Novembro

Prazo para Avaliação de Disciplinas do segundo semestre tem início hoje

Atualizada: 23/11/2018
Processo tem como objetivo aperfeiçoar ensino, currículo e infraestrutura dos cursos da UFGD

De hoje (23) até o dia 19 de dezembro, está disponível o formulário para a Avaliação de Disciplinas dos Cursos de Graduação da UFGD, aplicada a todas as disciplinas ofertadas no segundo semestre. Este é um instrumento que auxilia coordenadores de cursos e diretores das faculdades a identificar as potencialidades e fragilidades de cada curso de graduação. Todos os estudantes e professores podem participar.

O sistema garante o anonimato dos participantes e a Comissão Própria de Avaliação garante a imparcialidade dos resultados. Os resultados individuais de cada disciplina serão divulgados aos professores titulares da respectiva disciplina, enquanto os resultados globais do conjunto de disciplinas de cada curso serão de ampla divulgação.

Para participar, é preciso acessar o Sigecad, tanto dos alunos quanto dos professores. É possível responder imediatamente, responder posteriormente ou ainda, negar-se a participar. Neste caso, a negativa tornará inviável a participação na pesquisa neste semestre. Caso o participante inicie o processo respondendo algumas questões e saia do sistema, estas ficarão salvas até que o mesmo possa retornar e finalizar o questionário.

É possível analisar, dentre outros fatores, se o plano de aula foi cumprido, o desenvolvimento das metodologias de ensino, se o professor utilizou tecnologias de informação, se as avaliações foram compatíveis com o conteúdo trabalhado em sala de aula, etc. O estudante também pode se autoavaliar, respondendo, por exemplo, se foi assíduo durante as aulas, se manteve uma rotina de estudos, se procurou o professor para sanar dúvidas, dentre outros.

É importante salientar que a Avaliação de Disciplinas é um feedback aos professores, ao dar voz aos estudantes de modo estruturado em relação a práticas pedagógicas adotadas, de modo que possa colaborar para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem e melhoria das notas em avaliações externas de reconhecimento dos cursos.

No primeiro semestre, 75% dos acadêmicos e 83% dos docentes participaram da pesquisa e os resultados dessa avaliação podem ser conferidos pelo link: https://sistemas.ufgd.edu.br/sai/portal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 67-3410-2760.

Fonte: Jornalismo ACS-UFGD