Unidades acadêmicas indicam delegados para participar do PDI 2022-2026

Atualizada: 19/04/2021
254 delegados farão o debate sobre oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da universidade

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Grande Dourados está sendo convidada a participar do debate e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2022 a 2026. Nos próximos dias, as unidades acadêmicas devem indicar representantes de estudantes, docentes e técnicos administrativos que farão uma análise de cenário, utilizando como referência a matriz SWOT.

A matriz SWOT é um método para análise de fatores internos e ex
ternos da organização, e permite identificar quatro elementos: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Por refletir a situação da entidade de forma global, essa ferramenta é utilizada para realizar o diagnóstico estratégico da instituição, visando à melhoria
contínua.

O debate sobre a matriz SWOT será feito entre 254 delegados, pessoas que vão representar a comunidade acadêmica, contemplando as categorias de docentes, estudantes e técnicos administrativos. Serão delegados os
36 coordenadores de cursos de graduação; os nove coordenadores de cursos de graduação EAD; os 27 coordenadores de programas de pós-graduação; e cada um dos 12 diretores de unidade acadêmica.

Os representantes estudantis serão indicados pelas unidades acadêmicas, sendo necessário escolher um estudante de cada curso de graduação e um de cada programa de pós-graduação. As unidades acadêmicas também vão indicar um professor e um técnico para representar cada curso de graduação e de pós-graduação. Representando a administração central e as pró-reitorias, serão 35 delegados.

O trabalho dos delegados está previsto para acontecer entre 23 de abril a 23 de julho. A primeira reunião acontecerá no dia 23, às 15 horas, pelo Google MeetAs atividades estão brevemente descritas na metodologia do PDI (pode ser acessada na página do PDI). A maioria das discussões será realizada por fóruns do Google Classroom, com algumas reuniões pelo meet.

PDI 2022 - 2026

debate e construção do PDI 2022-2026 está sendo conduzido por cinco comissões de trabalho, compostas por 45 servidores que representam as 12 Unidades Acadêmicas e as Pró-reitorias. A metodologia de trabalho para a elaboração do PDI 2022 a 2026 está disponível para consulta na página: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/metodologia.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da UFGD. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a instituição têm ou deseja alcançar.
Além disso, o PDI é um dos documentos exigidos para o credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem do PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades.

A Assessoria de Comunicação fará a divulgação das etapas de construção do PDI 2022-2026. Quem quiser acompanhar e ler todos os documentos relacionados ao PDI, pode acessar a página: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/index

Jornalismo ACS/ UFGD

divulgação PDI