acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
20
2021

Prazo para inscrever projetos de Iniciação Científica termina na próxima semana

  Atualizada: 20/04/2021
Professores têm até o dia 29 de abril para inscrever planos de pesquisa visando bolsas

Além do aprendizado prático, seja no laboratório ou no campo, a Iniciação Científica é uma oportunidade diferenciada na formação dos alunos, especialmente para aqueles que desejam ter contato com a pesquisa acadêmica. Na UFGD, os professores pesquisadores que se dispõem a orientar na Iniciação têm até o dia 29 de abril para realizar inscrição do plano de trabalho, pelo Sigproj: http://sigproj.ufrj.br/.
 
Um dos jovens atendidos pelo programa no último ano é Samuel Rodrigues Navarro, estudante do curso de Agronomia e bolsista de Iniciação Científica orientado pelo professor Fernando Miranda. A partir do segundo semestre de 2020, Samuel pôde colaborar com atividades ligadas a projetos de pesquisa de pós-graduandos do mestrado e do doutorado. Uma das pesquisas é sobre os benefícios das folhas de moringa para a digestão de ovinos, e outra é sobre o uso de óleo de copaíba para modular a fermentação no sistema digestivo dos animais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
 
Samuel participa de atividades no campo e no laboratório, sempre com a orientação do professor e com o apoio dos pós-graduandos. “É difícil responder qual atividade que eu mais gosto na pesquisa. Fazemos visitas periódicas nas unidades de fazendas da UFGD, para acompanhar os animais, e gosto do manejo e de ter o contato com eles. Dentro do laboratório também é muito interessante, porque é onde entendemos a complexidade que envolve cada etapa de uma pesquisa científica. Tanto a atividade em laboratório como no campo têm seus pontos positivos”, avalia o bolsista.
 
Uma das experiências que marcou o ano de 2020 para Samuel foi produzir um trabalho científico e apresentá-lo sob avaliação de uma banca de professores pesquisadores, com outros alunos assistindo. “A experiência de produzir e apresentar trabalhos científicos é uma oportunidade de crescimento. A produção de relatórios para prestar contas sobre a bolsa, por exemplo, é uma atividade rigorosa, em que aprendemos a escrever melhor, aprendemos a explicar os procedimentos adotados na pesquisa, desenvolvemos o uso de termos científicos corretos e uma grande atenção para registrar os dados corretamente. Então, a iniciação científica é algo muito bom, eu gosto bastante”, diz Samuel.
 
COMO SE CADASTRAR
 
Para realizar o cadastro do plano de Iniciação Científica, o docente da UFGD deve ser coordenador ou membro de projeto de pesquisa cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP; estar com o Currículo Lattes atualizado; e estar vinculado a grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Preferencialmente, o docente deve ter título de doutor ou expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural.
 
É responsabilidade do professor elaborar um plano de trabalho ao aluno que desenvolverá a pesquisa. O plano de trabalho deve ser aprovado na faculdade onde o docente atua. É responsabilidade da gestão de cada unidade acadêmica enviar para a PROPP a resolução aprovando o plano de trabalho do docente. Sem o plano de trabalho devidamente inscrito e aprovado, o Comitê Institucional de Iniciação Científica não pode aprovar a proposta.
 
Após a homologação das bolsas, em agosto, caberá ao docente indicar um aluno da graduação que tenha perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades de pesquisa, atentando-se para os princípios éticos e evitando conflitos de interesse.
 
As inscrições dos planos de trabalhos deverão ser realizadas até 29 de abril de 2021, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC), no seguinte endereço eletrônico: http://sigproj.ufrj.br/. Para quem não tem familiaridade com o procedimento, a PROPP disponibiliza um manual na página da Iniciação Científica no Portal da UFGD.
 
EDITAIS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2003-2021%20-%20PIBITI.pdf
 
Programa Institucional de Iniciação Científica em Ações Afirmativas: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2002-2021%20-%20PIBIC-AF.pdf
 
Programa Institucional de Iniciação Científica: 
https://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/INICIACAO-CIENTIFICA-PROPP/Edital%2001-2021%20-%20PIBIC.pdf


Jornalismo ACS/UFGD



    Fotos