acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
22
2019

UFGD realiza exposição de acervo de cartazes regionais em dezembro

  Atualizada: 22/11/2019
Exemplares fazem parte do catálogo do Centro de Documentação Regional, abrangem a temática dos direitos humanos e dos movimentos sociais e foram veiculados entre 1979 e 1993 em Mato Grosso do Sul e região

 

De 3 a 5 de dezembro, nas dependências da Biblioteca Central da UFGD, acontece a Exposição “Movimentos Sociais e Direitos Humanos, 1979-1993”, idealizada e organizada por meio de uma parceria entre a Biblioteca e o Centro de Documentação Regional (CDR/UFGD).

Com entrada franca e aberta ao público em geral, a exposição reúne parte da coleção de cartazes catalogados pelo CDR, cujo tema especificamente perpassa a causa dos direitos humanos e dos movimentos sociais, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, e em comemoração aos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Todos os cartazes foram produzidos e veiculados em Mato Grosso do Sul e região a partir de 1979 – ano do mais antigo exemplar que compõe o catálogo e fase de implantação do Estado – e compreendem unidades datadas até 1993, época em que o CDR completou dez anos de criação e que marcou, também, uma década do assassinato do líder indígena Marçal de Souza Guarani, paralelamente à instituição do Ano Internacional dos Povos Indígenas no Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o professor Carlos Barros, coordenador do CDR, esta é a primeira exposição realizada com itens do acervo do Centro e cujo tema são os movimentos sociais e os direitos humanos. Atualmente, segundo o docente, mais de mil exemplares de cartazes são conservados pelo CDR, nas temáticas mais diversas: divulgações de festas, eventos científicos, movimentos sociais, atuação governamental, comerciais de empresas, entre outros.


CDR

O Centro de Documentação Regional (CDR) é um laboratório pertencente à Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD. Originado de um projeto elaborado por docentes da UFMS/Campus Dourados no início da década de 1980, o Centro vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais.

Destina-se, prioritariamente, a apoiar as atividades de ensino e pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, dos diversos cursos da FCH. Além disso, atende, também, a pesquisadores docentes e discentes de outras unidades da UFGD, bem como de outras instituições, e ao público interessado em geral.

Quem tiver interesse pode visitar o CDR para conhecer todo o acervo disponível para consulta. O horário de atendimento é, às segundas e quintas-feiras, das 7 às 17h, e às terças e quartas-feiras, das 7 às 18h. O contato pode ser feito pelo telefone (67) 3410-2315 ou pelo e-mail cdr@ufgd.edu.br.


SERVIÇO

Exposição Movimentos Sociais e Direitos Humanos, 1979-1993

Local: Biblioteca Central da UFGD (Unidade 2 – Cidade Universitária)

Data e horário: 3 a 5 de dezembro, das 8 às 21h

Entrada franca
 

Exposição
Exposição acontece entre 3 e 5 de dezembro, nas dependências da Biblioteca Central da UFGD


 




    Fotos