Saiba quais são os programas de bolsas para estudantes da UFGD

Atualizada: 02/12/2020
Quem está em situação de vulnerabilidade econômica pode receber auxílio da Assistência Estudantil e quem deseja participar de estágio ou de projetos de ensino, pesquisa e extensão também pode receber contrapartida financeira

O primeiro desafio é passar no vestibular e entrar na universidade. O segundo é permanecer nela até concluir os estudos e receber o diploma. Para evitar a evasão escolar e dar condições para que os alunos avancem semestre a semestre, a UFGD possui diversos programas de bolsas para colaborar financeiramente com os custos da vida universitária.

Pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), os auxílios são destinados para quem faz a Avaliação Socioeconômica, está em maior vulnerabilidade social e é considerado perfil para receber uma série de bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (11 modalidades), entre elas a bolsa permanência (R$ 400) e os auxílios alimentação (R$ 150) e transporte (R$ 100).

Pelas demais pró-reitorias, as bolsas envolvem a participação em estágio ou em projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuem para incrementar o currículo acadêmico ao mesmo tempo em que dão retorno financeiro, geralmente no valor de R$ 400 mensais. A expectativa sobre a profissão em que o aluno está se formando pode se tornar algo mais concreto, já que em programas como os de iniciação à docência (PIBID) e de iniciação científica (PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI), por exemplo, os estudantes são inseridos na escola ou na universidade, ou seja, nos ambientes em que poderão atuar depois de formados.

Parte das diversas possibilidades de bolsas foram mantidas mesmo com a pandemia de covid-19, mas é importante ler o edital de seleção de cada programa para saber o que mudou.

Confira as oportunidades ofertadas pela UFGD e acesse as páginas específicas de cada bolsa:

Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
SALVA-VIDAS - R$ 500
ARBITRAGEM - R$ 500
ATLETA - R$ 200

Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO - R$ 150

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
PRÓ-ESTÁGIO - R$ 496

RU, CEI e MORADIA ESTUDANTIL
Além das bolsas, a UFGD possui Restaurante Universitário com refeições subsidiadas (até R$ 3,60 para estudantes), Centro de Educação Infantil com prioridade de vagas para filhos de alunos e alunas e Moradia Estudantil para quem vem de outras cidades para estudar em Dourados.

Fonte para a lista das bolsas: Orçamento 2020 - https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/ORCAMENTO-PROAP/Or%C3%A7amento%202020/DISTRIBUI%C3%87%C3%83O%20OR%C3%87AMENT%C3%81RIA%202020%20-%20UNIDADES%20ADMINISTRATIVAS.pdf

Jornalismo ACS-UFGD

Restaurante Universitário. Foto: Franz Mendes