2022

Professores do interior do Maranhão vêm a Dourados cursar doutorado em Educação na UFGD

Atualizada: 11/08/2022
Grupo está se qualificando para ofertar o primeiro programa de mestrado do interior do estado do Maranhão

Nesta semana, 15 servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estão na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participando de atividades relativas ao curso de doutorado em Educação. Eles vêm de Caxias, a terceira maior cidade do interior do Maranhão que, semelhante a Dourados, se destaca como um polo regional, atraindo pessoas que estão buscando oportunidades de emprego e estudo.

Com o objetivo de criar o primeiro curso de mestrado do interior do estado do Maranhão, o diretor de ensino do IFMA campus Caxias, Raimundo Filho, entrou em contato com a UFGD pedindo ajuda para montar uma turma de doutorado. O primeiro contato foi realizado há cerca de quatro anos, e em 2021 foi consolidado o primeiro Programa de Cooperação Interinstitucional (PCI) assinado pela UFGD.

“Nas regiões Norte e Nordeste do país temos escassez na oferta de programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado. Nós, servidores do IFMA, temos a pretensão de ofertar o primeiro curso de mestrado do interior do Maranhão. Para isso, precisávamos de uma equipe de servidores doutores, e iniciamos as negociações com algumas universidades, para que a oferta desse doutorado se desse de maneira interinstitucional. A UFGD aceitou ofertar este curso exclusivo para servidores do IFMA, criou um processo seletivo em que apenas nós pudemos concorrer, visando qualificar 15 servidores do nosso campus”, relata Raimundo.

O diretor de ensino conta que o programa de pós-graduação mais próximo está à 400 quilômetros do município de Caxias e a distância era uma das dificuldades para que os servidores do IFMA pudessem cursar o doutorado. Outra dificuldade seria conceder afastamento a um grande número de servidores. “A gente não teria condições de afastar 15 servidores concomitantemente, para se qualificar. Sem esses servidores, a instituição teria que parar de ofertar aulas”, brinca Raimundo. A parceria com a UFGD permitiu que esses 15 servidores continuassem suas atividades no IFMA, enquanto cursam a pós-graduação.

Para viabilizar as aulas, como os estudos começaram durante a pandemia de covid-19, enquanto vigorava o ensino remoto, parte das disciplinas foram realizadas a distância. Já nesta semana, em Dourados, eles cursaram uma disciplina concentrada e a previsão é de que as próximas disciplinas serão ministradas pelos professores da UFGD no IFMA.

O apoio que a UFGD está oferecendo ao IFMA também repercute no programa de Pós-graduação em Educação, que se abre para as perspectivas e pesquisas dos professores do Maranhão. "A parceria com o IFMA, primeiro PCI da UFGD, representa um avanço na consolidação da excelência do PPGEdu/FAED/UFGD na formação de altos quadros na pesquisa em Educação, sobretudo por ampliar a inserção regional do Doutorado em Educação de Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste para uma dimensão nacional, de uma importante região do interior do Maranhão, em solidariedade com a interiorização da pós-graduação e pesquisa no Nordeste brasileiro", avalia o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD, professor Reinaldo dos Santos.

educação

Doutorandos em Educação, da IFMA na UFGD