acessibilidade

Início do conteúdo da página

Programa de Bolsa Permanência MEC


O Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. O programa oferece o benefício de R$ 900,00 mensais para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial de instituições federais de ensino superior. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no site http://sisbp.mec.gov.br/.

Os alunos dos cursos que funcionam em Pedagogia de Alternância recebem a bolsa apenas nos períodos de aulas presenciais. Assim, os estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e de Pedagogia do Campo  da Faculdade Interncultual indígena (FAIND/UFGD) recebem a bolsa por até seis meses no ano. Os alunos indígenas e quilombolas dos demais cursos presenciais recebem a bolsa mensalmente, ao longo do ano todo.

Como se inscrever

Para fazer a inscrição no site do SISBP, os estudantes devem anexar cópias de seus documentos pessoais (CPF e RG), um termo de compromisso preenchido e assinado, e documentos de comprovação de pertencimento étnico e residência em comunidade indígena ou quilombola. Para o estudante indígena comprovar o pertencimento étnico, é necessário providenciar uma declaração de anuência da comunidade com assinatura de uma das lideranças indígenas; ou uma declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai), atestando que o estudante indígena reside ou é oriundo de comunidade indígena; ou um comprovante de residência em comunidade indígena. Para os estudantes quilombolas é exigido apresentar um comprovante de residência em comunidade quilombola, ou uma Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside ou é oriundo de comunidade remanescente de quilombo.

A PROAE informa que a partir da semana que vem, o laboratório de informática 03 da FACE, com 18 máquinas estará a disposição dos alunos para se inscrever e contará com o apoio de pessoas voluntárias, que auxiliarão no processo de inscrição.
Após a inscrição no site do SISBP, o estudante deverá entregar na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD) os documentos originais cujas cópias foram enviadas no site do SISBP. A entrega deve ser feita das 8h às 16h na PROAE, que fica na Unidade 2 da UFGD, na Cidade Universitária, em uma sala localizada ao lado da Cantina. O prazo para a entrega dos documentos originais vai até o dia 4 de março.

Uma Comissão Interdisciplinar vai analisar a documentação até dia 31/03. Até a mesma data, será feita, também, a análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao programa e a aprovação do respectivo cadastro no sistema pelas instituições federais de ensino superior, através de comissão designada pela Reitoria da UFGD.

De acordo com o MEC, a distribuição de vagas disponíveis considerará o quantitativo de alunos matriculados e de alunos cadastrados no programa, por instituição, no término do exercício anterior.

O Programa de Bolsa Permanência foi criado em 2013 e busca enfrentar as desigualdades sociais e étnico-raciais, garantindo a permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tem o objetivo de minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais.

As  dúvidas poderão ser sanadas por meio do email :proae.bolsamec@ufgd.edu.br ou pelo telefone 3410-2731.
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
PROAE
Nome responsável:
Suzi Marques
Email:
proae.bolsamec@ufgd.edu.br
Telefone:
34102735