acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
17
2025

Bar do FIT terá Dovalle e Navalha como atrações

  Atualizada: 17/09/2025
Programação promete encontros, risadas e boas conversas entre artistas e público


 

Como já é tradição no Festival Internacional de Teatro (FIT) de Dourados, o Bar do FIT marca presença nesta 11ª edição. O espaço tem como proposta reunir, após os espetáculos, artistas, profissionais da cena e público em geral para momentos descontraídos, de trocas, risadas e boas conversas que aproximam ainda mais a comunidade cultural da cidade.

Na primeira semana, o encontro acontece no Sucata Cultural, no dia 20 de setembro, a partir das 21h, com a apresentação especial do cantor Dovalle, logo após o espetáculo “Quem matou o morto”, da Cia. Theastai de Artes Cênicas (Dourados/MS).

Já na segunda semana, o Bar do FIT será realizado no Casulo – Espaço de Cultura e Arte, no dia 26 de setembro, com a performance da artista Navalha, de Campo Grande, após a apresentação do espetáculo “Aquele, Aquela Menos Ela”, da atriz Liz Sória (Campo Grande/MS).

O FIT acontece de 18 a 27 de setembro em diversos espaços da cidade, com programação totalmente gratuita. Reconhecido como o maior festival de artes cênicas de Mato Grosso do Sul, o evento reunirá 15 grupos teatrais de várias regiões do país, além de companhias douradenses, reafirmando Dourados como um importante polo cultural no Estado.

Além das apresentações, o festival também abre espaço para a formação artística, com oficinas, mesas-redondas e uma palestra cênico-literária, proporcionando experiências práticas e reflexivas a artistas, estudantes e interessados em teatro.

O encerramento do FIT será marcado pela fusão entre música e cena: no dia 27 de setembro, às 22h, a cantora e compositora carioca Letrux sobe ao palco do Parque do Ipês, logo após a apresentação da Orquestra UFGD, que há 10 anos desenvolve a prática musical com músicos da comunidade.

Para garantir o acesso do público, a UFGD disponibilizará transporte gratuito para os espetáculos realizados na Unidade 2 (Cidade Universitária), com saídas da Reitoria (Unidade 1 – antigo Ceud) e da Praça Antônio João, antes de cada sessão, e retorno ao final das apresentações.

O FIT é uma realização da UFGD e do SESC/MS, com apoio da FUNAEPE, Prefeitura de Dourados, Casulo – Arte e Cultura, Sucata Cultural e UEMS. A edição integra as comemorações pelos 20 anos da UFGD.

Quem são os artistas

fit

DOVALLE – Ator, cantor e compositor, transita por músicas românticas, bregas, boleros e sambas. Suas composições traduzem a vida brasileira no contexto latino-americano. Filho de caminhoneiro e costureira, aprendeu desde cedo sobre amor e saudade ao som de uma máquina de costura Singer. Suas músicas reúnem memórias populares e novas sonoridades alternativas da América Latina, criando um estilo próprio e singular.

 

fit
NAVALHA – DJ, cantora e performer, construiu sua trajetória artística entre a música e as artes cênicas. Seu show é uma experiência intensa em que corpo, voz e som se fundem, criando performances autênticas e transformadoras. O nome artístico é inspirado em Maria Navalha, figura mítica dos terreiros de umbanda, malandra ligada às noites da música brasileira. No palco, a artista mescla ritmos contemporâneos com referências da música nacional, proporcionando ao público uma vivência sensorial e única.
 

 




    Fotos