acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
12
2020

Vestibulares da UFGD inscrevem para 1.842 vagas em 40 cursos

  Atualizada: 12/11/2020
A maioria dos cursos está com inscrições abertas para o vestibular até dezembro e a taxa é de R$ 100

ufgd
Estudantes da UFGD em projeto do curso de Gestão Ambiental
 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para cinco vestibulares, oportunizando 1.842 vagas em 40 cursos de graduação presencial e a distância, para ingresso em 2021. Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário pagar matrícula ou mensalidade, apenas a taxa de inscrição de R$ 100.

O maior vestibular é o geral, para 33 cursos de graduação (982 vagas). Há ainda, o processo seletivo da Faculdade de Educação a Distância (PSEaD), com quatro cursos (700 vagas),  e três vestibulares específicos para as licenciaturas em Educação do Campo (60 vagas), em Letras-Libras (30 vagas) e Intercultural Indígena – Teko Arandu (70 vagas).

Aproximadamente 50% das vagas das graduações são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

O período de inscrição depende de cada vestibular. O da Faculdade de Educação a Distância encerrará as inscrições em 4 de dezembro, o do Teko Arandu em 26 de fevereiro e os demais em 14 de dezembro.
 
Juntos, os vestibulares irão selecionar candidatos interessados nas mais variadas profissões, por meio dos cursos de: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas (presencial e a distância), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física (presencial e a distância), Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física (presencial e a distância), Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (Bacharelado e Licenciatura a distância), Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Zootecnia.

Quem estiver em dúvida sobre qual curso escolher ou não se sentir convicto da opção que já assinalou, tem até o último dia de inscrição para fazer essa alteração no sistema.
  
SAIBA MAIS SOBRE CADA CURSO
 
ADMINISTRAÇÃO – Bacharelado

Administração é a ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização, ou seja, o gerenciamento de recursos financeiros e humanos para atingir objetivos. O administrador é o profissional que fica a cargo de gerir organizações como empresas, indústrias, órgãos públicos, entre outras. Sua principal função é atuar no processo de tomada de decisões e resolução de problemas relacionados à gestão organizacional.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno

Contato: coadmface@ufgd.edu.br

AGRONOMIA - Bacharelado
 
É a totalidade das ciências, técnicas e conhecimentos que regem a prática da agricultura. O profissional produz alimentos de origem vegetal e animal e é capaz de atuar em sua transformação, comercialização, assistência técnica e no gerenciamento de todos os setores ligados à cadeia produtiva e do agronegócio, buscando utilizar os recursos naturais renováveis de forma sustentável.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: agronomia@ufgd.edu.br
 
ARTES CÊNICAS – Bacharelado ou Licenciatura
 
São o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O acadêmico terá contato com as linguagens da cena contemporânea e reflexões sobre o fenômeno do teatro e suas dimensões estética, histórica e social. O bacharel pode trabalhar, entre outras funções, como ator, diretor de espetáculos, cenógrafo, figurinista e agente cultural. O licenciado pode atuar como professor de teatro em escolas, universidades, associações, entidades e organizações diversas.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: artes@ufgd.edu.br
 
BIOTECNOLOGIA – Bacharelado
 
É o estudo e o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados com fins produtivos. Ou seja, é a tecnologia baseada na biologia, sendo usada principalmente na agricultura, na ciência dos alimentos e na medicina. O bacharel atua na manipulação de organismos vivos ou parte deles para a produção ou a modificação de produtos, a melhoria genética de plantas ou animais e o desenvolvimento de microrganismos para fins específicos como, por exemplo, a produção de alimentos e bebidas.
Duração: 4 anos
Turno: Integral
Contato: fcba.graduacao@ufgd.edu.br

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Bacharelado
 
A Biologia é a ciência que estuda formas de vida, sua origem, evolução, como se organizam e como funcionam. O bacharel dominará assuntos referentes à fauna, à flora e aos seres humanos e suas relações entre si e com o meio ambiente. O biólogo atua buscando a melhoria da qualidade de vida humana e a preservação da biodiversidade. É comprometido com os resultados da sua atuação, possui conduta ética, humanística e de rigor científico.
Duração: 4 anos
Turno: Integral
Contato: fcba.graduacao@ufgd.edu.br
  
