#UFGDpelavida: campanha chamou a atenção para prevenção ao suicídio

Atualizada: 30/09/2019

Durante todo o mês de setembro, a equipe do Setor de Atendimento Psicossocial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD) mobilizou a comunidade acadêmica com a campanha #UFGDpelavida, em consonância com o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. O objetivo foi construir uma corrente de empatia na universidade.

Dentre as ações, foram realizadas na Unidade 2 rodas de conversas, caminhadas, dinâmicas, distribuição de mensagens de apoio, de fitinhas amarelas, além da divulgação dos atendimentos dos plantões psicológicos.

Confira as imagens da participação da comunidade acadêmica durante a #UFGDpelavida.

Plantões na UFGD

Os atendimentos pela equipe da PROAE são exclusivos para estudantes e estão sendo feitos na Unidade 2 (Bloco D, sala 151), às segundas e quartas, das 08h às 12h, por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento. Mais informações pelo telefone 3410-2630 ou, ainda, pelos e-mails talitaflores@ufgd.edu.br ou francieleoliveira@ufgd.edu.br. O plantão atende demandas de emergência.

A PROAE também realiza atendimento psicossocial gratuito mediante agendamento de horário, com objetivo de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde mental, buscando oferecer atendimento breve com fins de acolhimento e demandas pontuais. Na solicitação, o estudante deve encaminhar seu nome, curso, semestre e telefone, bem como quais horários possui disponibilidade. Assim que surge uma vaga, uma das psicólogas entra em contato, pois há lista de espera devido à grande demanda.

Nunca é demais

Prestar atenção em alguns sinais de possível estado depressivo; estar aberto ao diálogo e não encarar o desabafo de um amigo como chantagem ou ameaça; oferecer apoio e se manter próximo sempre que necessário são algumas atitudes que podem colaborar na prevenção ao suicídio. Nenhum cuidado é demais.

Muitos têm medo de não saber o que falar a alguém que está passando por uma situação difícil. Às vezes, uma escuta acolhedora, sem julgamentos ou críticas é suficiente. Falar é importante e saber ouvir também”, explica Clarissa de Souza, uma das psicólogas da equipe da PROAE.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nos mais diversos ambientes, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização. É importante reforçar que a reflexão pela vida não deve ser feita apenas em setembro, prevenção ao suicídio e saúde mental são assuntos para o ano todo.

Onde procurar ajuda

- UFGD Unidade 2:

Plantão Psicológico na sala 151 do Bloco D, às segundas e quartas, das 08h às 12h, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Telefone 3410-2630. E-mails: talitaflores@ufgd.edu.br ou francieleoliveira@ufgd.edu.br.

- Clínica Escola UFGD - Laboratório de Psicologia Aplicada (LabSPA):

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. (No Hospital Universitário - Rua Ivo Alves da Rocha, 558 - Altos do Indaiá). Telefone 3410-2310. E-mails: clarissasouza@ufgd.edu.br; labspa@ufgd.edu.br.

- CAPs (Centro de Atenção Psicossocial):

Rua Ponta Porã, 2260 Vila Tonani. Telefone 3411-7175.

- CVV (Centro de Valorização da Vida):

Atendimento todos os dias, 24h. Telefone 188. Site: https://www.cvv.org.br/.