acessibilidade

Início do conteúdo da página

CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE CAPÍTULO PARA A OBRA COLETIVA


“DIREITOS E FRONTEIRAS PLANETÁRIAS: FEMINISMOS EMERGENTES”

O livro coletivo “DIREITOS E FRONTEIRAS PLANETÁRIAS:
FEMINISMOS EMERGENTES”, organizado pelas professoras doutoras Déborah Silva do Monte, Liana Amin Lima Silva, Thaisa Maira Rodrigues Held e Verônica Maria Bezerra Guimarães, é uma iniciativa conjunta das professoras pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil. O objetivo é reunir trabalhos científicos de pesquisadoras(es) de todos os gêneros e de diferentes regiões do país, bem como outros países, que abordem pesquisas interdisciplinares no campo dos feminismos, percorrendo diferentes áreas do saber e temas, tais como: ecologia, economia, política, antropologia, sociologia, direito, psicologia, saúde, sexualidade, trabalho, violência, raça, classe, interseccionalidade, racismo, colonialismo, (de)colonialidade, direitos coletivos, direitos étnicos, direitos da natureza, corpos e territórios, territorialidades, conflitos socioambientais, fronteiras, migrações, mudanças climáticas, pandemia, entre outros temas, à luz da perspectiva de gênero, direitos das mulheres e LGBTQIA+.

Os conflitos e violências de gênero no contexto da crise planetária da contemporaneidade nos revelam formas outras de resistências políticas que aqui denominamos como "feminismos emergentes". Mulheres e não mulheres, de diferentes raças, etnias e religiões revelam e expressam formas de re-existência local-global pelo futuro da humanidade, a exemplo da participação das mulheres indígenas na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 26); a luta das mulheres Guarani e Kaiowá, Ñandesys e rezadoras no enfrentamento à Covid-19 e pelos direitos de retomada nos tekohas; a luta das mulheres de religião de matriz africana contra intolerância religiosa; das mulheres negras quilombolas contra o racismo ambiental; mulheres refugiadas e migrantes que se deslocam na luta pela sobrevivência e na luta pela vida e existência digna; a luta do movimento LGBT ao denunciar que o Brasil é o país que mais mata pessoas pessoas trans no mundo; entre outras graves situações de violações de direitos humanos que nos convocam para reflexão crítica aprofundada e partilha de pensares-sentires que possam despertar o esperançar.

1. Período e forma de submissão

 
O período de submissão dos capítulos será de 13/12/2021 a 13/03/2022 para o e-mail: feminismosemergentes@gmail.com. Com o envio do capítulo, a/o(s) autor(as/es) declaram expressamente sua concordância dos termos da presente chamada e com a cessão dos direitos autorais da produção para fins da publicação do capítulo de livro, caso seja selecionado.

2. Qualificação das(os/es) autoras(es) e coautoras(es)

Serão aceitas contribuições de pesquisadoras(es) com titulação mínima de mestre(a), preferencialmente. Em caso de doutoranda(o), mestranda(o) e/ou estudante de iniciação científica, poderão submeter trabalhos, desde que em coautoria com professor(a) com titulação de doutor(a), preferencialmente com orientador(a) da iniciação científica, dissertação ou tese.
 

3. Parâmetros metodológicos e editoriais da obra coletiva

 
  • Os capítulos devem abordar assuntos relacionados à temática central da obra e poderão ser escritos e submetidos em português, espanhol e inglês; Em caso de capítulos em língua estrangeira, recomenda-se que os resumos estejam em língua portuguesa. Para todos os casos, também serão aceitos resumos em língua materna indígena.
  • Os capítulos devem conter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as referências, com formato A4 e com as seguintes especificações de margens: direita e inferior: 2,0 cm; esquerda e superior: 3,0 cm;
  • A fonte deve ser Times New Roman, corpo 12 (doze) para o texto e 14 (quatorze) para o título, espaçamento entrelinhas 1,5 cm, com texto justificado, título centralizado e espaço entre título e texto;
  • O capítulo deve ser enviado no formato Microsoft Word (docx ou doc);
  • As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
  • O resumo do capítulo, em conformidade com a ABNT, e a qualificação dos autores devem ser enviados em outro arquivo em formato Word, não devendo esta ser inserida no rodapé da primeira página do capítulo.
  • As citações diretas superiores a 3 (três) linhas deverão obedecer a um recuo de 4 (quatro) cm. As citações diretas de até 3 (três) linhas deverão permanecer no corpo do texto e entre aspas. Notas de rodapé devem ser apenas explicativas. Os autores deverão observar a correspondência das citações nas referências.
  • Os capítulos não deverão conter os números de páginas, pois essa informação será introduzida posteriormente pelas organizadoras para fins de diagramação do livro;
  • A linguagem dos artigos deverá obedecer aos padrões gramaticais da norma culta vigente, apresentar coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas;
  • Cada autor(a) poderá submeter apenas um capítulo, na forma dos itens anteriores, e em arquivo separado sua minibiografia; Ressalvada a coautoria devido à orientação de pesquisa, nesse caso podem ser submetidos no máximo dois capítulos como orientador(a).
  • Serão aceitos trabalhos em coautoria, até no máximo de 4 (quatro) participantes;
  • Os capítulos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: atendimento das especificidades da obra em relação aos recortes dos temas, originalidade, pertinência, atualidade, qualidade da redação, profundidade na abordagem do tema escolhido, além dos critérios estabelecidos nos itens 3.1 a 3.11  deste edital.
  • 13 Todas os critérios estabelecidos neste edital serão avaliados pelas organizadoras da obra coletiva, que poderão recusar o capítulo ou solicitar correções. 

4. Formato da obra coletiva e disposições gerais

 
O livro, em forma eletrônico (e-book) será publicado pela editora Appris, com respectivo ISBN e Conselho Editorial.
O livro será financiado pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, por meio de recurso PROAP/CAPES.
Todavia, as organizadoras poderão viabilizar a publicação impressa, por entenderem a relevância da difusão da obra. Sendo assim, para o livro físico, aqueles(as) que desejarem, contribuirão com o valor dos exemplares impressos da obra.
A administração dos recursos da publicação do livro será de responsabilidade da organização do projeto.
A Comissão Organizadora encaminhará comunicação, por e-mail, para as/os autoras/es do capítulo selecionado.
Casos omissos serão decididos pelas organizadoras da obra coletiva Dourados/MS, 13 de dezembro de 2021.
 
 
Comissão Organizadora
 
Profa. Dra. Déborah Silva do Monte
Profa. Dra. Liana Amin Lima Silva
Profa. Dra. Thaisa Maira Rodrigues Held
Profa. Dra. Verônica Maria Bezerra Guimarães
 
Edital:
CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE CAPÍTULO PARA A OBRA COLETIVA
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos
Nome responsável:
Gustavo de Souza Preussler
Email:
mestradofronteiras@ufgd.edu.br
Telefone:
34102475

  INFORMES

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos - 18/04/2024
DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO - 19.04.2024
  .    

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.