acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
25
2020

Na prevenção à covid-19, UFGD adota novas rotinas em todos os setores

  Atualizada: 26/03/2020
Desde a suspensão do calendário acadêmico à adoção de teletrabalho para os servidores, saiba quais são as medidas tomadas até o momento

Em consonância com as orientações emitidas pelas autoridades estaduais, nacionais e mundiais de saúde, a UFGD, nos últimos dias, vem reorganizando suas rotinas em prol da prevenção à covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus e que tem se alastrado rapidamente por diversos países, resultando num quadro de pandemia.

Por se tratar de um vírus cuja transmissão se dá de forma rápida, pelo ar e pelo contato com pessoas e superfícies infectadas, todas as medidas tomadas pela UFGD vão no sentido de evitar a propagação e o contágio, reduzir a sensação de insegurança e impedir o avanço da doença.

Cabe esclarecer, que tais medidas podem ser alteradas a qualquer tempo, de acordo com possíveis novas deliberações anunciadas pelas autoridades de saúde. Confira um resumo de todas as providências instituídas pela Universidade até o momento:

COMITÊ OPERATIVO DE EMERGÊNCIA

O Comitê Operativo de Emergência (COE/UFGD) foi constituído para, dentre outras atribuições, atuar em prol da integridade de cada membro da comunidade acadêmica da UFGD. A preocupação com a condição humana, que envolve a saúde física e mental de cada pessoa e de seus familiares, é a atribuição primeira deste grupo que, diariamente, a cada quatro horas, se reúne (atualmente por meio de videoconferência) com o intuito de planejar e viabilizar medidas protetivas e de apoio à comunidade e oferecer alternativas para a instituição, diante do avanço do coronavírus no País.

ATIVIDADES ACADÊMICAS

A pademia de covid-19 se configura como uma situação desafiadora que causa insegurança e apreensão e exige muitas adequações e adaptações. O COE/UFGD, portanto, tem trabalhado de acordo com as determinações e diretrizes governamentais e acompanhado as suas mudanças. Neste sentido, determinou, no dia 17 de março, a suspensão do calendário acadêmico da Universidade, revogando a portaria 343/20 do Ministério da Educação (MEC) que deliberava sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, mantidas através de ferramentas de Educação a Distância.

Alguns aspectos foram levados em consideração, como: a dificuldade por parte de estudantes e de docentes, na utilização de tecnologias e metodologia próprias da Educação à Distância nas atividades de ensino e aprendizagem; a ausência ou insuficiência de estruturas de telecomunicação por parte de alunos e de docentes, o que impede ou dificulta a participação em aulas/atividades a distância; a inviabilidade de oferecer aos estudantes, conteúdos desvinculados das atividades de aplicação e prática, como as realizadas em laboratórios, e por fim, a impossibilidade de substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais aos alunos de Medicina, bem como das práticas profissionais de estágios e em laboratórios aos demais cursos (parágrafo 3º da portaria do MEC supracitada), o que submeteria a Universidade a adotar dois calendários acadêmicos.

Desta forma, o calendário está suspenso por 30 dias - desde 18 de março - podendo este período ser prorrogado. Tal medida vale para cursos de graduação, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento da UFGD. As atividades acadêmicas serão integralmente repostas futuramente para que os dias letivos e as horas-aula previstas sejam cumpridos.

BANCAS EXAMINADORAS

A realização de bancas de qualificação e de defesa de mestrado e de doutorado passaram a ser feitas por videoconferência, em ambientes virtuais. Embora sejam eventos públicos, recomenda-se não haver a presença de outras pessoas além do candidato, seu orientador e os membros da banca, a fim de se evitar aglomerações desnecessárias.

Se excepcionalmente não for possível a realização da banca a distância, aluno e orientador devem avaliar a ocorrência presencial do exame de qualificação ou da defesa. No entanto, deve-se evitar a presença de ouvintes e seguir as orientações das autoridades sanitárias para se evitar o contágio (distanciamento entre as pessoas, uso de álcool em gel, limpeza de superfícies, entre outras).

EVENTOS

Os eventos organizados pela UFGD que envolvam aglomeração de pessoas devem ser cancelados ou adiados enquanto perdurar o estado de emergência em saúde pública. Semanas acadêmicas, aulas magnas, palestras, seminários, apresentações culturais, enfim, todas as iniciativas que ofereçam risco de transmissão do novo coronavírus estão sendo canceladas ou remanejadas para datas futuras.

BIBLIOTECA

O funcionamento da Biblioteca Central da UFGD também está suspenso e as devoluções de livros deverão ser efetuadas após o retorno das atividades. Os usuários que, por ventura, estiverem com exemplares retirados não serão penalizados pelo atraso na devolução.

ROTINA DE TRABALHO – SERVIDORES

Foi adotado o modelo de teletrabalho, pelo qual os servidores permanecem em suas casas e continuam cumprindo suas cargas horárias e atribuições, a distância. Apenas os trabalhadores que atuam em funções consideradas essenciais não estão incluídos nessa deliberação.

Cada servidor tem um plano de trabalho definido com metas individuais e deverá estar inteiramente à disposição da administração da UFGD durante todo o horário de sua jornada regular, inclusive com seus telefones pessoais em atividade. Os estagiários estão dispensados de comparecer presencialmente ao local de trabalho.

