acessibilidade

Início do conteúdo da página

Pandemia e política


Pandemia e política
 
Saudações.
      Como servidores públicos – técnicos e professores – ligados à área da Biologia, temos a responsabilidade de defendermos a boa prática científica e a ética, sobre as quais fundamos nossa sociedade atual. Em tempos em que há um claro ataque à Ciência, alimentado por uma desconfiança sem fundamento factual, mas de esfera conspiratória, é necessário o esclarecimento fruto da racionalidade.
     Mais que isso, não podemos ficar omissos a declarações altamente perigosas para a saúde coletiva e o tecido social. A esse respeito, nesse feriado, dia 11/06, o presidente da república fez uma fala de alto perigo potencial, que pode ser lido a seguir:
Seria bom você fazer, na ponta da linha...tem hospital de campanha perto de você, tem hospital público né...arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente tá fazendo isso, mas mais gente tem que fazer pra mostrar se os leitos estão ocupados ou não…
Os pacientes que estão internados nos hospitais precisam de privacidade. “Arranjar uma maneira de entrar e filmar” é aumentar o risco de contágio, além de criar um problema com a segurança hospitalar. Os profissionais de saúde estão trabalhando sob pressão e a fala do presidente em nada contribui. É irresponsável, desumano.
Por isso, façamos nossa parte. Orientemos familiares, amigos, conhecidos a respeitarem os profissionais da saúde e seu ambiente de trabalho.
Mais Ciência e menos conspiração.
--
Prof. Dr. Fabiano Antunes e Profa. Dra. Márcia Regina Russo
Direção da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
UFGD
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Secretaria dos cursos de Graduação
Nome responsável:
Carina J. de Souza
Email:
carinasouza@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2194