Junho

Governo federal nomeia integrante da lista tríplice como reitor da UFGD

Atualizada: 23/06/2022

Jones
Professor Jones Dari Goettert

Foi nomeado por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União de hoje, 23 de junho de 2022, o professor Jones Dari Goettert como reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Jones é docente da UFGD desde 2006, onde leciona nos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Humanas (FCH). Antes disso, foi docente da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de Mato Grosso. O professor também foi diretor da FCH/UFGD no período de 2015 a 2019.

Jones é um dos três professores cujos nomes compunham a lista tríplice encaminhada ao MEC em abril de 2019, definidos pelo Colégio Eleitoral da UFGD, em eleição realizada em 21 de março de 2019. O decreto presidencial publicado hoje menciona o mandato de quatro anos, justamente porque a nomeação do professor é resultante do processo de eleição transcorrido em 2019.

Após a nomeação oficial, é necessária a cerimônia para posse oficial do cargo, que deve acontecer em Brasília-DF, nos próximos dias.

Na manhã de hoje (23/06), o docente, já nomeado, falou durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) da UFGD sobre o desafio que tem pela frente. “É a retomada da autonomia da universidade, da busca pela construção de um projeto de universidade, bloqueado nos últimos três anos. Para tanto, precisaremos de todas e de todos, independentemente do lugar em que estavam, em que estão e em que estarão. Será uma construção coletiva, democrática, aberta e transparente desta instituição, que é uma das mais importantes de Mato Grosso do Sul e da região de fronteira e extremamente importante para um conjunto de pessoas, mulheres e homens, que dependem dela.

É com essas gentes que precisaremos e daremos continuidade à UFGD, que é nossa. E esse ‘nossa’ é um conjunto de coletividades internas e externas à universidade. O diálogo é o princípio que deve nos guiar sempre, mesmo sabendo que existem situações difíceis e complexas, como a que nos encontramos no Brasil, de ataques à universidade e à educação públicas, tudo aquilo que defendemos historicamente.

Será uma busca permanente, volto a dizer, independentemente do lugar onde estávamos, estamos e estaremos. A busca pelo diálogo será um princípio nosso e das pessoas que estarão conosco nesses próximos anos. Nesse sentido, talvez pouco dependa de mim e muito vai depender da gente. É com vocês que poderei caminhar esse percurso, de muita entrega, de muita luta, de muita solidariedade e de muita paixão. Pois, é isso que nos move, essa paixão pela universidade, pela UFGD e, principalmente, pelas gentes que mais precisam dessa instituição. Um conjunto de estudantes, de servidores, de profissionais de outras empresas que aqui trabalham, que fazem com que essa universidade exista. É com esse espírito que vamos construir juntos”.