Foram suspensas, ainda, todas as viagens, nacionais e internacionais, que seriam feitas por servidores a trabalho e alunos em participação de eventos.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM GERAL

Todos os setores que oferecem atendimento ao público passaram a fazê-lo de forma eletrônica, por e-mail e sistemas informatizados. Atestados de solicitação de afastamento por motivos de saúde devem ser enviados à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas em formato digital, em até 5 dias corridos do início do afastamento, para o e-mail progesp.atestado@ufgd.edu.br.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os atendimentos voltados às iniciativas de assistência estudantil estão mantidos, porém, de forma eletrônica. Apenas deixam de funcionar temporariamente o Restaurante Universitário e a Brinquedoteca da UFGD.

A entrega de documentos de maneira presencial está suspensa. Portanto, os estudantes que tinham agendamentos terão suas datas remanejadas futuramente. Os auxílios financeiros continuam tendo validade, conforme os editais em vigor.

Os atendimentos psicossociais a estudantes, nas modalidades plantão e psicoterapia, vem sendo realizados a distância, por meios de tecnologia da informação e de comunicação. A assistência psicossocial por telefone está sendo feita pelo número (67) 99295-3410.

PROJETOS DE EXTENSÃO E DEMAIS INICIATIVAS

Estão suspensos todos os cursos e eventos de extensão e cultura. Além disso, o Centro de Formação da UFGD, que atua nos eixos Formação em Línguas, Habilidades e Cursinho Pré-vestibular, também suspendeu suas atividades até o dia 15 de abril. O atendimento à comunidade interna e externa está sendo feito de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Contatos devem ser feitos pelo e-mail centrodeformacao@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp (67) 999010417. Não serão, neste período, aplicadas aulas à distância.

Incluído nas atividades de extensão da Universidade, o Cineclube UFGD ficará sem sessões de filmes até o dia 18 de abril. Os cineclubistas serão informados por e-mail sobre o retorno dos encontros.

Ficam suspensas também neste período: atividades relacionadas à Divisão de Esportes, como reserva de quadras, emissão de carteirinhas para uso da piscina, de monitoria de lazer e esporte e de atleta; avaliações de Bolsa Atleta e monitoria de lazer e esporte e solicitações de incentivo à participação em eventos e de mobilidade acadêmica internacional.

CONCURSOS, VESTIBULAR E OUTROS PROCESSOS SELETIVOS

Estão suspensas todas as convocações para matrículas de aprovados via Vestibular 2020, Sistema de Seleção Unificada (SISU) e edital de Portador de Diploma. O cronograma do Concurso Público para provimento de cargos efetivos da carreira do Magistério Superior da UFGD (CDPT-2019/UFGD) também está suspenso e, assim como as convocações para matrículas, será restabelecido após o fim do estado de emergência de saúde pública de importância internacional.

ROTINA DE TRABALHO – TERCEIRIZADOS

Os funcionários terceirizados dos diversos contratos que a UFGD mantém estão trabalhando em turnos flexibilizados, como forma de reduzir a permanência e o trânsito de pessoas nas dependências da Universidade. Atividades de segurança e limpeza, consideradas imprescindíveis, estão mantidas em sistema de plantão.

A limpeza interna dos blocos vem sendo feita em todas as salas, que, em seguida, são trancadas. Caso alguma atividade administrativa ou de pesquisa seja realizada em algum recinto, quem a fizer deve comunicar aos vigilantes, para que as equipes plantonistas possam executar a limpeza nos referidos ambientes. O procedimento de aviso deve ser feito mesmo que o usuário permaça no recinto por alguns instantes, visando manter os prédios desinfetados. Já a higienização externa dos setores vem sendo realizada em escala, podendo ocorrer em dias alternados. 

As atividades de vigilância 
seguem as rotinas pré-estabelecidas e garantem a segurança patrimonial em todas as unidades da UFGD, podendo ser acionadas pelo telefone (67) 3410-2536 (atendimento 24 horas). Toda pessoa que entrar no campus (funcionário ou não) no período de quarentena deve procurar a vigilância e se identificar, por motivos de segurança.

Os acadêmicos precisam apresentar autorização dos respectivos orientadores ou responsáveis, com a devida justificativa da necessidade do uso das dependências.

Todos os trabalhadores estão recebendo diariamente as orientações repassadas pelas autoridades de saúde sobre como protegerem a si e a outras pessoas contra o contágio. A UFGD também está em diálogo com os representantes das empresas terceirizadas para encontrar as melhores maneiras de atenuar os efeitos da pandemia.

HU-UFGD

O Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD) suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades acadêmicas presenciais – aulas e estágios – realizadas nas dependências da instituição. Também estão suspensas, neste momento, visitas a pacientes internados (com algumas exceções para UTIs, por exemplo), troca de acompanhantes, presença de doulas na Maternidade, atividades voluntárias, consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas – aquelas que são agendadas previamente.

Estão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência. O objetivo é restringir ao máximo o trânsito de pessoas no ambiente hospitalar, a fim de evitar a propagação do vírus.

Os familiares que precisarem obter informações a respeito de pacientes internados devem buscar orientações diretamente nos setores em que seus parentes estejam recebendo tratamento, pois cada unidade está atendendo às determinações e estabelecendo seus fluxos de acordo com as especificidades da assistência realizada.

Os horários de almoço no refeitório do hospital também foram modificados, a fim de se evitar aglomeração de pessoas. Das 10h30 às 11h e das 11h às 11h30, acompanhantes e mães podem utilizar o espaço. Em seguida, das 11h30 às 13h30, o refeitório fica restrito a colaboradores, que devem se organizar nos setores para que não haja a circulação de muitas pessoas no local simultaneamente.

Também foi adotado no HU-UFGD o regime de teletrabalho para colaboradores de áreas administrativas e de outros setores cujas atividades podem ser realizadas a distância sem prejuízo ao perfeito funcionamento da instituição.