Março

​Funcionários terceirizados pela UFGD também cumprirão quarentena

Atualizada: 24/03/2020
Documento publicado na última semana pela Prefeitura Universitária dispõe sobre a atuação desses trabalhadores durante o período de emergência

Os trabalhadores terceirizados da UFGD, aqueles contratados por meio de empresa prestadora de serviços, também deverão cumprir a quarentena, conforme recomendações sanitárias do Ministério da Saúde para todo o País, a fim de evitar o alastramento da pandemia da covid-19. As orientações e determinações estão na Instrução Normativa Nº 1 de 20/03/2020, emitida pela Prefeitura Universitária (PU), disponível aqui.

Um dos serviços terceirizados que tem mais visibilidade e trânsito entre a comunidade acadêmica é o de limpeza. Conforme a IN, essas atividades terão turnos flexibilizados e serão feitas em forma de plantão. A limpeza interna dos blocos será realizada em todas as salas e, posteriormente, as mesmas serão devidamente trancadas. Caso alguma atividade administrativa ou de pesquisa seja realizada em algum recinto, quem a fizer deverá comunicar aos vigilantes, para que as equipes plantonistas possam executar a limpeza nos referidos ambientes. O procedimento de aviso deverá ser feito mesmo que o usuário permanecer no recinto por alguns instantes, visando manter os prédios desinfetados. Já a higienização externa dos setores será realizada em escala, podendo ocorrer em dias alternados.

Mesmo com os trabalhos realizados remotamente ou com a permanência do estado de quarentena, quaisquer servidores e terceirizados que prestam serviços à PU/UFGD poderão ser convocados para atuar presencialmente em algum incidente ou atividade, caso necessário.

A IN também estabelece a rotina de atendimento da PU. Os casos que necessitarem da presença de algum trabalhador, deverão ser comunicados via SIPAC, por e-mail ou por contato telefônico (Whatsapp). O documento estabelece, ainda, que os colaboradores pertencentes ao grupo de risco deverão permanecer trabalhando remotamente.

SE IDENTIFIQUE

Por meio da IN, fica definido que as atividades de vigilância, que se dão por meio da Divisão de Proteção Patrimonial, seguirão as rotinas pré-estabelecidas e garantirão a segurança patrimonial em todas as unidades da UFGD, podendo ser acionadas pelo telefone (67) 3410-2536 (atendimento 24 horas). Toda pessoa que entrar no campus (funcionário ou não) no período de quarentena deverá procurar a vigilância e se identificar, por motivos de segurança.

Todas as atividades realizadas na UFGD neste período deverão ser comunicadas aos vigilantes. Os acadêmicos deverão apresentar autorização dos respectivos orientadores ou responsáveis, com a devida justificativa da necessidade do uso das dependências.

OUTROS SERVIÇOS

Bolsistas e estagiários da PU foram dispensados do trabalho e, caso haja necessidade, será planejado um conjunto de atividades com supervisão a distância por seus orientadores.

Os serviços de fiscalização de obras ocorrerão com prévio agendamento entre a Divisão de Obras e contratados. As atividades de projetos de Engenharia, orçamentos, termos de referência, gerenciamento de contratos, relatórios e outros trabalhos no âmbito do planejamento serão feitas de forma remota, conforme ações já planejadas, em atendimento às demandas atuais e futuras, com a devida prestação de contas semanal do que foi realizado.

As viagens no âmbito de ensino, pesquisa e extensão estão suspensas, salvo casos excepcionais, que deverão ser encaminhados via e-mail à Divisão de Transportes. Os serviços de motorista/carro estão sendo realizados em regime de plantão, apenas para atendimentos essenciais e casos excepcionais.

Os trabalhos de manutenção corretiva e emergencial serão atendidos prioritariamente. As equipes estão de sobreaviso e as solicitações deverão ser encaminhadas via SIPAC, contato telefônico ou e-mail. As manutenções planejadas ocorrerão de acordo com os cronogramas estabelecidos entre a Divisão de Manutenção Patrimonial e as empresas prestadoras. Os planejamentos, as planilhas e as ordens de serviços estão sendo feitos remotamente pelas equipes.

O objetivo do setor é manter os serviços essenciais funcionando. Para isso, a PU disponibiliza os telefones celulares e os e-mails de suas divisões:

Divisão de Proteção Patrimonial – DIPP / 3410-2536 / dipp-divisaopatrimonial@ufgd.edu.br ou dpp@ufgd.edu.br
Divisão de Manutenção Patrimonial – DIMAP / 9-8131-7507 / dimap@ufgd.edu.br
Divisão de Conservação e Serviços Urbanos – DSURB / 9-9182-1834 / dsurb@ufgd.edu.br
Divisão de Transportes – DITRAN / 9-9932-3302 / ditran.reservas@ufgd.edu.br
Divisão de Obras – DIOB / 9-9178-2662 / diob@ufgd.edu.br