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura

Na modalidade licenciatura, o curso oferece sólida formação que envolve estudo e pesquisa a respeito da biodiversidade, sua origem, evolução e relações ecológicas. A partir de uma boa fundamentação pedagógica que envolve aspectos filosóficos, didáticos e de pesquisa educacional, o biólogo docente estará apto para atuar como professor-pesquisador, lecionando Ciências e Biologia tanto na educação básica quanto no ensino superior. Além disso, pode atuar como consultor pedagógico em órgãos da educação.
Duração: 4 anos
Turno: Presencial e a distância
Contato: fcba.graduacao@ufgd.edu.br

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Bacharelado
 
Diferentemente do que muitos acreditam, trata-se de uma ciência social e não exata. Consiste na ação humana que gera e modifica um patrimônio. Em Contabilidade, apesar das decisões serem baseadas em números e na riqueza disponível, mira-se o impacto no bem-estar social. O contador é o profissional responsável por fornecer informações úteis à melhor alocação dos recursos econômicos disponíveis, de modo a maximizar a riqueza de uma empresa, associação, cooperativa, nação ou de um indivíduo.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: cienciascontabeis@ufgd.edu.br

CIÊNCIAS ECONÔMICAS – Bacharelado
 
As Ciências Econômicas são um campo do saber que estuda a atividade econômica de uma sociedade, composta pela produção, distribuição e acumulação de bens. O profissional acompanha as tendências e as transformações nas relações socioeconômicas, intervindo na área de negócios e fomentando o desenvolvimento, seja no setor público ou no privado.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: economia@ufgd.edu.br
 
CIÊNCIAS SOCIAIS – Bacharelado
 
As três grandes áreas que compõem esta ciência são Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os profissionais possuem visão integral e crítica a partir de conhecimentos interdisciplinares sobre os fenômenos sociais, culturais, políticos e econômicos. Podem atuar na área de planejamento, consultoria, formação e assessoria em empresas, organizações não-governamentais e governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e no setor educacional.
Duração: 4 anos
Turno: Matutino
Contato: cienciassociais@ufgd.edu.br
  
DIREITO – Bacharelado
 
É a ciência que cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e os indivíduos da sociedade. O bacharel pode optar por tornar-se advogado, passando, após terminar o curso, pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir a carreira jurídica pública, atuando como juiz, promotor de justiça, advogado público, delegado de polícia, entre outras funções, mediante aprovação em concurso público.
Duração: 5 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: secdireito@ufgd.edu.br
 
EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura
 
É a promoção da saúde e da capacidade física dos seres humanos por meio da prática de atividades corporais. O profissional licenciado atuará no contexto escolar, levando em conta todas as particularidades relativas ao crescimento de educandos de todas as idades - Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio - em termos psicológicos e biológicos, com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes da importância da prática constante de atividades físicas bem executadas.
Duração: 4 anos
Turno: Presencial e a distância
Contato: sgdfaed@ufgd.edu.br

ENGENHARIA AGRÍCOLA – Bacharelado
 
Trata-se da engenharia que projeta tecnologias, técnicas e equipamentos necessários ao crescente desenvolvimento da produção agrícola de forma sustentável. O profissional planeja métodos de armazenagem, constrói silos e estufas. Propõe a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Constrói açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem. Trabalha no projeto de máquinas e equipamentos agrícolas, ocupando-se da mecanização do campo e da eletrificação rural.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: valdineysiqueira@ufgd.edu.br

ENGENHARIA CIVIL – Bacharelado
 
É a área que desenvolve projetos e gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. O profissional é responsável por projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, entre outras estruturas. Atua na análise das características do solo, no estudo da insolação e da ventilação do local e na definição dos tipos de fundação. Engenheiros civis podem trabalhar em construtoras, escritórios, indústrias e outras empresas.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: coordenacaoengcivil@ufgd.edu.br
 
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO – Bacharelado
 
É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores, periféricos e processos de automação. O engenheiro de computação usa seus conhecimentos no desenvolvimento de computadores e outros itens como sistemas que integram hardware e software. Produz máquinas específicas para serem usadas em diversos setores, além de uma gama de produtos e tecnologias para serviços de telecomunicações.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: marcospaulo@ufgd.edu.br
 
ENGENHARIA DE ALIMENTOS – Bacharelado
 
É um ramo da engenharia referente ao desenvolvimento, produção, conservação, processamento, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos e bebidas. O profissional atuará na produção de alimentos, transformando matérias-primas de origem vegetal e animal em bens de consumo. Poderá trabalhar nas indústrias de produtos alimentícios, insumos, equipamentos e embalagens, empresas de serviços, órgãos públicos, de fiscalização, de auditoria, de consultoria e instituições de ensino e pesquisa.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: coordengal@ufgd.edu.br
 
