acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
20
2019

UFGD abre em outubro as inscrições para seleção de 20 cursos de mestrado e doutorado

  Atualizada: 20/09/2019

A partir do dia 7 de outubro, a maior parte dos programas de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estarão com inscrições abertas para quem quiser fazer a seleção das turmas de 2020. A UFGD oferece 24 cursos de mestrado e 11 cursos em nível de doutorado, todos gratuitos. No total, a universidade tem aproximadamente dois mil estudantes de pós-graduação, sendo que todos eles desenvolvem pesquisas em suas áreas de conhecimento.

Cada programa de pós-graduação tem seu próprio regulamento, indicando quais documentos são requisitados para a inscrição, e quais são as formas de avaliação dos candidatos. Em geral, todos programas realizam provas de suficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol), provas de conhecimento específico da área, e avaliação do currículo Lattes. Em algumas seleções há necessidade de o candidato escrever um projeto de pesquisa, e em outros cursos se pede que o candidato apresente e defenda seu currículo e projeto de pesquisa. A maioria dos cursos cobra uma taxa de inscrição para os candidatos da seleção. 

Para saber quais são os documentos exigidos e quais os critérios de avaliação do curso que mais lhe interessa, leia todo o edital de abertura de inscrição do curso o qual você tem interesse. Abaixo segue uma tabela com o link de cada edital.

Formando profissionais e pesquisadores

Os programas de mestrado e doutorado exigem que o estudante realize uma pesquisa. Ao final do curso, o mestrando deve defender uma dissertação frente a uma banca com pelo menos três professores especialistas da área. Para o doutorado é necessário que o concluinte do curso escreva uma tese, na qual apresenta algum tipo conhecimento, produto ou técnica inovadora. Esse trabalho será avaliado por pelo menos cinco professores especialistas da área.

Atualmente, no Brasil, menos de 1% da população entre 25 e 64 anos fez uma pós-graduação em nível de mestrado. Em países de economia desenvolvida, esse número chega a 13% da população na mesma faixa etária.

Os egressos de programas de mestrado e doutorado são profissionais capacitados não apenas para atuar como pesquisadores, mas em qualquer atividade econômica e social, pois além de especializarem-se na sua área de conhecimento, também desenvolvem habilidades de organização, planejamento e execução de atividades e projetos. Em geral, pessoas com qualificação em nível de mestrado e doutorado são profissionais de perfil arrojado e que buscam estudar e implementar inovações no ambiente organizacional em que estão inseridos.

Mestrados e doutorados em rede

A UFGD oferece alguns mestrados e doutorados em parceria com outras instituições. São os cursos: Doutorado em QuímicaMestrado em Biotecnologia e BiodiversidadeMestrado Profissionais em Administração PúblicaMestrado Profissional em Física. Estas pós-graduações realizam seus processos de seleção por meio de editais nacionais, com datas diferenciadas em relação aos mestrados da UFGD.

 

Confira os editais de abertura de inscrição de cada Programa de Pós-graduação da UFGD:
 

  1. Agronegócios

  2. Agronomia

  3. Alimentos, Nutrição e Saúde

  4. Antropologia

  5. Biodiversidade e Meio Ambiente

  6. Ciência e Tecnologia Ambiental

  7. Ciência e Tecnologia de Alimentos

  8. Ciências da Saúde

  9. Educação

  10. Educação e Territorialidade

  11. Engenharia Agrícola

  12. Entomologia e Conservação da Biodiversidade

  13. Fronteiras e Direitos Humanos

  14. Geografia

  15. História

  16. Letras

  17. Psicologia

  18. Química

  19. Sociologia

  20. Zootecnia


    banner mestrado
    Mestrados e doutorados com inscrições abertas.




    Fotos