A experiência da atuação através das energias corporais e vocais: Um estudo sobre a abordagem de Arthur Lessac.
Marcelo Saparas
Linguística, Letras e Artes
Metáfora cultural e persuasão.
Leoné Astride Barzotto
Letras
Relações literárias interamericanas: Resistência e trânsitos culturais.
Célia Regina Delácio Fernandes
Letras
Literatura indígena, ensino e outros saberes: Diálogos possíveis.
Paulo Custódio de Oliveira
Letras
Literatura e outras artes.
Flavia Janiaski Vale
Linguística, Letras e Artes
O teatro na proposta para educação infantil de Reggio Emília.
Paulo Bungart Neto
Letras
Testemunhos, autobiografias e autoficções na literatura latino-americana contemporânea.
Bruno Oliveira Maroneze
Ciências Humanas
Subsídios para um dicionário histórico do vocabulário científico em português.
Gregório Foganholi Dantas
Linguística
Do fantástico e seus arredores: Leituras de narrativas fantásticas de língua portuguesa.
Jose Oliveira Parente
Ciências Humanas
O objeto como protagonista: Explorações poético-pedagógicas.
Rosana Budny
Ciências Humanas
Glossário português-inglês de fraseologia zoonímica – criação de um banco de dados.
Cristiane Helena Parré Gonçalves
Linguística
Tessituras discursivas.
Marcelo Saparas
Ciências Humanas
O inglês como língua internacional e franca:Implicações no processo de ensino-aprendizagem.
Flavia Janiaski Vale
Linguística
Montagens cênicas a partir de metodologias de ensino de teatro: Uma abordagem artístico pedagógica.
Ariane Guerra Barros
Linguística
Corpo e(m) performance: Ações no/do cotidiano.
Alexandra Santos Pinheiro
Letras
Violência de gênero na literatura de escritoras latino-americana (2000-2020): Brasil, Paraguai e Argentina.
Edilaine Buin Barbosa
Linguística
Linguagem e transculturalidade em situações de ensino: Escrita/oralidade e formação de professores.
Igor Emanuel de Almeida Schiavo
Letras e Artes
Teatros de rua e comunidades: Olhares sobre os teatros sul-matogrossenses.
Adair Vieira Gonçalves
Linguística, Letras e Artes
O agir do professor na formação inicial e continuada: Gestos profissionais e instrumentos didáticos de mediação na apropriação de gêneros textuais/discursivos.
Marcos Machado Chaves
Linguística
Teatro musical: Relações entre a cena e a educação musical.
Marilze Tavares
Linguística
Diversidade linguística e ensino: Crenças e atitudes de professores e estudantes.
Júnia Cristina Pereira
Linguística
Dramaturgia, lugares de fala e processos de criação.
Leoné Astride Barzotto
Linguística
Saberes decoloniais latino-americanos: Novas epistemologias na literatura contemporânea.
Eliane Aparecida Miqueletti
Linguística
A semiótica discursiva e o ensino.
Sílvia Mara de Melo
Linguística
Análise do discurso midiático-político da contemporaneidade a partir dos estudos discursivos foucaultianos.
Rogério Silva Pereira
Linguística
Fronteiras da literatura brasileira contemporânea II.
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi
Linguística, Letras e Artes
Identidade e representação cultural matogrossulenses: Aspectos de uma semiosfera de literatura e arte.
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi
Linguística, Letras e Artes
Identidades culturais das comunidades tradicionais ribeirinhas do Pantanal.
Thayse Figueira Guimarães
Linguística, Letras e Artes
Repertórios multilíngues e multiletrados em situações de ensino de língua portuguesa.
Adair Vieira Gonçalves
Linguística
Variação dos gêneros de referência em processos seletivos vestibulares.
Marilze Tavares
Linguística
Léxico toponímico em Mato Grosso do Sul: Ampliação de registros, descrições e possibilidades para o ensino.
João Marcos Dadico Sobrinho
Linguística, Letras e Artes
Aspectos performativos e criativos dos jogos de tabuleiro como poética teatral.
Braz Pinto Junior
Linguística, Letras e Artes
Teatro digital: Dramaturgia, performance e interatividade.
CONTATO
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
CURSO DE LETRAS
Secretaria de Graduação: (67) 3410 - 2035 | E-mail: fale.graduacao@ufgd.edu.br
Coordenação do Curso: (67) 3410 - 2037 | E-mail: letras@ufgd.edu.br
Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.
Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.
A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.
O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.
O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.
Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.