acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
27
2026

UFGD promove evento integrado sobre formação docente, diversidade e inclusão

  Atualizada: 27/08/2026
Seminário do PIBID, Encontro do PIBID Equidade e Semana Bilíngue da FAEAD serão realizados de 28 a 30 de setembro, com transmissão pelo YouTube

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2026, o III Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFGD). Nesta edição, a programação será desenvolvida em parceria com o I Encontro do PIBID Equidade da UFGD e a IV Semana Bilíngue da Faculdade de Educação a Distância (FAEAD).

 

As atividades presenciais acontecerão no Auditório Central da UFGD, localizado na Unidade 2, na Rodovia João Totó da Câmara, 4.200, Cidade Universitária, em Dourados (MS). A programação também será transmitida ao vivo pelo canal do PIBID/UFGD no YouTube.

 

Com o tema “Interfaces na formação inicial para a/na diversidade: conexões entre a UFGD e as escolas de Educação Básica”, o evento reunirá estudantes, professores, coordenadores, supervisores e demais profissionais interessados na formação docente e na Educação Básica.

 

O seminário será um espaço de avaliação institucional, divulgação de produtos educacionais e socialização de experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID. A proposta é fortalecer a aproximação entre a universidade e as escolas, além de promover reflexões sobre os desafios da formação inicial de professores em contextos marcados pela diversidade social, cultural e linguística.

 

Concomitantemente ao III Seminário do PIBID/UFGD, será realizado o I Encontro do PIBID Equidade da UFGD. A iniciativa amplia as discussões sobre a formação de professores comprometida com a inclusão, a equidade e o reconhecimento das diferentes realidades presentes nas escolas brasileiras.

 

A programação também contará com a IV Semana Bilíngue da FAEAD, que terá como tema “Sinais que transformam: arte, sustentabilidade e cultura surda”. As atividades buscarão valorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cultura surda e as práticas educacionais bilíngues, articulando esses conhecimentos com a arte e a sustentabilidade.

 

A realização conjunta dos três eventos amplia o espaço de diálogo e colaboração entre diferentes programas, projetos, áreas do conhecimento e modalidades de formação. A iniciativa também reafirma o compromisso da UFGD com uma educação inclusiva, equitativa, intercultural e socialmente referenciada.

 

As inscrições e outras informações sobre a programação estão disponíveis na página do evento. Todos os participantes receberão certificado.
 

Divisão de Jornalismo e Divulgação do Conhecimento - DJOC/DADIC/GABRTR/UFGD
 

III Seminário PIBID

Divulgação

 

 



    Fotos