acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
16
2019

Grupo Gibão Alaká leva identidade afro-indígena brasileira ao palco do Festival Douradense de Música nesta quarta-feira

  Atualizada: 16/10/2019
Mantendo base jazzística, a banda cria um diálogo rítmico entre bateria, percussão, cordas e instrumentos de sopro, expondo ritmos brasileiros desconhecidos do grande público

Tendo como característica a inserção de ritmos regionais nordestinos e afro-indígenas brasileiros no universo da música instrumental, o grupo Gibão Alaká, de São Paulo (SP) é a atração desta quarta-feira (16) do Festival Douradense de Música (FESDOM). A entrada, como em todos os dias de evento, é gratuita e aberta a toda a comunidade.

A apresentação tem início às 20 horas, no Teatro Municipal de Dourados, e promete um diálogo rítmico entre bateria, percussão e cordas, sem fugir da base jazzística que é o alicerce sobre o qual a banda foi formada. A ideia é expor as diversas linguagens musicais brasileiras originadas nas culturas indígena e africana, muitas vezes desconhecidas do grande público, sendo apenas praticadas em suas regiões de nascimento.

Em 2018, o Gibão Alaká lançou seu primeiro álbum, “Procissão em Maracatu”, título que relaciona uma manifestação cristã a uma música/dança afro-indígena brasileira, apresentando um cortejo de ritmos variados, com melodias distintas e de locais diferentes, que, como numa procissão religiosa, se unem para enaltecer um propósito maior: a música do Brasil de descendência afro-indígena.

O segundo trabalho do grupo, “Ipadé a Èsú” (cerimônia de oferenda Candomblé), faz conexão com o primeiro disco e foca a pesquisa da linguagem musical das nações afro-brasileiras Ketu, Cabinda e Candomblé, com transposição dos ritmos para o formato instrumental.


FESDOM

De acordo com a coordenadora de Cultura da UFGD, Ângela Watte Schwingel, a finalidade maior do FESDOM é estimular a reflexão e o aprimoramento das atividades musicais desenvolvidas no Estado, democratizando e difundindo o acesso aos bens culturais. “Ações como esta são entendidas pela Coordenadoria de Cultura da UFGD como meio de inclusão e interação cultural com a sociedade, consolidando e promovendo a articulação de saberes, qualificando e enriquecendo a vida social e cultural em Mato Grosso do Sul”, afirma.

A programação se estende até o dia 18 de outubro, com espetáculos musicais de vertentes diversas, incluindo trabalhos de artistas de outros estados. Neste ano, o FESDOM conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e do Espaço Jatobá Café e Lazer.


SERVIÇO

Atração: Gibão Alaká

Data: 16 outubro, às 20h

Entrada: gratuita

Local: Teatro Municipal de Dourados

Confira aqui a programação completa do FESDOM 2019.

FESDOM
Grupo se apresenta a partir de 20h, no Teatro Municipal


 

FESDOM
A atração de hoje (16) do FESDOM é o grupo Gibão Alaká



 




    Fotos