Maio

Egressos da Medicina da UFGD já estão atuando no SUS de Dourados

Atualizada: 30/05/2020
A contratação aconteceu no mesmo mês em que foi realizada a colação de grau antecipada

egressos
A maioria dos participantes da formatura antecipada foi contratada há duas semanas

Entre os 38 estudantes de Medicina que fizeram a formatura antecipada da UFGD, em 05 de maio, 13 egressos estão trabalhando no Pronto Atendimento Médico (PAM) e nos postos de saúde do Jardim Maracanã, Vila Hilda, Altos do Indaiá, Jardim Carisma, Izidro Pedroso, Cabeceira Alegre e Seleta.

Localizada no Jardim Flórida e atendendo a população da região Oeste de Dourados, a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Seleta recebeu dois recém-formados, Letícia Rocha Queiroz Lacerda e Luís Felipe Gonçalves Colpo, há aproximadamente duas semanas.

Mesmo que tenha sido o contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) o que mobilizou Luís Colpo para a prestação de serviços na atenção primária, o médico conta que na graduação já possuía o anseio em atuar parte do tempo como colaborador na saúde pública. “Acredito que seja imprescindível e de suma importância durante a formação médica o contato íntimo com o SUS, sendo esse vínculo durante a graduação na UFGD muito bem demonstrado e executado com maestria pelos nossos professores e pela Instituição. Assim, torna-se atrativo e familiar exercer o cargo de médico generalista na atenção primária. Vejo, sem dúvidas, como uma forma de contribuição eu exercer a Medicina no município de Dourados, uma vez que fui acolhido pela cidade e pela população durante meus anos de formação”, disse Luís Colpo.

luis
Oito anos atrás, Luís veio de Nova Andradina para estudar e preparar-se para o vestibular da UFGD. A ideia de ser médico surgiu no Ensino Médico, quando teve contato maciço com a disciplina de Ciências Biológicas. “Posso dizer que, além da familiaridade com a Biologia e até mesmo com a Química, o que sempre me fascinou e instigou a cursar Medicina foi a relação e vínculo entre médico e paciente, pilar para estabelecer confiança e uma boa prática médica, moldada na empatia”, contou o egresso.

Na Seleta, ele tem a oportunidade de colocar tudo o que aprendeu em prática enquanto trabalha de terça a quinta-feira no período noturno e no final de semana durante o dia. Esse expediente estendido do posto faz parte do programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, e que tem o objetivo de oferecer horários mais flexíveis para a população.

Ter 13 egressos da UFGD contratados logo após a formatura é um dos sinais de que a colação de grau antecipada correspondeu à necessidade do município por novos médicos, especialmente em um momento tão singular quanto este da pandemia. Ao realizar o que estava permitido pela Medida Provisória nº 934, de 1º de abril 2020, a Universidade pode colaborar mais rapidamente com a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho e dar exemplo da sua importância para a sociedade.

OS 13 EGRESSOS NO SUS
Saiba onde estão os estudantes da UFGD que participaram da formatura antecipada e hoje estão atuando no PAM e nas UBS, que são as portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS):
Amanda Barbosa Dias Melo: UBS Altos do Indaiá
Anelise Schwambach: PAM
Brenda Villa Amira: ESF Carisma e PAM
Flavia Maria Delgado: UBS Maracanã
Heiner Bruggner: ESF Izidro Pedroso
Isabella Oliveira Nogueira Filipini: PAM
Letícia Rocha Queiroz Lacerda: ESF Seleta e PAM
Luís Felipe Gonçalves Colpo: ESF Seleta
Natália Domingues Nunes: ESF Vila Hilda
Nycolle Bueno Garcia : ESF Cabeceira Alegre
Tainara Suélen de Siqueira: PAM
Victor Matheus da Silva: PAM
Yasmim Cristynne Lopes Silva: UBS Altos do Indaiá

FORMATURA ANTECIPADA
Essa turma da Medicina teve uma colação de grau diferenciada, foi a primeira formatura realizada a distância na história da Instituição, em sessão solene transmitida pela Internet e com assinatura da ata no sistema de drive thru. Antes da Medida Provisória nº 934, os estudantes se formariam em julho. Somente foram diplomados os estudantes que cumpriram com os requisitos previstos nas Instruções Normativas da PROGRAD n º 2, de 17 de abril de 2020, e nº 4 ,de 30 de abril de 2020.

Assista ao vídeo da colação na íntegra  aqui

Demais vídeos e fotos, acesse a página do coronavírus no portal da UFGD ou clique aqui