ENGENHARIA DE AQUICULTURA – Bacharelado
 
É o campo da engenharia voltado ao cultivo, à captura e à industrialização de organismos aquáticos. Este profissional trabalha para a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, como peixes, crustáceos, moluscos e plantas. Sua atuação compreende estudo, aplicação e criação de métodos e tecnologias para localizar, capturar, melhorar geneticamente e conservar tudo o que é produzido no meio aquático.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: eng.aquicultura@ufgd.edu.br
 
ENGENHARIA DE ENERGIA – Bacharelado
 
É o ramo da engenharia que visa otimizar o aproveitamento das formas primárias de energia. O profissional pode atuar na formulação de políticas públicas para o setor, no planejamento e no desenvolvimento de sistemas de geração, na transmissão e na distribuição energética, em projetos de racionalização de energia no setor industrial, em usinas sucroalcooleiras, em empresas de desenvolvimento de equipamentos para aproveitamento de energias alternativas e no segmento de educação profissional.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: faen.engenergia@ufgd.edu.br
 
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Bacharelado
 
Consiste no projeto, no aperfeiçoamento e na implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando preceitos éticos e culturais. O profissional pode atuar tanto no âmbito industrial quanto em prestadoras de serviços, instituições financeiras, repartições públicas, escolas, hotéis e comércio. Além disso, estará apto a empreender devido à sua formação técnica e gerencial multidisciplinar.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: eng.producao@ufgd.edu.br

ENGENHARIA MECÂNICA – Bacharelado
 
É o ramo da engenharia responsável pelo projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O profissional desenvolve, projeta, constrói e dá manutenção a máquinas e a equipamentos como veículos, aeronaves, embarcações, dispositivos médicos, robôs, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria. As oportunidades de trabalho vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: engmecanica.faen@ufgd.edu.br
 
FÍSICA – Licenciatura
 
A Física pode ser notada em tudo à nossa volta. É a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos e explica a maior parte de suas consequências. O profissional será formado para planejar e desenvolver diferentes experiências didático-pedagógicas em Física e elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, visando seus objetivos educacionais e de aprendizagem. Em função do baixo índice de professores de Física habilitados no País, são diversas as oportunidades de emprego para os licenciados.
Duração: 4 anos
Turno: Presencial e a distância
Contato: eduardobasso@ufgd.edu.br
 
GEOGRAFIA – Bacharelado ou Licenciatura
 
Geografia é a ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos, a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa. O geógrafo possui a função principal de planejar, organizar e otimizar o espaço e o território. Trata-se de um profissional com campo de atuação cada vez mais abrangente tanto na esfera pública quanto na privada. Possui um mercado em expansão nas áreas de consultoria ambiental, territorial e logística, além da tradicional presença no setor educacional.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: geografia@ufgd.edu.br

GESTÃO AMBIENTAL – Bacharelado
 
É uma área de conhecimento que visa resolver problemas em empresas e em diversas organizações seguindo as normas ambientais e a legislação vigente. Tem como foco o desenvolvimento sustentável. O bacharel atuará na avaliação de impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e no planejamento, no desenvolvimento e no gerenciamento de sistemas e de projetos de proteção e de controle ambiental.
Duração: 4 anos
Turno: Integral
Contato: fcba.graduacao@ufgd.edu.br

HISTÓRIA – Bacharelado ou Licenciatura
 
Ciência que estuda o passado e revela para as gerações futuras como viveram seus antepassados, em aspectos sociais, culturais, econômicos e cotidianos. O historiador tem como objetivo investigar os acontecimentos e interpretá-los, resgatando a memória da humanidade e ampliando a compreensão da condição humana. Faz uso de documentos e de análises de campo para construir fatos e versões, trabalhando em arquivos públicos e privados, casas de cultura e museus. Na licenciatura poderá atuar como professor.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: historia@ufgd.edu.br
 
LETRAS – Licenciatura
 
É o estudo da língua portuguesa, de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e outras línguas, a literatura brasileira e de outros povos. Na UFGD são duas habilitações – Inglês e Literatura. O profissional pode atuar nas escolas de ensino fundamental e médio ou de idiomas. Há também espaço em editoras, onde faz a preparação de originais, a revisão e a tradução de textos e nas áreas de interpretação e de secretariado bilíngue.
Duração:4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: letras@ufgd.edu.br

