acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: PESQUISA DEMONSTRA COM NÚMEROS COMO REABRIR DE FORMA CORRETA SEU ESTABELECIMENTO APÓS O LOCKDOWN


    Um modelo quantitativo matemático desenvolvido por matemáticos e estatísticos revela que o vírus da COVID-19 pode manter-se sob controle dentro de sua empresa a partir de medidas implementadas com empregados que não estão trabalhando em home office. Essas atitudes ajudam também o balanço de caixa da empresa, afirmam.  

    Nos EUA, onde a taxa de infecção não se estabilizou desde o começo da pandemia, 158.000 pessoas já morreram vítimas da COVID-19. Apesar da escolha de todos os estados da federação em afrouxar o lockdown desde maio, a fim de salvar a economia, 14 milhões de norte-americanos perderam seus empregos durante o segundo bimestre de 2020, havendo uma queda de 9,5 % na taxa de emprego. 

    Como ajudar empreendedores a decidirem como eles devem reabrir seus estabelecimentos de forma segura? Pesquisadores em estatística e matemáticos desenvolveram um modelo de ferramenta para medir a disseminação das infecções e, ao mesmo tempo, os impactos financeiros advindos das medidas de segurança. Os resultados foram publicados hoje no Frontiers in Applied Mathematics and Statistics. 

    "Nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta simples para empresários planejarem a reabertura de seus estabelecimentos", diz o autor coordenador Prof. Hongyu Miao, Diretor do Centro de Colaboração em Bioestatística e do Banco de Dados da Saúde da Universidade do Texas, localizado em Houston, Texas. 

    Os autores mostram com números que, sob uma ampla gama de medidas, a reabertura do seu negócio só será viável se pelo menos estas atitudes forem adotadas: o uso de óculos, luvas e máscaras (quando os funcionários não estiverem sozinhos), lavagem frequente das mãos, higienização do local de trabalho, distanciamento social, monitoramento da temperatura corporal e quarentena de funcionários expostos assim como os doentes. Essas precauções não apenas controlarão a propagação de covid-19 dentro da empresa, mas também maximizarão seu lucro líquido de acordo com as premissas do modelo.

    “Mostramos que uma entidade empresarial pode ter uma boa oportunidade de gerar lucro líquido positivo após a reabertura se as medidas de proteção necessárias forem implementadas com rigor”, avisa Prof. Hongyu Miao. “Também é muito importante monitorar o número de infecções por meio de testes e rastreamento de contato, especialmente no estágio inicial de reabertura.”
 

álcool em gel

 

Fonte: Disponível em: https://blog.frontiersin.org/2020/08/11/mathematicians-show-how-to-best-reopen-your-business-after-lockdown/
Acesso em: 30/09/2020.

 
 
 
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.