2019

Inscrições prorrogadas para os vestibulares de Letras-Libras e da Licenciatura em Educação do Campo

Atualizada: 15/10/2019
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) prorrogou, para até às 17h de 25 de outubro, as inscrições para os interessados em entrar nos cursos de Letras-Libras (Licenciatura) e Licenciatura em Educação do Campo (Leduc). Mesmo com a prorrogação, as provas serão realizadas na mesma data, 24 de novembro.

Cada curso possui um vestibular específico, com páginas próprias onde os candidatos podem conferir todos os detalhes para participar da seleção. O Letras-Libras (Licenciatura) está com 30 vagas, é ofertado na modalidade de educação a distância e as informações estão publicadas em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020. Já a Licenciatura em Educação do Campo abriu 60 vagas, acontece com aulas no sistema de alternância entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade e todos os procedimentos podem ser consultados no site: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/psleduc2020.

As pessoas surdas têm prioridade para passar no Letras-Libras, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e a outra metade será reservada para estudantes de escola pública. Dentro das vagas reservadas para estudantes de escola pública há, ainda, cotas para alunos cuja renda familiar é inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita; e também cotas para pretos, pardos e indígenas.

Os professores que atuam em escolas do campo tem preferência para a Licenciatura em Educação do Campo. As vagas remanescentes serão distribuídas, nessa ordem, para funcionários, efetivos ou não, que atuem nessas escolas, populações do campo e demais candidatos. De acordo com o edital, são considerados como população do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo as comunidades indígenas.

LETRAS-LIBRAS

As inscrições custam R$ 100,00 e as provas serão realizadas exclusivamente na cidade de Dourados, nos locais indicados na confirmação da inscrição (Área Restrita do Candidato). A prova de redação e a prova objetiva acontecerão das 14h às 18h.

Os candidatos surdos que tiverem alguma dúvida sobre o Vestibular, podem recorrer ao atendimento especializado na Faculdade de Educação a Distância (EaD/UFGD) situada na Rua Benjamin Constant, n.º 685, Jardim América – Dourados/MS, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. O edital acessível em Libras está publicado em https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2020/edital-acessivel

As informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 405, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.libras@ufgd.edu.br.

Confira o convite feito em Libras pela coordenadora do curso Ana Paula Oliveira e Fernandes por meio do programa Giro UFGD:

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Todos os candidatos que estiverem inscritos no Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo da UFGD estão isentos do pagamento da taxa para participar do processo seletivo. As provas serão aplicadas nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí e Sidrolândia, nos períodos matutino (prova de redação) e vespertino (prova objetiva). São 30 vagas para habilitação em Ciências da Natureza e 30 vagas para habilitação em Ciências Humanas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Centro de Seleção, pelo telefone (67) 3410-2840. Já as dúvidas sobre a Licenciatura podem ser encaminhadas para a secretaria do curso, pelo telefone (67) 3410-2620.

Você pode saber um pouco mais sobre esse vestibular assistindo ao programa Giro UFGD:

IMAGENS:

vestibular

O curso da Leduc funciona em sistema de alternância entre o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade

Formatura do curso de Letras-Libras em abril de 2018

Formatura do curso de Letras-Libras em abril de 2018