LETRAS-LIBRAS – Licenciatura
 
Os profissionais egressos do curso serão formados com a possibilidade de atuarem com as múltiplas faces da linguagem humana, a saber: no uso e no ensino de Libras mediante o desenvolvimento da proficiência na Libras; no uso e no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos mediante metodologia diferenciada considerando as diferentes modalidades entre a primeira língua (modalidade espaço-visual) e a segunda (modalidade oral-auditiva); no ensino de Libras – em magistério regular (nos ensinos Fundamental e Médio), em cursos variados, em aulas individuais e no magistério superior (como auxiliar de ensino); na atuação em projetos e em atividades de formação continuada e de capacitação de professores; na pesquisa – na carreira acadêmica, nas etapas superiores do mestrado e do doutorado (na teorização e na crítica); na pesquisa aplicada, produtora de materiais de apoio às diferentes áreas de atuação; na produção e/ou revisão de textos escritos em Língua Portuguesa na modalidade de primeira língua para acadêmicos ouvintes e segunda língua para os acadêmicos surdos; na produção e/ou revisão textos em Libras, editoração. Utiliza metodologias, estratégias e materiais de apoio que privilegiem o aluno como sujeito da aprendizagem.
Duração: 4 anos
Turno: A distância
Contato: direcaoeadufgd@ufgd.edu.br

LETRAS-LIBRAS – TRADUTOR/INÉRPRETE EM LIBRAS (Bacharelado)
 
Os conhecimentos, habilidades e competências desse egresso, em consonância com a Lei 12.319/2010, são: domínio das línguas implicadas em sua formação - Libras e Língua Portuguesa - em termos de sua estrutura, seu funcionamento e suas manifestações culturais; consciência das variedades linguísticas e culturais, recebendo e produzindo textos nas modalidades viso-gestuais e orais/escritos; capacidade de análise e de crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico: visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas que fundamentam sua formação profissional; capacidade de percepção e atuação em diferentes contextos interculturais de forma a assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias socioculturais, sendo capaz de pensar criticamente sobre os problemas da sociedade; entre outros.
Duração: 4 anos
Turno: A distância
Contato: direcaoeadufgd@ufgd.edu.br

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
 
O curso oferece duas habilitações: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Pretende capacitar profissionais para o processo educacional no campo e para as organizações de movimentos sociais diversos, habilitando-os a produzir conhecimentos que resultem em práticas de docência, liderança, pesquisa e intervenções socioeducacionais. O objetivo é fortalecer a educação no campo em Mato Grosso do Sul, visando a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e o consequente desenvolvimento sustentável.
Duração: 4 anos
Turno: Pedagogia de alternância
Contato: coordleduc@ufgd.edu.br

LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA "TEKO ARANDU"
 
O curso é voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá e promove atividades de ensino tanto na universidade quanto nas aldeias e nas escolas indígenas. A Licenciatura Plena em Educação Intercultural oferece habilitações em: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A formação objetiva uma educação inclusiva que promova a troca de saberes e de experiências entre os povos indígenas e a academia.
Duração: 4 anos
Turno: Pedagogia de alternância
Contato: licenciaturaindigena@ufgd.edu.br
 
MATEMÁTICA – Licenciatura
 
O saber matemático está presente nas mais elevadas esferas do pensamento científico e nas diversas aplicações tecnológicas, desempenhando um papel relevante na sociedade. O curso de Licenciatura é voltado para o exercício da docência nos ensinos Fundamental e Médio. O professor de Matemática possui espaço de destaque, sendo um profissional muito requisitado em todas as etapas da educação e em todas as regiões do País, o que oferece ao egresso oportunidades de emprego quase que imediatas.
Duração: 4 anos
Turno: Matutino ou noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: matematica@ufgd.edu.br

MEDICINA – Bacharelado
 
Parte do grupo das Ciências da Saúde, a Medicina objetiva descobrir a causa das doenças humanas, além de buscar sua prevenção e sua cura. O médico é um profissional com sólidos conhecimentos técnico-científicos fundados em bases humanistas, com postura ética, consciência, responsabilidade social e compromisso com a cidadania, capaz de comunicar-se bem, valorizando a relação médico-paciente. Pode atuar em consultórios e clínicas privadas, em órgãos de saúde pública, no setor filantrópico e na docência.
Duração: 6 a 9 anos
Turno: Integral
Contato: medicina@ufgd.edu.br

