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AUTORIZAÇÃO DE ACESSO/UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA UFGD


NORMATIZAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE ACESSOS E UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NA UFGD
 

A Prefeitura Universitária (PU) é o órgão executivo da Administração Superior da UFGD encarregado da administração da infraestrutura dos campi, executando serviços imprescindíveis para criar um ambiente harmonioso que possibilite à universidade desenvolver as atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão. Cabe à Divisão de Proteção Patrimonial (DPP/PU) coordenar e executar as tarefas relativas à vigilância e à segurança patrimonial da universidade.

Este informe serve para reforçar as normas de acesso já existentes no âmbito da UFGD. controle de acesso para unidades da UFGD é uma solução que visa aumentar a segurança de alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores da instituição, bem como, garantir a segurança necessária para a proteção dos bens e ativos da UFGD.

A autorização de acesso/utilização de espaços físicos é uma medida importante da política de segurança da universidade, pois garante que apenas os usuários autorizados acessem e utilizem as instalações da UFGD. A medida abrangerá as áreas de acesso controlado da universidade, como salas de aula, laboratórios, hortas, áreas de experimentos, núcleos e demais estruturas, em especial nos períodos de menor fluxo na universidade (fins de semana, feriados e períodos noturnos, por exemplo).

A autorização de acesso é um processo que permite que usuário(s) seja(m) identificado(s) previamente, para que utilizem determinados espaços na UFGD e será concedida por servidor(es) responsável(is).

O responsável será servidor técnico administrativo e docente.

Os usuários podem ser: técnicos administrativos, docentes, discentes, funcionários de empresas prestadoras de serviços, convidados, ou seja, qualquer pessoa que necessite utilizar área de acesso controlado.

Essa autorização será emitida pelo responsável do local e deverá conter:

Nome(s) do(s) usuário(s);

Número de telefone para contato do usuário e do responsável;

Local pretendido;

O período e horário de acessoconforme Termo de Autorização de Acesso (Anexo I).

O termo deve ser preenchido completamente, com o maior número de informações possíveis, pois sem essas informações o acesso/utilização não será permitido pela vigilância.

Após preenchido e assinado, o termo deve ser encaminhado à DPP/PU, por e-mail dpp@ufgd.edu.br, com antecedência mínima de 1 (uma) hora.

A DPP/PU opera em turno contínuo, 7h às 19h, assim, as autorizações devem ser encaminhadas até as 18h, para que seja repassada aos vigilantes com tempo hábil.

acesso em horário especial, como final de semana, feriados, período noturno, exige a comunicação prévia e autorização de acesso emitido por um responsável. Alguns locais, como laboratórios, que em virtude de sua especificidade, podem exigir horário estendido ou até mesmo contínuo, além do horário normal de expediente, assim como pesquisas que exigem acompanhamento constante. Nessas situações, deve ser informado sobre a necessidade de permanência de pessoa ou grupos de pessoas, local onde ficarão e tempo de permanência, para que os vigilantes tenham ciência e saibam quem são e que estão ali com uma finalidade específica.

Toda empresa prestadora de serviço, que necessite acessar algum local da universidade, deve obrigatoriamente, estar acompanhada de um servidor responsável pela contratação e/ou com a emissão da autorização de acesso, seja ordem de serviço ou outros documentos que comprovem essa autorização.

A emissão dessas autorizações de acesso podem ser feitas de acordo com as políticas internas de cada local. Mas, de maneira geral, devem ser observados os requisitos mínimos, como identificação do usuário, período, horário e responsável pela emissão.

Por fim, ressalta-se que a DPP/PU não autoriza o acesso/utilização dos espaçosapenas controla – na medida do possível  o acesso/utilização a determinados locais, com isso garantindo a segurança do patrimônio da universidade e das pessoas que por ela circulam.

icone writer Acesse o formulário aqui
Fonte: e-mail encaminhado no dia 04/05/2023, via Comunicação. Clique aqui para acesso ao e-mail.
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
DIPP/PU
Nome responsável:
Flavio Tertulino
Email:
dpp@ufgd.edu.br
Telefone:
(67)3410-2563

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    Perguntas Frequentes

É necessário que o servidor, que tenha acesso aí SIPAC, faça a solicitação para manutenção conforme a orientação da DIMAP, que você pode ter acesso clicando aqui.

Primeiro passo é verificar se a chefia autorizou a sua requisição, se o status da requisição estiver como “ENCAMINHADA DIMAP” é porque ela foi autorizada pela chefia e foi encaminhada à divisão responsável, se o status aparecer como “PENDENTE DE AUTORIZAÇÃO CHEFE UNIDADE”, ainda falta o chefe da unidade autorizar sua requisição.

Toda requisição quando é finalizada fica para o requisitor avaliar o serviço, quando há requisições pendentes de avaliação o servidor não consegue cadastrar uma nova requisição. Também é possível que o servidor não tenha perfil para solicitar manutenção, nesse caso entre em contato com a chefia imediata.

Há duas possibilidades de consulta, uma pelo SIPAC, acessando o Portal Administrativo>Requisições>Infraestrutura>Manutenção>Acompanhar Requisições Enviadas. Em seguida preencha pelo menos um campo de busca para filtrar os resultados conforme a necessidade. Outra maneira é consultando a planilha disponibilizada pela DIMAP, clicando aqui.

Dentro da página da DIMAP há um fluxograma do caminho da requisição, que você pode consultar clicando aqui. Mas os status que as requisições podem ter são:
1) PENDENTE DE AUTORIZAÇÃO CHEFE UNIDADE: autorização não foi encaminhada à DIMAP, está faltando autorização da chefia.
2) ENVIADA DIMAP:  requisição chegou no setor e está aguardando uma pré-análise da solicitação.
3) AGUARDANDO VISITA: a requisição foi pré-aprovada pela divisão e irá para a visita no local para verificação se realmente a solicitação poderá ser atendida ou não, caso sim, para um levantamento das quantidades de material e mão-de-obra.
4) EM ROTA DE VISITA: a requisição foi autorizada, os materiais já foram levantados e está aguardando a emissão da Ordem de Serviço para a execução.
5) FINALIZADO: o serviço sendo executado ou não, a requisição pode adquirir o status de FINALIZADO. A requisição é finalizada quando o serviço é executado ou caso a equipe técnica avalie a impossibilidade de execução. Se houver a necessidade de manutenção com o mesmo objeto de uma outra requisição já finalizada, é preciso abrir uma nova requisição.

Servidores que necessitarem de transporte, precisam procurar o Agente de Interface do transporte, na unidade de lotação, para que esse agente faça a solicitação pelo SIPAC. Outras informações na página da DITRAN.

A DITRAN tem como política agendar as viagens com motorista, pois o profissional está habituado com o veículo e possui habilidade para conduzi-lo, minimizando despesas com manutenção e a presença do motorista proporciona maior segurança e conforto à viagem. Uma vez que a viagem esteja em andamento, o motorista é um importante meio de comunicação com a DITRAN para resolver com agilidade possíveis imprevistos. Outras informações na página da DITRAN.

Os servidores que identificarem a necessidade de limpeza ou de coleta de resíduos, tanto resíduos comuns quanto laboratoriais, entrar em contato pelo e-mail dsurb@ufgd.edu.br. Outras informações na página da DSURB.

Os servidores que identificarem a necessidade de roçada, poda e/ou remoção de árvores, entrar em contato pelo e-mail dsurb@ufgd.edu.br. Outras informações na página da DSURB.

Os servidores que identificarem a necessidade de dedetização, entrar em contato pelo e-mail dsurb@ufgd.edu.br. Outras informações na página da DSURB.