acessibilidade

Início do conteúdo da página

Exposição de Cartazes na Biblioteca Central


O evento "Exposição de Cartazes: Movimentos sociais e Direitos Humanos, 1979-1993", foi idealizado e organizado através de uma parceria entre a DIREF Divisão de Referência da Biblioteca Central (DIREF/CSB/RTR/UFGD) com o Centro de Documentação Regional (CDR/FCH/UFGD), o evento ocorrerá nas dependências da Biblioteca Central, entre os dias 03 a 05/12/2019.

Exposição de Cartazes: Movimentos Sociais e Direitos Humanos, 1979-1993.

Esta Exposição reúne uma pequena parte da coleção de cartazes do Centro de Documentação Regional (CDRD), que abriga cartazes produzidos em MS e região a partir de 1979, com mais de mil unidades de diversas temáticas, como festas, eventos científicos, movimentos sociais, atuação governamental, comerciais (empresas e individuais), entre outras. A coleção encontra-se organizada por ano de produção e todo o acervo está disponível para consulta no CDR.

É a primeira exposição que fazemos com esse acervo e seu tema – Movimentos sociais e Direitos Humanos ­foi escolhido como alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser comemorado em 10 de dezembro, data em que se celebram também os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Exposição compreende o período entre 1979 (data do cartaz mais antigo da Coleção e também o ano da implantação do Estado de Mato Grosso do Sul) e 1993, que marca os 10 primeiros anos de existência do CDR e os 10 anos do assassinato do líder indígena Marçal de Souza Guarani, além de ter sido o Ano Internacional dos Povos Indígenas no Mundo (definido pela ONU).

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
DIREF/CSB/RTR/UFGD e CDR/FCH/UFGD
Nome responsável:
Cibele Nogueira
Email:
biblioteca.atendimento@ufgd.edu.br
Telefone:
3410 2519