Professores das escolas do campo têm prioridade no Vestibular LEDUC/UFGD 2022

Atualizada: 24/11/2021
Vagas remanescentes podem ser ocupadas por funcionários das escolas, populações do campo e demais candidatos. As inscrições são gratuitas e serão abertas na segunda-feira

Divulgação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou na terça-feira (23/11), o edital de abertura do Vestibular 2022 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2022/UFGD). As inscrições são gratuitas, o curso é voltado para as populações do campo e oferece 60 vagas divididas entre a Habilitação em Ciências da Natureza (30 vagas) e a Habilitação em Ciências Humanas (30 vagas). A modalidade é de alternância, com etapas  presenciais na universidade e etapas com atividades assistidas nas comunidades dos educandos.

De acordo com o cronograma, as inscrições serão realizadas pelo site da UFGD, a partir das 13h de 29 de novembro de 2021 e até às 17h de 18 de fevereiro de 2022. Já as provas de redação e objetiva (60 questões) acontecerão no período vespertino, das 13h às 18h30. As provas serão aplicadas  nas cidades de Campo Grande, Dourados, Sidrolândia e Corumbá. A previsão é de que o resultado final e a convocação para matrícula sejam divulgados em 13 de maio.

O objetivo do curso é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada no campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.

Por isso, a prioridade nas vagas deste vestibular é para os professores que atuam nas escolas do campo. No quadro de distribuição das vagas, eles formam o G1. Havendo vagas remanescentes, elas podem ser ocupadas por funcionários (G2) dessas escolas, efetivos ou não, pelas populações do campo (G3) e por demais candidatos (G4).

Além disso, existem dois sistemas de ingresso, a ampla concorrência e a reserva de vagas (cotas), que é um direito conquistado há nove anos pela Lei n.º 12.711/2012. Assim, aproximadamente 50% das vagas da Licenciatura em Educação no Campo são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br e pelo Whatsapp (67) 99332-4046.

Acesse a página do Vestibular da Licenciatura em Educação no Campo (LEDUC) em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2022

Saiba mais sobre o curso em:

leduc
Distribuição das vagas

leduc
Distribuição das vagas

ufgd
O curso funciona em sistema de alternância entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade

ufgd
Prédio da FAIND, faculdade onde acontecem as aulas da Licenciatura em Educação do Campo