"Discente da FCA realiza Mobilidade Acadêmica Internacional na França pelo Programa BRAFAGRI"

A acadêmica do curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD, Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial, foi a primeira aluna aprovada nos editais ESAI/BRAFAGRI a realizar Mobilidade Acadêmica no Institut Agro - Montpellier, França. A acadêmica embarcou para a França no final do mês de agosto, onde deve permanecer em mobilidade pelo período de um ano, cursando disciplinas e realizando atividades associadas ao curso.

No seu primeiro mês de experiência, já realizando suas atividades e provas na instituição francesa, a acadêmica está muito feliz e otimista. "Desde pequena eu sempre sonhei em estudar no exterior, mas nada poderia superar a realidade que me esperava aqui. Realmente sou muito grata ao programa e a universidade, pela oportunidade de alcançar essa grande conquista, a primeira de muitas", relata a Isabella.

A Mobilidade Acadêmica é fruto do projeto intitulado "Cooperação Brasil-França para aprimoramento na Formação de Profissionais de Ciências Agrárias”, aprovado no Programa BRAFAGRI e coordenado, na FCA, pelo professor Dr. Mábio Silvan José da Silva.

O BRAFAGRI é um programa de intercâmbio de alunos de graduação e missões de trabalho para equipes de professores. A iniciativa é voltada às Ciências Agronômicas, Agroalimentares e Veterinária e seu funcionamento se dá por meio de parcerias entre universidades brasileiras e instituições francesas.

A assinatura dos acordos de cooperação com as universidades francesas: AgroParis Tech (Paris), Institut Agro (Agrocampus Ouest – Rennes e Montpellier SupAgro - Montpellier), Oniris (Nantes) e VetAgro Sup (Clermont Ferrand), permite a mobilidade acadêmica entre alunos de graduação da UFGD e das Instituições francesas. Os alunos dos cursos contemplados pelos projetos BRAFAGRI aprovados na UFGD (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura, Zootecnia e Engenharia de Alimentos) poderão realizar a mobilidade acadêmica. A realização da Mobilidade está condicionada a aprovação dos acadêmicos em editais específicos do ESAI/BRAFAGRI.

Os acordos preveem ainda a possibilidade do desenvolvimento conjunto de pesquisas entre professores da UFGD e das instituições francesas, bem como a realização de intercâmbio entre alunos do mestrado e doutorado (sem auxílio do programa BRAFAGRI/CAPES).

Acadêmica Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial

Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial

Prof. Mábio

Prof. Mábio em visita ao Institut Agro Montpellier