UFGD divulga lista dos filmes inscritos na 8ª Mostra Audiovisual de Dourados

Atualizada: 01/10/2021
A comissão de seleção irá analisar os inscritos e definir os finalistas que serão exibidos na Mostra Competitiva de Curtas e poderão receber premiação de até R$ 5 mil

A organização da 8ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) publicou hoje (01/09) a relação das inscrições homologadas e não homologadas dos interessados em concorrer ao Prêmio Curta do Mato e ao Grande Prêmio MAD. Quem quiser entrar com recurso tem até 8 de outubro para enviar o pedido para o e-mail: madufgd@gmail.com.

No Prêmio Curta do Mato, 49 filmes curta-metragens (com duração de até 18 minutos) tiveram a inscrição homologada. Por meio dessa premiação, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) incentiva a produção audiovisual local, já que só podem participar desse grupo os filmes em que os responsáveis pela obra sejam moradores de Mato Grosso do Sul.

Entre os homologados, a categoria com maior quantidade de filmes inscritos é a de Experimental/Arte, com 20 curtas, seguida pela de Videoclipe, com 12 curtas, a de Ficção com sete curtas, a de Documentário com sete curtas e a Trash com três curtas. Desses 49 filmes, a comissão de seleção escolherá os cinco melhores em cada categoria para exibição na Mostra Competitiva de Curtas, que ocorrerá de 18 a 21 de novembro, em plataforma digital, como medida de biossegurança contra covid-19.

Para o Grande Prêmio MAD, em que podem concorrer produções de outros estados brasileiros, foram 57 inscrições homologadas. Dessas, a comissão de seleção definirá até 10 finalistas para exibição na Mostra Competitiva de Curtas. Apesar de mais aberta, a valorização do cinema de MS também faz parte desse prêmio, já que entre os 10 finalistas, até cinco deverão ser, por ordem das notas, produções de proponentes que residem no estado.

Para a seleção, foram aceitos as obras filmadas/produzidas a partir de 2015 e os critérios para análise serão: roteiro, direção, fotografia, direção de arte, montagem, som e adequação à categoria.

Além da exibição na Mostra, os 25 finalistas do Prêmio Curta do Mato e os 10 finalistas do Grande Prêmio MAD concorrerão a prêmios em dinheiro no valor de R$ 5 mil para o vencedor do Grande Prêmio MAD, de R$ 2 mil para cada categoria do Prêmio Curta do Mato e de R$ 1 mil para Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia Cinematográfica, Melhor Montagem e Melhor Atuação entre os proponentes do Prêmio Curta do Mato, totalizando R$ 20 mil em premiações.

DATAS IMPORTANTES DA MAD

Organizada pela Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), a MAD entrou em sua 8ª edição e está consolidada na programação artística da UFGD.

Após o período de recursos sobre as inscrições homologadas e não homologadas, a comissão de seleção terá de 13 a 23 de outubro para analisar os curtas e divulgar os selecionados em cada categoria, primeiramente com o resultado preliminar em 26 de outubro e depois com o resultado final em 16 de novembro. Os finalistas serão exibidos pela internet de 18 a 21 de novembro, para acesso de todos os interessados em conhecer e prestigiar o cinema de MS. Já o anúncio dos vencedores em cada categoria será feito em 25 de novembro e a organização está em tratativas com a Fundação de Cultura de MS para a realização do show de encerramento.

Durante a programação da 8ª Mostra Audiovisual de Dourados também ocorrerão mostras paralelas com filmes infantis e indígenas e sessões especiais em homenagem ao cineasta Joel Pizzini, que serão divulgadas em breve.

CONTATO

Informações adicionais poderão ser obtidas na COC/PROEX/UFGD pelo correio eletrônico nos endereços cultura@ufgd.edu.br ou madufgd@gmail.com. Todos os documentos e editais referentes à 8ª Mostra Audiovisual de Dourados serão publicados na página https://editais.ufgd.edu.br/processo/211/processo.

mad