NUTRIÇÃO – Bacharelado
 
Estuda as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. O nutricionista planeja dietas e estuda a relação do homem com o alimento e suas implicações na saúde. Pode atuar em hospitais, programas de saúde pública, restaurantes de empresas, academias, consultórios, em orientação domiciliar, entidades sociais, asilos, restaurantes, supermercados, lanchonetes, ensino universitário, centros de pesquisa, catering e indústrias de alimentos.
Duração: 4 anos e meio
Turno: Integral
Contato: nutricao@ufgd.edu.br

PEDAGOGIA – Licenciatura
 
É a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. O pedagogo estará apto à docência, à gestão e à administração escolar voltadas para a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. O profissional também poderá atuar em espaços não escolares. O objetivo do curso é preparar pedagogos que conduzam os processos de ensino-aprendizagem em diversas instituições de cunho educacional.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno
Contato: sgdfaed@ufgd.edu.br

PSICOLOGIA – Bacharelado
 
Consiste no estudo dos processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e os fenômenos do comportamento humano. O profissional pode diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O psicólogo também pode atuar na orientação educacional em instituições de ensino e em diversos órgãos públicos e privados, auxiliando seus funcionários em questões relacionadas ao trabalho e em entrevistas de emprego.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: psicologia@ufgd.edu.br 

QUÍMICA – Bacharelado
 
É a ciência que estuda as matérias e suas propriedades. O bacharel torna-se um profissional em Química capacitado para atuar no setor produtivo e em centros de pesquisa, nos ramos da indústria química, de alimentos, combustíveis, fármacos, produtos petroquímicos, controle de qualidade, perícia, entre outros postos de trabalho. Pode também assumir responsabilidades técnicas como direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e consultoria de empresa.
Duração: 4 anos
Turno: Integral
Contato: quimica.bac@ufgd.edu.br  
 
QUÍMICA – Licenciatura
 
É a ciência que estuda as matérias e suas propriedades. O curso tem como propósito formar professores de Química com conhecimento sólido nas diversas subáreas desta ciência e com uma compreensão interdisciplinar do trabalho docente. Dessa maneira, busca-se atender, principalmente, a demanda por esses profissionais no estado de Mato Grosso do Sul.
Duração: Mínimo de 4 anos e máximo de 6 anos
Turno: Vespertino ou noturno
Contato: quimica.licenciatura@ufgd.edu.br 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Bacharelado
 
É o estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um estado e as empresas tenham como locus o Sistema Internacional. O profissional é quem realiza, muitas vezes, o entendimento entre governos de países distintos e empresas estrangeiras. Pode atuar na assessoria internacional aos estados e municípios, nas carreiras públicas (Itamaraty), em organismos internacionais e em empresas e ONG's de alcance global como analista.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno e aos sábados pela manhã e à tarde
Contato: secri@ufgd.edu.br
 
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Bacharelado
 
Consiste no desenvolvimento de mecanismos elaborados para coletar dados, guardá-los, processá-los e transmiti-los, objetivando tornar o acesso a eles muito mais simples aos que buscam por informação. O bacharel identifica soluções capazes de apoiar os processos de negócio das organizações e obtém rápida inserção no mercado de trabalho, podendo atuar em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação (TI).
Duração: 4 anos
Turno: Noturno
Contato: coordenacaosi@ufgd.edu.br

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Habilita profissionais para planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Especifica e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Duração: 2 anos
Turno: A distância
Contato: direcaoeadufgd@ufgd.edu.br

ZOOTECNIA – Bacharelado
 
Derivada da Biologia, é a ciência que estuda as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis para obtenção de alimentos e outras finalidades que beneficiem os seres humanos e a economia de maneira sustentável. O zootecnista atua principalmente na produção, no controle de reprodução, no melhoramento genético e na nutrição animal. Realiza desde o planejamento de projetos de instalações para produção animal até o desenvolvimento de dietas e a supervisão de vacinas.
Duração: 5 anos
Turno: Integral
Contato: zootecnia@ufgd.edu.br  
 
CONTATOS

Todas as informações sobre os vestibulares estão publicadas na página: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/centro-de-selecao/selecao-na-ufgd
 
As dúvidas podem ser solucionadas por meio de mensagem para o e-mail: vestibular@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp nos números: (67) 99298-6974 / 99332-4046, com expediente das 7h às 17h.

Jornalismo ACS/UFGD

Fotos: Arquivo
 

ufgd, ufgd
Projeto do curso de Agronomia
 

ufgd
Formatura da primeira turma do Teko Arandu
 

ufgd
Arquivo
 

ufgd
Sala de aula virtual do curso de Libras, oferecido pela Faculdade de Educação a Distância
 




    Fotos