acessibilidade

Início do conteúdo da página

IPAMTEC começa a ser construído e ficará pronto em 10 meses


A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE) em parceria com a UFGD iniciou na semana passada, 16 de abril, a construção do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas - IPAMTEC.

Serão aproximadamente 2.700 m² de área a ser construída e o prazo de finalização das obras será de 10 meses podendo inclusive ser reduzido. Isto só será possível devido ao método construtivo adotado, que conta com um modelo de tecnologia totalmente limpa e inovadora e muito empregado em países de primeiro mundo, denominado Light Steel Frame (LSF), onde as estruturas são leves e pré-fabricadas e não utilizam tijolo ou argamassa, sendo que o concreto é empregado apenas nas fundações.

Além do benefício ambiental e econômico – uma vez que o custo é similar ao de uma obra comum – o tempo de construção é o grande diferencial desse sistema, uma vez que no sistema convencional essa obra levaria aproximadamente 36 meses. Outro grande diferencial dessa obra é que a mesma já teve o projeto aprovado com o certificado PBE Edifica - Selo Procel - que é um Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho a eficiência energética e, após a finalização da obra, a mesma receberá o certificado de eficiência energética. Esse certificado é emitido pelo Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL Edifica.
 

 

 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Nome responsável:
Andréa Sette
Email:
reitoria.comunicacao@ufgd.edu.br
Telefone:
3410.2702