2021

​Em consultas realizadas on-line, comunidade acadêmica vem participando da construção do PDI

Atualizada: 30/08/2021
Foram mais de 2.300 respostas em quatro consultas sobre diferentes temas

As discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2022 a 2026 estão em andamento na UFGD desde março de 2021. Até o momento, já foram vencidas as primeiras três fases de construção do documento. Uma das primeiras etapas foi a discussão sobre os valores, missão e visão institucional. Na sequência, foi promovido o debate e a votação pública de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Uma das atividades mais recentes, que foi concluída neste mês de agosto, foi o debate e consolidação dos objetivos estratégicos da UFGD para os próximos 5 anos.

A maior parte dos debates foi realizada em seis eixos de trabalho, onde estiveram distribuídos 254 representantes de estudantes, docentes e técnicos administrativos, de todas unidades acadêmicas e administrativas. Para garantir que, além dos delegados, os demais membros da comunidade acadêmica participassem da construção do documento, após os debates dos eixos foram propostas votações públicas. Nessas votações, feitas on-line, as pessoas puderam contribuir, indicando o que consideram mais importante entre aquilo que foi debatido e levantado pelo grupo delegado.

PARTICIPAÇÃO NAS CONSULTAS ABERTAS À COMUNIDADE

Entre 23 a 29 de abril ocorreu a consulta sobre a relevância dos Problemas e Potencialidades do PDI atual (2013-2021). Nesta pesquisa, 102 pessoas participaram. Os  resultados estão compilados em https://drive.google.com/file/d/1h-cvmttWc8tQVC8dfxhxEYmOsROsziP2/view.

De 29 de abril a 9 de maio ocorreu a consulta pública sobre os valores da UFGD, na qual participaram 707 pessoas. Os valores mais votados por esse grupo foram: democracia, educação, qualidade, ética, transparência, tecnologia e sustentabilidade. Para ter acesso à planilha detalhada da votação, acesse: https://drive.google.com/file/d/1L58fgizHtjX2p1HVgRo0vMXXIw5WsENQ/view.

Outra consulta pública realizada foi sobre a missão e a visão da universidade. Nesta consulta, aberta de 13 a 21 de maio, 507 pessoas participaram. A votação resultou que o texto da missão institucional foi mantido idêntico ao PDI 2013 (Gerar, construir, sistematizar, inovar e socializar conhecimentos, saberes e valores por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, formando profissionais e cidadãos capazes de transformar a sociedade no sentido de promover desenvolvimento sustentável com democracia e justiça social). Já o texto da visão foi modificado, passando para: “Ser uma instituição reconhecida pelo público acadêmico, nacional e internacionalmente, pela excelência na produção do conhecimento, promovendo o desenvolvimento sustentável para a comunidade regional”. Essa opção foi redigida coletivamente no Fórum de Planejamento realizado em 2020, reunindo servidores da UFGD, e eleita pela maioria dos votos, entre os 507 participantes da consulta pública.

A consulta com maior participação foi aquela em que a comunidade acadêmica votou sobre os principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças externas à instituição. Foram 1057 participantes na votação feita on-line. Antes da consulta, os delegados discutiram e elaboraram as listas SWOT de cada eixo. A Comissão Executora consolidou uma única lista, unindo as afirmações que eram semelhantes entre os diferentes eixos. Os delegados, então, fizeram uma votação, e 60% dos itens mais relevantes foram levados para a votação da comunidade acadêmica, em questionário cujo link de acesso individualizado foi enviado por e-mail aos servidores e estudantes da UFGD. A votação da comunidade resultou em 1.500 itens mais relevantes, que foram, novamente, submetidos à votação dos delegados. Nos eixos, foram cinco dias de votação, atribuindo pontuação 0, 1 e 2 para identificar a relevância dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. O resultado final é a matriz SWOT que foi publicada no Portal UFGD no link: https://drive.google.com/file/d/1ySJPxsqDk9co0fNAohdpLxMTofUN1Gmf/view.

PRÓXIMOS PASSOS

A Comissão Executora do PDI não prevê a realização de novas consultas públicas, mas agora as unidades acadêmicas e administrativas vão formular metas a partir dos objetivos estratégicos que foram propostos pelos delegados com base nos eixos de trabalho.

O cronograma de construção do PDI segue até o dia 15 de dezembro de 2021, com a submissão do documento para apreciação do COUNI. Mesmo após a consolidação do documento, os membros da Comissão Executora do PDI estarão envolvidos em atividades até 31 de janeiro de 2021, pois a finalidade do plano é embasar o planejamento anual das atividades de unidades administrativas e acadêmicas pelos próximos anos.

A metodologia de trabalho para a elaboração do PDI 2022 a 2026 está disponível para consulta na página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/metodologia.