​UFGD já atendeu 43 órgãos e entidades na distribuição de álcool 70%

Atualizada: 21/05/2020
Universidade vem atendendo por demanda e priorizando órgãos ligados à saúde

Desde que iniciou a produção de álcool líquido 70%, no mês de abril, a UFGD já atendeu 43 órgãos e entidades da região. O material, produzido por meio de matéria-prima doada por empresas parceiras, é elaborado nos laboratórios da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) da Universidade e conta com o empenho também das equipes das pró-reitorias de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), sob coordenação da professora Patricia Hatsue, e de Administração (PRAD), sob coordenação da professora Vera Luci de Almeida e do servidor Ricardo de Brito, gestor na época de início das atividades.

O etanol, principal insumo necessário para a produção, vem sendo fornecido pelas usinas de Agroenergia, de Fátima do Sul, e Monte Verde, de Ponta Porã. O Rotary Club Dourados Caiuás e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) também estão colaborando na doação de frascos para a distribuição do produto. É importante destacar ainda a parceria da Farmácia Posanga, que está com a responsabilidade técnica de toda a produção.

No total, já foram distribuídos mais de sete mil litros de álcool 70% para as seguintes entidades e órgãos: HU-UFGD, Prefeitura de Dourados, órgãos de segurança pública, Hospital da Missão Caiuá, Hospital da Vida, Unidades Básicas de Saúde, CCZ, SAMU, Centro de Atendimento à Mulher, Detran, IFMS, Casa da Acolhida, Lar Ebenezer, Congregação Cristã, Associação Frei Eucário, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Saneul, Agetran, prefeituras de municípios vizinhos, UNEI, CEIA, entre outros.

Todo o trabalho vem sendo acompanhado por equipes do Corpo de Bombeiros para a segurança de técnicos de laboratórios e de professores envolvidos. Para o coordenador do curso de Química da UFGD, professor Tiago Colman, é papel da instituição auxiliar a comunidade no que for possível, principalmente nesta época de pandemia. "Nossa formação nos permite fazer ações como essa para dar o máximo de suporte possível para as equipes de saúde. Essas ações demonstram a importância da Universidade junto à comunidade local", afirma o docente.

Participam do projeto de produção de álcool líquido 70% cerca de 12 pessoas, incluindo professores do curso de Química e técnicos de laboratórios dos cursos de Química e Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA). A iniciativa foi aprovada pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros. Os servidores vêm trabalhando intensamente para colocar a ação em prática, visto que, por conta da pandemia de covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

Interessados em contribuir com doações de insumos ou em fazer solicitações do produto representando ógãos públicos podem entrar em contato pelo telefone (67) 99643-7171 (Wesley).

UFGD continua a todo vapor produção de álcool 70%

Produção de álcool 70% na UFGD já atendeu diversas entidades e órgãos públicos