Outubro
2018

​Ouvidoria do HU-UFGD inicia segundo ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários na próxima semana

Atualizada: 19/10/2018
A iniciativa avalia a opinião dos cidadãos visando melhorias no atendimento

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) inicia na próxima segunda-feira (22), o segundo ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários em 2018. A consulta, que é feita no primeiro e no segundo semestres, é um dos meios de os cidadãos que fazem uso do hospital participarem da avaliação dos serviços prestados.

As entrevistas com os participantes ficam a cargo da Ouvidoria, por seu caráter pedagógico, instrumental e estratégico dentro da instituição. Serão consultados usuários nas áreas de internação e ambulatorial usando o formato de amostragem por proporções. Assim, no HU-UFGD serão entrevistados 622 usuários, sendo 356 de atendimentos ambulatoriais e 266 pacientes internados.

A pesquisa avalia o tempo de espera, a estrutura e o atendimento, visando contribuir para a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, além de cumprir a Lei 13.460/2017 e o Decreto 9.094/2017, que asseguram a participação do cidadão na avaliação dos serviços realizados pelos órgãos públicos federais.

Já é o quinto ano em que a instituição aplica a consulta e neste segundo ciclo, ela vai até o dia 7 de dezembro. Após a tabulação das entrevistas, o relatório com os índices apurados são publicados na página da Ouvidoria: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufgd/superintendencia/ouvidoria/relatorios.

A iniciativa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob sua gestão, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A medida será aplicada simultaneamente em todos os hospitais (HU, HC ou Maternidade) cuja gestão é de responsabilidade da empresa.
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, e que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

No HU-UFGD, mais informações sobre a Pesquisa podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3001.

Fonte: Unidade de Comunicação HU-UFGD