Biblioteca da UFGD oferece minicursos para desmistificar a pesquisa científica

Atualizada: 13/04/2021
Evento vai ajudar quem já teve ou tem dificuldades em qualquer nível de produção científica: do TCC à tese de doutorado

A linguagem acadêmica, por vezes, pode ser difícil e, por isso, pouco atraente para a maioria das pessoas. Mas quem disse que conhecer e produzir ciência precisa ser sempre um penoso trabalho de decodificação? Com uma série de seis minicursos a Coordenadoria de Serviços de Biblioteca (CSB) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) pretende incentivar toda a comunidade acadêmica a se aproximar da produção científica de uma maneira mais fácil e prazerosa.

Em 2020, o I Ciclo de Capacitações em Pesquisa teve mais de mil inscritos e em cada minicurso contou com a presença de, em média, 200 a 300 pessoas. Inscritos de todo o Brasil participaram, incluindo alunos de graduação, professores, bibliotecários e pessoas de fora do ambiente acadêmico. Ao final do projeto, os participantes responderam a uma pesquisa e indicaram os temas que seriam mais interessantes para uma segunda edição do evento. Assim foram definidos os temas do II Ciclo de Capacitações em Pesquisa, que começa no dia 20 de abril.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro minicurso vai tratar do tema “acesso aberto”. Para os jovens acadêmicos, pode parecer muito simples a ideia de que é possível pesquisar na internet e encontrar artigos científicos de alta qualidade, nas mais diferentes áreas do conhecimento. No entanto, o movimento de “acesso aberto” a dados científicos é um fato muito recente. Até o início dos anos 2000, a quase totalidade das publicações científicas relevantes eram restritas a pesquisadores membros de sociedades de pesquisa ou assinantes de periódicos.

Ainda há muitos avanços que se impõem às plataformas de acesso aberto para publicações científicas, e é sobre isso que o Raphael Xavier, bibliotecário da Fundação Getúlio Vargas, vai falar no minicurso “Acesso Aberto”, que acontecerá no dia 20 de abril, às 15h (horário de Brasília).

O segundo minicurso será no dia 29 de abril, também às 15h, com o tema "Gerenciador de referências Mendeley", oferecendo dicas para o uso do software que edita as referências bibliográficas de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Já foi oferecida uma capacitação no ano passado, em parceria com a Elsevier, sobre como utilizar a ferramenta. Além de auxiliar nas referências e citações, ela também permite organizar artigos acadêmicos”, relata o coordenador de Serviços de Biblioteca da UFGD, Anderson Avila Piassarollo.

A inscrição nos minicursos é gratuita e pode ser feita pelo link https://www.even3.com.br/iiccp2021/. A capacitação será totalmente a distância, transmitida pelo canal da Bibilioteca da UFGD na plataforma YouTube. Confira o restante da programação - que segue nos meses de maio e junho - nos cards a seguir.