Informações sobre colação de grau

Na próxima segunda-feira, dia 25/07, será realizada uma reunião com representantes de turma dos formandos 2022. A reunião ocorrerá às 9 horas, na sala 304, no prédio da reitoria da UFGD, que fica na Rua João Rosa Gões 1761, próximo ao Parque dos Ipês.

A colação de grau na Universidade Federal da Grande Dourados é um ato oficial, de caráter obrigatório para a emissão e registro do diploma. Em nenhuma hipótese a colação de grau é dispensada. A solenidade de colação de grau obedece o que está estabelecido
no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFGD (nos artigos 302 a 333), e na Resolução do CEPEC nº 118, de novembro de 2008

Segue um resumo do que está no regulamento e na resolução:

Só podem participar da solenidade de colação de grau os alunos habilitados, ou seja, os alunos que cursaram todas as disciplinas e atividades previstas na estrutura curricular (como estágios obrigatório, horas de atividades extensão, horas complementares, etc). Também é obrigatório que o formando não tenha nenhuma pendência junto à instituição (como documentos que não foram entregues na secretaria do curso, livros pendentes de entrega na biblioteca, entre outros).

A solenidade de colação é feita apenas uma vez por ano, para cada curso ou faculdade. A data é pré-fixada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), em acordo com as faculdades e com as comissões de formatura. Não existe possibilidade de fazer mais de uma cerimônia solene por ano, para diferentes turmas do mesmo curso.

Há várias situações que podem impedir o estudante de participar da colação de grau solene, como por exemplo: se ele estiver com alguma doença infecto-contagiosa; se sofrer algum acidente ou imprevisto causado por ação de outra pessoa; se ele serve ao exército e é chamado para alguma atividade militar no mesmo dia e horário; se algum parente próximo vier a falecer, se for convocado a prestar depoimento policial ou judicial na mesma data. Também há estudantes que conseguem integralizar a estrutura curricular (concluir todas disciplinas, estágios e outras atividades obrigatórias) somente após a realização da colação de grau solene.

Nessas situações em que o formando “perde” a data da colação de grau solene, ele deve entrar em contato com a secretaria acadêmica da sua faculdade para obter informações e solicitar a realização de uma colação de grau extemporânea, chamada informalmente de “colação de grau de gabinete”.

Em nenhuma hipótese é permitido que o estudante concluinte do curso envie um representante (mesmo com procuração) para a solenidade de colação de grau.

PROTOCOLOS A SEGUIR

Todos os formandos devem usar vestes talares no dia da solenidade de colação. Vestes talares para os formandos são: beca na cor preta, faixa na cor da área de conhecimento, capelo e canudo.

É obrigação dos estudantes constituir uma comissão de formatura, que representará os formandos perante à instituição. A comissão de formatura deve informar ao cerimonial, com antecedência, quem são o paraninfo, o patrono, o nome de turma, o juramentista, o orador e o representante da turma para receber o grau.

É importante saber que os discursos do orador e do paraninfo são obrigatórios, e devem ter no máximo dez minutos. A escolha de patrono é facultativo, e caso o patrono queira falar, deve dividir o tempo em comum acordo com o paraninfo, sendo 5 minutos para cada um. Se o paraninfo não puder comparecer no evento, não há possibilidade de nomear um representante para fazer a fala em seu lugar, é necessário que outra pessoa assuma oficialmente a função de paraninfo da turma.

Apenas o formando indicado pelo curso fará o juramento, e os demais colegas o acompanharão, em pé. O juramento por curso é feito com texto fornecido pelo cerimonial da UFGD.

Os formandos poderão homenagear até 5 pessoas, sendo professores e/ou técnicos da universidade previamente indicados. O tempo para as homenagens não deverá exceder a 10 minutos. A Comissão de Formatura deverá indicar previamente os acadêmicos que prestarão as homenagens. Os homenageados não têm direito à fala, apenas recebem a homenagem.

PROIBIÇÕES

Na cerimônia de colação de grau não é permitida a contratação de mestre de cerimônias. Não é permitido uso de efeitos especiais no espaço da solenidade (como chuva de prata, balões, serpentinas, faixas, gelo seco entre outros), nem se pode fazer uso de manifestações como uso de faixas, bandeiras de times, cornetas, apitos ou qualquer outro objeto sonoro ou visual. Não é permitido uso de fogos de artifícios no prédio da Instituição e/ou local da realização da sessão. Não se pode quebrar o protocolo para agradecimentos individuais ao vivo. É proibido o deslocamento do formando até a área dos convidados e vice-versa. Havendo quebra do regulamento pelo público e/ou pelos formandos, o presidente da sessão poderá encerrar a solenidade e a colação ocorrerá em gabinete, 6 meses após.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Divisão de Eventos