HU-UFGD ESCLARECE

Atualizada: 01/06/2020

Nota de Esclarecimento HU-UFGD

A respeito do atendimento prestado à cidadã venezuelana Ruselis Esther Hernández Benavides, diagnosticada com Covid-19 e falecida na manhã da última sexta-feira (29/05/2020), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vem a público para os seguintes esclarecimentos:

1 - Ruselis chegou ao HU-UFGD no final da tarde de quarta-feira (27/05/2020), atendendo ao pedido de vaga para “paciente de 27 anos, com sintomas de tosse seca há 14 dias, com náuseas, vômitos, dor abdominal, e que foi levada pra UPA com crises convulsivas”. Segundo documentação, ela teria permanecido por mais de 12 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até ser encaminhada ao Hospital da Vida (HV), onde foi estabilizada e posteriormente encaminhada ao HU-UFGD, indo diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

2 - Assim que chegou ao HU-UFGD, Ruselis foi colocada no ventilador, passou por uma tomografia e outros exames. A partir dessa monitorização, foi detectado estado de choque.

3 - Como a paciente já apresentava sintomas por 14 dias antes da admissão no HU-UFGD, optou-se pela realização de sorologia, que confirmou o diagnóstico de Covid-19.

4 - A jovem não apresentava comorbidades relatadas.

5 - Durante o tempo de internação, a equipe médica e o serviço de psicologia hospitalar permaneceram em contato com o esposo de Ruselis, que foi devidamente informado e ouvido a cada procedimento, evolução e tomada de decisão no cuidado à paciente.

6 - O HU-UFGD não faz distinção entre pacientes, atendendo de forma equânime e igualitária cidadãos de quaisquer etnias ou nacionalidades, observando individualidades e particularidades de cada caso, principalmente no que diz respeito à comunicação e participação dos próprios pacientes e familiares nas tomadas de decisão, como ocorreu com a venezuelana Ruselis.

7 - Por fim, o HU-UFGD, enquanto instituição composta por gestores, colaboradores e, em especial neste momento, equipe multiprofissional assistencial, lamenta o óbito da paciente Ruselis Esther Hernández Benavides, presta solidariedade aos familiares e amigos, e reafirma o compromisso de estar plenamente empenhado no atendimento às vítimas e no combate à pandemia de Covid-19.

Dourados, 31 de maio de 2020.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO DO HU-UFGD