Julho

Abertas as inscrições para o IV Seminário Formação Docente

Atualizada: 09/07/2019
Com o tema "Intersecção entre Universidade e Escola", evento acontece em setembro

Articulado com a demanda apresentada pelo cenário político educacional atual, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) realizará, entre os dias 09 e 11 de setembro de 2019, o “IV Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola” com a temática “Educação pública em tempos de reformas”. O evento irá acontecer no Anfiteatro do Bloco A da UEMS, na Cidade Universitária.

Além de assistir palestras e mesas redondas, os participantes terão a oportunidade de expor suas pesquisas em comunicações, relatos de experiência e pôsteres. Os trabalhos apresentados poderão ser submetidos aos anais do evento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de agosto, com submissão de trabalho, ou até 09 de setembro para quem pretende participar apenas como ouvinte. Haverá emissão de certificado de 40h.

Acesse a programação completa e mais informações sobre inscrição e normas para submissão de trabalho pelo site https://www.geppef.com.br/.

Saiba mais

O GEPPEF foi criado em 2016, como iniciativa de professores da UFGD e da UEMS, a partir da identificação de uma necessidade em reunir docentes, alunos de graduação de pós-graduação e profissionais das redes de ensino interessados em discutir a temática da formação de professores.

O seminário integra uma das atividades do grupo e, nas duas últimas edições, contou com mais de 300 inscritos – alunos, professores e pesquisadores de vários estados como SP, MS, MT, GO e DF. Pretende-se cumprir a dupla função: reunir pesquisadores e acadêmicos de instituições de ensino superior que investigam questões ligadas à formação docente e articular-se aos profissionais da educação básica, visando “a aproximação da universidade com a escola permitindo que a própria universidade se aproprie de um conhecimento da realidade que a fará repensar o seu ensino e a sua pesquisa” (Paulo Freire, 2006, p.81-82).

Neste ano, o evento contará com a presença de importantes pesquisadores no campo da formação de professores, entre eles os professores doutores Elizeu Clementino de Souza (UNEB), Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP), Dalila Andrade Oliveira (UFMG), Selma Garrido Pimenta (USP), Vitor Henrique Paro (USP).

Contato: geppefdourados@gmail.com