Janeiro

UFGD abre hoje período de inscrições para 15 vagas de Bolsas Cultura

Atualizada: 17/01/2022
Os candidatos podem propor oficinas culturais nas áreas de artes cênicas, artes visuais, canto coral, cinema, cultura popular, culturas tradicionais, dança, Libras, literatura, música, terceira idade e gestão cultural

Bolsas Cultura

Divulgação

Estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) têm de 17 de janeiro a 25 de fevereiro de 2022 para realizar a inscrição na seleção de candidatos a Bolsas Cultura do projeto de extensão Oficinas Culturais, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

O objetivo da seleção é oferecer auxílio financeiro aos alunos incentivando sua participação como bolsistas no processo de criação artística e cultural e, ao mesmo tempo, proporcionar o envolvimento, como público das oficinas, de estudantes, professores, técnicos administrativos e da comunidade externa.

O edital de seleção prevê 15 bolsas no valor de R$ 400 mensais, com vigência de nove meses (abril a dezembro), sendo cinco delas para convocação imediata e 10 para o cadastro de reserva. O bolsista deverá cumprir 12 horas semanais de atividades a serem desempenhadas nas ações de cultura, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas.

Os interessados em concorrer às bolsas não podem ter vínculo empregatício nem receber qualquer tipo de bolsa remunerada, exceto Auxílio Alimentação, Auxílio Permanência, Auxílio Músico ou Bolsa Formador da UFGD.

Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário eletrônico (https://forms.gle/xLSK4YBYzxpWa1NM6) com informações sobre dados pessoais, plano de trabalho e currículo e anexar ao formulário os documentos solicitados em formato PDF. Os anexos são: cronograma de atividades da oficina ofertada; proposta de apresentação artística para o encerramento do projeto Oficinas Culturais, denominado Palco Cultural (previsto no item 10 do edital) e comprovantes de participações em cursos, seminários e em outros eventos artísticos e culturais (como parte do currículo).

Em razão da pandemia de covid-19, será necessário realizar as atividades previstas no plano de trabalho de forma híbrida, especialmente presencial e, caso necessário, de forma remota, de acordo com as instruções normativas sanitárias vigentes no período de execução da bolsa.

Das 15 vagas, 13 Bolsas Cultura são para as áreas de atuação e duas são para Gestão Cultural. O candidato pode propor oficina dentro das seguintes áreas: a) Artes Cênicas: Teatro, Voz, Improvisação, Teatro e Circo, entre outros; b) Artes Visuais: Pintura, Desenho, Histórias em quadrinhos, web, redes sociais, entre outros; c) Canto Coral: Canto, teoria musical, voz, entre outros; d) Cinema: Roteiro, Direção, Cinegrafia, Edição, Animação, entre outros; e) Cultura Popular: Danças populares tradicionais e/ou folclóricas, brincadeiras tradicionais e/ou folclóricas, artesanato, entre outras. f) Culturas Tradicionais; g) Dança: Dança contemporânea, Dança de salão, Balé, Dança-afro, entre outras; h) Libras: básica; i) Literatura: Contação de histórias, Poesia, Formação de mediadores, Leitura e Linguagens, entre outros; j) Música: Musicalização, Violão, Percussão, Teclado, entre outros; k) Terceira Idade: oferecer atividades relacionadas às áreas listadas acima, especificamente para o público da terceira idade. Ou, ainda, os candidatos podem propor atividades de Gestão Cultural para auxiliar nos projetos vinculados à Coordenadoria de Cultura, bem como, auxiliar na produção de conteúdos digitais para divulgação dos mesmos (incluindo diagramação e edição de conteúdos audiovisuais).

Para a seleção dos candidatos, no período de 7 a 11 de março, será feita a análise do plano de trabalho e do currículo artístico/experiência na área pretendida. Entre os critérios estarão a viabilidade do projeto, do cronograma de trabalho e da participação das comunidades interna e externa à UFGD. A divulgação do resultado preliminar será em 16 de março e a reunião com os candidatos aprovados será em 29 de março. A previsão para início das atividades é 1º de abril.

O edital com todas os dados está disponível em: https://editais.ufgd.edu.br/processo/317/PROEX. Outras informações podem ser obtidas junto a Coordenadoria de Cultura/PROEX pelo e-mail: oficinas@ufgd.edu.br .