acessibilidade

Início do conteúdo da página

O PPGG, conta, diretamente, com seis laboratórios:

- LGF (Laboratório de Geografia Física / www.lgf.ggf.br )
O laboratório é coordenado pelo professor Charlei Aparecido da Silva tem como professor associado o pesquisador André Geraldo Berezuk. O LGF conta com uma série de equipamentos, tais como, impressoras, bússolas, GPS, estações meteorológicas portáteis, termohigrômetros, anemômetros, termômetros, trados, balança eletrônica e outros que permitem a realização de pesquisas no campo da Geografia Física, em especial, nas áreas de Climatologia, Geomorfologia e Gestão de Recursos Hídricos. As pesquisas desenvolvidas estão atreladas aos projetos da linha de pesquisa Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza e ao Grupo de Pesquisa Sócio-Econômico-Ambiental de Mato Grosso do Sul.

LAPET (Laboratório de Pesquisas Territoriais)
O laboratório coordenado pelo professor Edvaldo César Moretti e tem como professora associada a pesquisadora Lisandra Pereira Lamoso. Nele trabalham alunos da graduação e mestrandos vinculados à linha Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza e aos grupos de pesquisa Território e Ambiente e Sócio-Econômico-Ambiental de Mato Grosso do Sul. O LAPET possui computadores conectados a internet, scanner e impressora, sendo um local adequado à leitura e o fomento de pesquisas.

LAPLAN (Laboratório de Planejamento Regional)
O laboratório é coordenado pelo docente Alexandre Bergamin Vieira e tem como professores associados Adauto de Oliveira Souza, Jones Dari Göettert, Silvana de Abreu e Marcos Leandro Mondardo. Nele são desenvolvidos projetos das duas linhas de pesquisa do PPGG, Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza e Espaço e reprodução social: práticas e representações e dos Grupos de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (PPODER) e Sócio-Econômico-Ambiental de Mato Grosso do Sul. Possui computadores conectados à internet, scanner e impressoras. É também local onde alunos da graduação e pós-graduação realizam suas pesquisas, leituras e estudos.
 
LEUA (Laboratório de Estudos Urbanos e Agrários)
O laboratório é coordenado pela professora Maria José Martinelli Silva Calixto e tem como professores vinculados Márcia Yukari Mizusaki e João Edmilson Fabrini. Nele são desenvolvidas pesquisas da linha de Espaço e Reprodução Social: Práticas e Representações e do Grupo de Estudos sobre Território e Reprodução Social (TERRHA).  Assim como os demais, o LEUA possui computadores conectados à internet, scanner e impressoras e também local apropriado aos estudos, sendo utilizado pelos alunos da graduação em seus projetos de pesquisa, bem como pelos alunos da pós-graduação; local adequado também para discussões pertinentes aos projetos e aos grupos de estudos e pesquisa.

 – LABGEO (Laboratório de Geoprocessamento)
Este laboratório é utilizado para aulas da graduação durante o período noturno e fica disponível, mediante agendamento, para a realização de trabalhos cartográficos e outras necessidades pelos mestrandos e doutorandos do Programa. Ele é equipado com computadores adequados à produção de mapas, atividades em SIGs, geoprocessamento e sensoriamento remoto, todos conectados à internet. O laboratório ainda conta scanners de diversos tamanhos, impressoras, plotters, bússolas e GPS. O laboratório é coordenado atualmente pelo professor Adelson Soares Filho e conta com a participação de um técnico de laboratório, geógrafo, doutorando no Programa. O LABGEO atende às demandas das duas linhas de pesquisa do PPGG e de todos os grupos de pesquisa, principalmente no que tange a produção cartográfica e a espacialização de dados.

- Laboratório de Multimeios Didáticos de Geografia: este laboratório atende ao Curso de Graduação e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e visa dar suporte e apoio aos docentes e discentes do ensino de graduação, pós-graduação e extensão, projetos de pesquisa e extensão, promovendo a mediação entre recursos tecnológicos, materiais didáticos e a prática educativa escolar. É destinado, prioritariamente, a dar suporte aos projetos de pesquisa, extensão, atividades de disciplinas, componentes curriculares do curso e Programas específicos (PIBIC, PIBID, PROLICEN, entre outros) que tenham como objetivo o estudo, a análise e o desenvolvimento de práticas pedagógicas ou que requeiram atividades práticas na formação em Geografia. O Laboratório é equipado com computadores ligados à internet, projetor multimídia, scanner, impressoras e tem estrutura de mobiliário que permite realização de aulas, minicursos, treinamentos e reuniões. 

 – LEG (Laboratório de Ensino em Geografia)
Laboratório onde se desenvolvem estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao ensino e formação de professores de Geografia. Professores vinculados: Flaviana Gasparotti Nunes, coordenadora, Alexandre Bergamin Vieira e Silvana de Abreu, ambos associados. No LEG as pesquisas desenvolvidas possuem aderência à linha de pesquisa Espaço e reprodução social: práticas e representações e relacionam-se aos grupos de pesquisa Sócio-Econômico-Ambiental de Mato Grosso do Sul e Planejamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (PPODER).


CONTATO

Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2270
ppgg@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página