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Capacitação de Professores Indígenas em Alfabetização


Uma Iniciativa da FAIND com Apoio da FUNAEPE, Secadi-MEC e COMESP



 

Entre os dias 9 e 13 de dezembro, a FAIND encerra as atividades de 2024 com a realização da primeira fase do Curso de Formação Continuada em Alfabetização para Professores Indígenas Guarani e Kaiowá. Este projeto de extensão, organizado pela Faculdade Intercultural Indígena, conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE) e recursos do Programa Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, da SECADI/MEC, em parceria com a Coordenadoria de Modalidades Específicas (COMESP) da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do curso é capacitar professores indígenas do sul de Mato Grosso do Sul para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase em alfabetização, letramento e numeramento. A formação está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena e ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, visando garantir a alfabetização plena até o 2º ano do ensino fundamental.

Com uma carga horária de 200 horas, o curso é estruturado em duas fases presenciais, chamadas "Tempo Universidade", e em atividades práticas realizadas nas comunidades, denominadas "Tempo Comunidade". Ao todo, participam 100 professores e professoras indígenas, entre alfabetizadores e gestores dos anos iniciais, representando escolas indígenas dos municípios de Dourados, Paranhos, Amambai, Antônio João, Caarapó e Tacuru.




 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Diretoria FAIND
Nome responsável:
Maria Aparecida Mendes de Oliveira
Email:
MariaOliveira@ufgd.edu.br
Telefone:
2620
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