2021

Comunidade acadêmica da UFGD debaterá o Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

Atualizada: 14/04/2021
Servidores e estudantes participarão da construção do PDI, em série de atividades que iniciam nesta quinta-feira, dia 15/04

Nesta semana, a comunidade acadêmica da UFGD começa o processo de debate e construção do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2022 a 2026. O processo será conduzido por cinco comissões de trabalho, composta por 45 servidores que representam as 12 Unidades Acadêmicas e as Pró-reitorias. A metodologia de trabalho para a elaboração do PDI 2022 a 2026 está disponível para consulta na página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/metodologia.

Uma das primeiras ações propostas para a construção do PDI 2022-2026 é o debate sobre os valores da instituição. No PDI 2013-2017 os valores da universidade não foram abordados, enquanto no PDI anterior (2008-2012) foram estabelecidos os seguintes valores para a UFGD: Democracia participativa e representativa; Ética e respeito às diversidades; Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão; Solidariedade; Gratuidade do Ensino; e Autonomia. Ao desenvolver o PDI 2022-2026, cabe avaliar se esses princípios ainda refletem valores que a instituição vem prezando ao longo do tempo e deve prezar ainda no futuro.

Para que toda a comunidade acadêmica possa contribuir nesta reflexão, a consulta sobre o tema de valores da instituição será realizada por meio de um questionário online, entre os dias 29 de abril e 9 de maio. Para a formulação desse questionário, nesta semana serão consultados os servidores da universidade que participaram do Fórum de Planejamento Estratégico, realizado em junho de 2020.

Outra frente de trabalho que se inicia nos próximos dias é a mobilização para eleição de delegados, pessoas que vão representar estudantes e servidores, no debate sobre a matriz SWOT da universidade. A matriz SWOT é uma ferramenta para avaliação voltada ao planejamento, por meio da qual se ponderam os pontos fortes e pontos fracos da organização, bem como as oportunidades e desafios que se impõem à instituição.

O QUE É PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da UFGD. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a instituição têm ou deseja alcançar.

Mais do que isso, o PDI é um dos documentos exigidos para o credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem do PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades.

A Assessoria de Comunicação fará a divulgação das etapas de construção do PDI 2022-2026. Quem quiser acompanhar e ler todos os documentos relacionados ao PDI, pode acessar a página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/index