Fevereiro
2019

ENERGISA ignora tentativas de solução e alunos da UFGD e UEMS iniciam as aulas sem iluminação na avenida principal da Cidade Universitária

Atualizada: 12/02/2019
Por conta de uma inesperada cobrança de “contas de energia pendentes de pagamento por parte da UFGD” à concessionária ENERGISA, as Universidades Federal e Estadual vêm sofrendo com a falta de luz no Canteiro Central da Avenida Principal, desde o final de dezembro do ano passado. Sendo assim, a Administração Central e Prefeitura Universitária vêm a público esclarecer os fatos:

- Em dezembro de 2018, a concessionária contratada ENERGISA entrou em contato com o Prefeito Universitário da UFGD para tratar das faturas de energia elétrica “que estavam em atraso” por parte da Universidade, contratante do serviço.

- Após levantamento realizado pela Prefeitura Universitária, foi possível identificar que tais faturas detectadas pela ENERGISA, referiam-se à rede de iluminação pública do canteiro central da avenida principal da Cidade Universitária de Dourados, que abriga a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

- Cabe ressaltar que a referida iluminação, existente desde 1994, não atende única e exclusivamente a UFGD, mas também a UEMS, tendo sido projetada e executada inicialmente para atendimento do Estado em demandas da UEMS.

- Por não concordar com a cobrança e não saber a partir de qual formalização tais faturas foram repassadas para a UFGD, o Prefeito Universitário entrou em contato com a ENERGISA para tratativas e busca de solução conjunta, mas apesar disso, no final do mês de dezembro, sem qualquer comunicação prévia à UFGD ou à UEMS, foi realizado um corte abrupto na iluminação pública do local.

- Por fim, após inúmeras tentativas de que a energia fosse religada, a Universidade não conseguiu seu objetivo perante a ENERGISA, uma vez que esta, mantém sua posição de permanecer com o corte no fornecimento de luz, prejudicando milhares de alunos, professores e técnicos que frequentam a Universidade no período noturno.

UFGD e UEMS, estão trabalhando juntas na busca de soluções para esta, que é considerada uma situação de alta gravidade. Todas as medidas estão sendo tomadas para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Sendo assim, a UFGD conta com a compreensão de toda a comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Reitoria