender a realidade, assim como para responder as demandas de forma mais justa, eficaz e eficiente.

As obras da coletânea Saúde, Espaço e Fronteira(s) estão disponíveis a todos pelo acesso aberto, na forma on-line e também para download, além da tradicional publicação impressa, disponível para venda. Acesse pelo Portal de Livros Abertos da Editora da UFGD (http://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos).

Confira abaixo mais informações sobre as três obras da coletânea:

1. Geografia e saúde: conceitos, teorias e metodologias (Org.: Cláudia Marques Roma, Alexandre Bergamin Vieira, Adeir Archanjo da Mota e Raul Borges Guimarães)

Este livro apresenta a multidisciplinariedade atual presente nos debates que perpassam Geografia e Saúde. Expressa a incorporação de conceitos, teorias e metodologias que avançam nas análises espaciais das situações de saúde e na promoção de políticas públicas em “Geografia e Saúde: conceitos, teorias e metodologias” saúde no Brasil e América Latina, explorando novas fronteiras de pesquisa entre Geografia e Saúde.

2. Fronteiras e saúde: experiências, vivências e possibilidades (Org.: Cláudia Marques Roma, Alexandre Bergamin Vieira e Adeir Archanjo da Mota)

Os textos desta obra perpassam por reflexões acerca das possibilidades de análise de políticas públicas e dos saberes tradicionais e suas práticas em saúde. Assim, propõem “observar a fronteira não apenas como um elemento, uma forma, mas como um processo histórico em movimento, de conflitos e de interações”, abrindo uma necessária reflexão sobre a natureza da fronteira. Este livro trata de saúde e fronteiras.

3. Contextos geográficos, saúde mental e violências: das pessoas ao território e do território às pessoas (Org.: Adeir Archanjo da Mota e Cláudia Marques Roma)

Esta obra demonstra que há em curso, no Brasil, um processo de amadurecimento da abordagem geográfica acerca de temas de grande relevância para a Saúde Pública. Também reforça a crença de que se realiza, no Brasil, o caminho inverso, ou seja, um acúmulo de reflexões a partir das demandas postas pela realidade social à Saúde Coletiva e que exigem o desenvolvimento do pensamento geográfico.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Editora