2021

Protocolos de segurança foram aplicados com sucesso no Vestibular EaD e provas de residência nas áreas de saúde

Atualizada: 15/01/2021
O Vestibular da UFGD acontecerá no dia 7 de fevereiro, com os mesmos protocolos de segurança adotados no último final de semana

No último domingo, dia 10 de janeiro, a UFGD realizou dois processos seletivos diferentes, em 12 municípios do Mato Grosso do Sul. Um dos primeiros cuidados tomados foi garantir um maior espaçamento entre os candidatos na mesma sala de aplicação de prova, para evitar aglomeração. O uso de máscaras foi obrigatório tanto para os candidatos como para os aplicadores das provas. Além das máscaras, as equipes que trabalharam nos processos seletivos também tiveram acesso a máscaras do tipo escudo facial e luvas. Também foi disponibilizado álcool 70% em gel para todas as pessoas.

Alguns protocolos na aplicação de provas sofreram mudanças. Um exemplo: os aplicadores de prova já não pegam na mão o documento  do candidato para conferir a identidade deste, apenas pedem que o próprio candidato se aproxime e mostre o documento. Ainda, os candidatos deverão afastar a máscara momentaneamente para que o aplicador de prova possa identificar se confere com a foto do documento. Antes de assinar a lista de presença, os candidatos devem higienizar a mão com álcool em gel, e usar sua própria caneta.

De acordo com o coordenador do Centro de Seleção da UFGD, Nelson Tsuji Junior, a experiência desse final de semana demonstrou que os protocolos de segurança podem ser aplicados sem dificuldades  pelas equipes de trabalho e para os candidatos. Isso significa que o Processo Seletivo Vestibular, que será realizado dia 7 de fevereiro próximo, deverá transcorrer com tranquilidade, apesar das novas práticas preventivas contra o coronavírus.

Vestibular EAD
No domingo, dia 10, 904 candidatos participaram da prova do Vestibular da Faculdade de Educação à Distância da UFGD. As provas foram aplicadas em 12 cidades de Mato Grosso do Sul onde a UFGD tem convênio para instituir polos presenciais: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Costa Rica, Dourados, Japorã, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Por meio desse vestibular foram oferecidas 700 vagas em quatro cursos desenvolvidos na modalidade a distância: Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Física (Licenciatura) e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Residência em saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) oferece vagas para profissionais da área da saúde cursarem uma pós-graduação com atividades práticas e teóricas, chamada “residência”. Foram oferecidas 18 vagas para profissionais formados em Medicina, 12 para profissionais de Enfermagem, 6 para nutricionistas, 6 para psicólogos e 2 para fisioterapeutas.

Para concorrer às 44 vagas, se inscreveram 333 candidatos. As provas objetivas dos programas de Residência Médica (PSRM-2021) e Residência em Área Profissional da Saúde (PSRAPS-2021) aconteceram no Bloco C, localizado na Unidade 2 da UFGD, em total normalidade.

vestibular 2021
Candidatos no Vestibular EaD 2021 da UFGD