Perfil para Estudantes Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais
O reconhecimento de estudantes indígenas, quilombolas e de povos e comunidades tradicionais, tanto da graduação quanto da pós-graduação, possibilita a identificação e o enquadramento no PERFIL PROAE. Este perfil é destinado a estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino, visando garantir o acesso aos programas de assistência estudantil e contribuir para sua permanência e conclusão do curso na UFGD.
Identificar, cadastrar e caracterizar os estudantes que se enquadram nesses perfis para possibilitar acesso a ações e políticas de assistência estudantil.
O processo ocorre em fluxo contínuo, por meio de edital publicado no Portal da UFGD, onde são definidos o calendário, o questionário e os documentos exigidos.
Para estudantes indígenas: • Autodeclaração do estudante. • Declaração da comunidade ou da Funai sobre o pertencimento indígena.Para estudantes quilombolas: • Autodeclaração do estudante. • Declaração da comunidade ou da Fundação Cultural Palmares sobre o pertencimento à comunidade quilombola. Para estudantes de povos e comunidades tradicionais: • Autodeclaração do estudante. • Declaração da comunidade ou do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) sobre o pertencimento à comunidade tradicional.
Durante o tempo regulamentar do curso de graduação em que tiver sido primeiramente matriculado(a), podendo para conclusão de curso, ser acrescidos até 2 (dois) semestres.
Em caráter excepcional, para conclusão de curso, poderão ser acrescidos até 4 (quatro) semestres do tempo regulamentar do curso de graduação presencial em que tiver sido primeiramente matriculado(a).